Resumo

Sintomas de tímpano perfurado


O sinal mais comum de um tímpano perfurado é a dor ou plenitude auricular. No entanto, você também pode romper o tímpano sem saber devido à falta de sintomas perceptíveis. Outras indicações de um tímpano perfurado incluem:

  • Perda auditiva súbita
  • Zumbido
  • Coceira no ouvido
  • Secreção no ouvido
  • Temperatura alta

Os sintomas normalmente passam logo que o tímpano é curado e qualquer infecção desaparece. Entre em contato com seu médico se isso não acontecer ou se a condição ficar pior.

Causas de um tímpano perfurado

Existem muitos motivos pelos quais o tímpano pode ser perfurado. Desde o acúmulo de líquidos a objetos estranhos, os tímpanos podem romper-se com uma pequena mudança no ambiente. É essencial que você cuide bem de seus ouvidos e procure não mexer neles com muita violência. Quer se trate de diminuir o uso de cotonetes na limpeza do ouvido em casa ou de limitar a exposição a ruídos altos, cada medida de precaução ajuda a melhorar a saúde auditiva.
As causas comuns de um tímpano perfurado incluem: Apenas um exame médico descartará qualquer problema relacionado a um tímpano rompido. Você deve fazer um exame médico o mais rápido possível, para que não seja necessário um tratamento para sintomas persistentes e crescentes.

Como tratar um tímpano perfurado?

Qualquer rasgo ou orifício no tímpano deve ser examinado imediatamente. O tratamento eficaz de um tímpano perfurado depende dos seguintes pontos de ação:

  • Diagnóstico: O primeiro passo para qualquer plano de tratamento bem-sucedido é o diagnóstico. Com um instrumento de aumento conhecido como otoscópio, o médico consegue identificar quaisquer rasgos ou orifícios no tímpano. Para determinar o tamanho da ruptura ou as possíveis causas, também pode ser verificada a qualidade geral da sua audição.

  • Tratamento: Como os tímpanos perfurados costumam melhorar sozinhos após algumas semanas, nem sempre é necessário um tratamento. Ainda assim, consultar o seu médico ajudará a determinar a causa e permitirá qualquer tratamento que possa ser necessário.

  • Podem ser prescritos antibióticos para ajudar a limpar uma infecção de ouvido existente, bem como para prevenir o seu desenvolvimento.
  • À medida que o seu tímpano continua a sarar, os analgésicos vendidos sem prescrição médica ou uma compressa quente no ouvido afetado podem ajudar.
  • Os sintomas devem melhorar após algumas semanas, caso contrário, retorne ao seu médico para ser encaminhado a um especialista. Pode ser necessário remendar o tímpano ou avaliar se é melhor uma cirurgia.
  • Evite nadar, molhar o ouvido e tentar limpá-lo também.
  • Prevenção: Consultar o seu médico para o tratamento de doenças como as infecções de ouvido ajudará a reduzir o risco de rompimento do tímpano. Ao mesmo tempo, ao limpar os ouvidos, evite introduzir qualquer coisa neles, inclusive cotonetes. Como regra, não insira nada menor do que o seu cotovelo no ouvido. E se algo ficar preso nele, procure assistência médica em vez de tentar removê-lo sozinho.
Ao seguir esses simples passos, tenha certeza de que você está recebendo o tratamento certo para o tímpano perfurado ou até mesmo evitando uma ruptura por completo.
 

Perguntas frequentes


Qual é o tempo médio de cicatrização de um tímpano perfurado?

O tempo de cicatrização de um tímpano varia de paciente para paciente. Porém, normalmente, os sintomas diminuem após algumas semanas, e a membrana se recupera sozinha.
 
A perfuração de um tímpano é uma emergência?

Na maioria das vezes, os tímpanos perfurados não são uma emergência e, se os sintomas não forem muito graves, é possível deixar que se cure por conta própria. Embora, se a ruptura for secundária e sair sangue do ouvido, isso poderá indicar uma fratura de crânio, e você precisará fazer um exame médico urgente.

Um tímpano perfurado pode causar perda auditiva permanente?

Você vai gostar de saber que a maior parte das perdas auditivas devido a um tímpano perfurado é geralmente temporária e não deve afetar a saúde auditiva a longo prazo. Apenas certifique-se de receber tratamento médico quanto antes se os sintomas forem particularmente graves.