Visão geral

Quais são os principais tipos de infecções de ouvido?

Otite externa

Há dois principais tipos de infecções de ouvido. A primeira é chamada infecção do ouvido externo, também chamada otite externa. Ela afeta o cana auditivo, que vai da abertura do ouvido até o tímpano. A infecção do ouvido externo ocorre quando a água penetra no canal auditivo e lá permanece presa pelo acúmulo de cera, o que cria um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. O corpo responde à infecção com inflamação, dor, vermelhidão e às vezes febre.
 

Otite média

O segundo tipo vem a ser a infecção do ouvido médio ou otite média. Ela ocorre quando vírus ou bactérias causa infecção no ouvido médio. A condição é resultado do entupimento dos tubos dentro do ouvido com muco e fluido. As infecções do ouvido médio podem ser atrozes e muitas vezes são acompanhadas de febre alta, dificuldade de audição, náusea e vômito. O acúmulo de fluido pode levar à perda auditiva, além de o fluido do ouvido também evitar que o som passe.

Este tipo de infecção do ouvido é muito mais comum, especialmente em crianças muito pequenas e bebês. Quando bebês e as crianças pequenas puxam ou batem em seus ouvidos, é perfeitamente possível que estejam sofrendo de uma infecção nos ouvidos. A maior parte das infecções de ouvido estão relacionadas a um infecção das vias respiratórias superiores e a alergias. Crê-se que 40% dos casos são causados por bactérias e o restante por um vírus.

Quantos tipos de otites médias existem?

Há quatro tipos principais de otites médias:
  • otite média aguda
  • otite média recorrente
  • otite média com efusão (OME)
  • otite média crônica com efusão

A otite média aguda ocorre rapidamente, sendo caracterizada por inchamento e vermelhidão na orelha atrás e em torno do tímpano. Dor de ouvido, febre, perda auditiva total ou parcial ocorre com frequência como resultado de fluido ou muco retido no ouvido médio. Episódios repetidos de infecções no ouvido médio são chamadas de otite média aguda. Otite média com efusão (OME) vem a ser a presença de fluido no ouvido médio sem qualquer sinal ou sintoma de infecção aguda. Isso pode acontecer quando a infecção desaparece, mas o muco e o líquido continuam a se acumular no ouvido médio. Esse acúmulo cria uma sensação de ouvido tapado, reduzindo sua habilidade de ouvir com clareza. As OMEs normalmente se resolvem por si mesmas. A OME é considerada crônica quando a efusão do ouvido médio permanece por pelo menos três meses.

Outros sintomas de infecções do ouvido médio

Estes são alguns dos principais sintomas da otite média. Nem todos eles precisam estar presentes para um diagnóstico de infecção do ouvido.
  • Dor de ouvido, muitas vezes latejante
  • Febre
  • Pressão ou a sensação de o ouvido estar entupido
  • Pus na orelha
  • Dificuldade auditiva no ouvido afetado
  • Náusea e vômito

Por que as crianças sofrem de otite média com tanta frequência?

Uma das razões pelas quais os bebês e crianças pequenas sofrem de otite média com tanta frequência diz respeito à trompa de Eustáquio. Como a trompa de Eustáquio é mais horizontal em crianças do que em adultos, ela impede que o fluido flua perfeitamente. Quando ela não funciona adequadamente, o muco não pode ser drenado por detrás do tímpano. Em vez disso, fica retido e causa dor e pressão. Essa situação com frequência resulta em infecção. À medida que as crianças crescem, o tubo de Eustáquio torna-se mais vertical e começa a drenar melhor os fluidos.

Como evitar a otite média?

A chave para evitar a otite média é limitar a acumulação de fluido. Uma pode desempenhar um papel crucial na redução dos riscos. Alérgenos alimentares, como o leite de vaca e o açúcar, resultam em excesso de muco e líquido. A eliminação desses alimentos da dieta pode ser incrivelmente útil

A redução da exposição a alérgenos ambientais, como o fumo passivo, é também fundamental. A fumaça de cigarro cria um ambiente que permite a proliferação de bactérias e de vírus.

Diagnóstico e tratamento

É importante levar a sério todas as infecções e dores de ouvido. Um pediatra ou otorrinolaringologista é a pessoa mais qualificado para fazer o diagnóstico da otite média. Eles têm os instrumentos adequados para examinar dentro do ouvido. Se você tiver uma infecção aguda no ouvido médio, seu tímpano ficará muito vermelho. Se houver pus no ouvido interno como resultado da infecção, o tímpano inchará ligeiramente para a frente. Esse inchaço representa um risco crescente de perfuração do tímpano.

Para proteger o tímpano da ruptura e acelerar o processo de cicatrização, o médico pode prescrever medicamentos. Podem-se recomendar gotas otológicas de venda livre ou sujeito a prescrição médica.** Enquanto a fase inflamatória aguda dura cerca de dois a três dias, todo o processo de cicatrização leva aproximadamente duas a quatro semanas. Medicamentos, quando prescritos adequadamente, podem reduzir a duração da infecção.
Por medida de segurança, não deixe de visitar seu otorrinolaringologista se tiver dor de ouvido ou perda de audição. Esteja especialmente atento a sinais de infecções do ouvido médio em bebês e crianças pequenas, que muitas vezes puxam os ouvidos quando sofrem de dor de ouvido e consulte um médico o mais rapidamente possível.

Como uma grande percentagem das otites médias tem origem viral, as terapias antibióticas nem sempre são o tratamento adequado. O seu médico pode verificar se a probabilidade de infecção bacteriana ou viral é maior com base em seus sintomas. É possível aliviar os sintomas da infecção do ouvido médio com remédios caseiros.

Remédios caseiros para a otite média

Há diversas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar os sintomas relacionados a uma infecção do ouvido médio. Aumentar a ingestão de água é um passo importante para ajudar o corpo a debelar a infecção. Você deve beber bastante água para ajudar a eliminar as bactérias e vírus do corpo.

Os remédios caseiros seguintes podem ser usados para aliviar a dor, mas você não deve jamais demorar a buscar auxílio médico se a febre não baixar ou se o ouvido continuar a doer. Lembre-se de que, apesar de os remédios caseiros poderem ser muito úteis, eles não substituem uma consulta médica.

Emplastro de cebola

Apesar de um emplastro de cebola causa um pouco de sujeira, esse antigo remédio é útil para aliviar a dor de ouvido. A seguir apresentamos as etapas para fazê-lo caso queira tentar:
  • 1ª etapa Corte uma cebola.
  • 2ª etapa Cozinhe a cebola em fogo brando picada em 1/4 de xícara de água por alguns minutos. Mexa de vez em quando para evitar que se queime.
  • 3ª etapa Envolva a cebola cozida em várias camadas de gaze ou de algum outro tipo de pano fino e macio.
  • 4ª etapa Resfrie a mistura, mas apenas o suficiente para não queimar a pele.
  • 5ª etapa Coloque o emplastro no ouvido por pelo menos cinco minutos.
  • 6ª etapa Você pode reaquecer a emplastro diversas vezes e reaplicar conforme necessário.
  • 7ª etapa Repita esse processo até aliviar a dor.

Dieta

A dieta desempenha um papel fundamental para ajudar a aliviar os sintomas da otite média. Siga as sugestões dietéticas seguintes para ajudar a aliviar a dor e prevenir infecções recorrentes. Para obter resultados ótimos, você pode precisar fazer alterações drásticas na dieta de seu filho

Alimentos recomendados

Você pode ajudar seu corpo a eliminar a infecção do ouvido médio fortalecendo seu sistema imunológico
  • Siga uma dieta saudável centrada em torno de frutas frescas, vegetais, grãos integrais e proteína de alta qualidade: isso irá tornar o seu sistema imunológico mais forte.
  • Beba muita água limpa e de qualidade para diluir as secreções de muco.
  • Os ácidos graxos essenciais, encontrados em peixes de água fria, sementes de linhaça e óleo de linhaça, são úteis na redução da inflamação ou das alergias que estão muitas vezes presentes.
  • Sob a supervisão do seu médico, troque o leite das mamadeiras dos bebês por uma fórmula que não use leite.
  • As mães que amamentam devem evitar os alérgenos comuns, como o leite de vaca.

Outras recomendações

  • Não dê mamadeira enquanto as crianças estiverem deitadas de costas. Elas devem ficar em um ângulo de trinta graus ou superior para evitar o acúmulo de fluido na tuba auditiva.
  • Não fume ou exponha a si mesmo ou seu filho ao fumo passivo.
  • Evite usar cotonetes, pois eles ajudam a acumular cera no canal auditivo.
  • Durante uma infecção, não permita umidade em seus ouvidos.
  • Para diminuir a dor, aplique calor localmente. Experimente uma garrafa de água quente envolta em uma toalha ou sopre o ouvido afetado com um secador de cabelo.

Complicações

Se a infecção no ouvido médio ocorrer com frequência, pode ter consequências graves. A formação de tecido de cicatrização no tímpano é uma dessas complicações. O tecido cicatricial pode resultar em dificuldade auditiva e eventualmente ao rompimento dos tímpanos. Se os minúsculos ossos da orelha - os ossículos do ouvido interno - estiverem danificados ou deformados, isso pode causar perda auditiva.

O elevado potencial de complicações faz com que o diagnóstico por um médico seja fundamental. Nunca ignore dor de ouvido ou perda de audição e consulte imediatamente um especialista em ouvidos, nariz e garganta.

Você tem perguntas ou preocupações sobre perda auditiva?

Teste sua audição em um Centro Auditivo.