Jogos da memória para a terceira idade

O que é capacidade cognitiva?

A capacidade cognitiva é uma “ferramenta” presente no cérebro humano que permite assimilar ideias, compreender conceitos, manter relacionamentos com as outras pessoas e fazer parte do mundo. Em outras palavras, ter capacidade cognitiva é ser capaz de somar conhecimentos e compreendê-los por meio da percepção dos 5 sentidos.

Ela começa a se desenvolver durante os primeiros anos de vida. Essa fase é decisiva para determinar como será o relacionamento de cada pessoa com o mundo. Embora a capacidade cognitiva nos permita desenvolver uma série de habilidades, ela não dura para sempre e, assim como nós, também envelhece.

Por que ela diminui na terceira idade?

O envelhecimento traz uma série de mudanças nas funções do cérebro. Uma das mais comuns é a diminuição na velocidade em que se processa informações. A terceira idade também vem acompanhada de diversas mudanças comportamentais na vida da pessoa, como a aposentadoria, o distanciamento de alguns familiares, uma rotina sem esforço físico e outras situações típicas.

A capacidade cognitiva das pessoas atinge seu pico aos 30 anos e se mantém estável até os 50. Apesar de não existir uma regra exata para todos os seres humanos, estima-se que, após os 50, a forma como você processa informações torna-se mais lenta.

Apesar de se tratar de um processo natural, as mudanças comportamentais e nas funções do cérebro funcionam como combustível para acelerar os seguintes processos:
  • diminuição da capacidade de compreensão;
  • redução da capacidade de raciocínio;
  • dificuldade para executar tarefas simples;
  • perda de memória;
  • perda de atenção.
É importante ressaltar que essa dificuldade é algo natural do processo de envelhecimento do corpo e não quer dizer que existe uma doença mais preocupante causando esses problemas. Porém, quando o declínio cognitivo começa a acelerar mais que o normal, é possível que se desenvolvam doenças como o Alzheimer.

O ideal é oferecer acompanhamento médico para as pessoas da terceira idade, realizar exames periódicos e manter a atenção em comportamentos atípicos. Assim, fica mais fácil proporcionar um envelhecimento saudável.

Como os jogos da memória para a terceira idade podem ajudar?

O cérebro humano funciona como um músculo. Sendo assim, precisa ser exercitado para se manter estimulado a raciocinar, independentemente da idade da pessoa. As barreiras que o corpo encontra na terceira idade favorecem o atrofiamento do músculo. Então, o segredo para mantê-lo funcionando é procurar formas de exercitá-lo.

Os jogos de memória são armas simples e muito poderosas para combater o problema porque estimulam a capacidade de raciocinar, de memorizar e guardar informações. Veja alguns jogos que ajudam a manter a memória dos idosos em forma.


Jogo dos 7 erros

Esse jogo é muito conhecido, principalmente entre as crianças, mas considerado um dos mais eficientes para estimular o cérebro das pessoas da terceira idade. É preciso ativar a capacidade de percepção e análise ao olhar duas imagens que parecem iguais, a fim de identificar os erros escondidos em pequenos detalhes. Existem versões eletrônicas do jogo dos 7 erros, assim como é possível imprimir desenhos disponíveis na internet.


Palavras cruzadas

As palavras cruzadas são velhas conhecidas das pessoas da terceira idade. O que a maioria dos idosos não sabe é que esse hobby é mais benéfico para a memória do que eles imaginam. Ele é ótimo porque estimula o cérebro a procurar palavras que muitas vezes são desconhecidas. Esse estímulo funciona como a alimentação, que faz com que o cérebro queira se nutrir cada vez mais. As palavras cruzadas são facilmente encontradas em sua forma tradicional, nas revistas das bancas ou em versão eletrônica.


Cartas e dominó

Os jogos de carta, assim como o dominó, exigem a criação de uma estratégia para vencer. Isso estimula a concentração, o raciocínio e, consequentemente, a memória. Além dessas vantagens, esse tipo de jogo ainda promove o convívio social, já que para brincar é preciso de um grupo de pessoas.


Jogo da memória

Esse jogo pode ser jogado sozinho, mas fica muito mais divertido quando existe um parceiro para competir. O objetivo é procurar figuras iguais que ficam espalhadas e sempre ocupam o mesmo lugar na mesa. Isso obriga o cérebro a gravar informações para que seja possível vencer o jogo, além de estimular a competitividade.

Como incentivar o idoso a participar?

Por mais benéficos que esses jogos possam ser, sabemos que nem sempre é fácil convencer uma pessoa da terceira idade a participar desse tipo de atividade. Para isso, é importante analisar se existe uma limitação mais acentuada que faz com que o idoso sinta-se envergonhado ou limitado ao jogar um jogo. Um dos motivos mais comuns é a perda de audição, que faz com que a pessoa comece a evitar a interação.

Para isso, é importante buscar tratamentos adequados, como o uso de aparelho auditivo, que permite a recuperação da audição e a inclusão dessa pessoa nos grupos sociais.

Outra forma de manter o idoso interessado é tornar esse momento especial, divertido e estimulante. Para isso, inclua outras pessoas da família e proporcione um ambiente agradável. Também não faça críticas duras quanto ao desempenho e evite tentar responder pelo idoso.

Muitas pessoas não conhecem a importância dos jogos de memória para a terceira idade, mas a eficácia deles é real e ajuda milhares de pessoas a ter um envelhecimento mais saudável.

O melhor de tudo é que trata-se de uma solução completamente acessível para qualquer pessoa, tanto financeiramente quanto pela prática e forma de aplicar. Por isso, não deixe de investir em jogos da memória para a terceira idade e torne o envelhecimento de quem você ama muito melhor!

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva ? Dê o 1o passo, agende uma demonstração gratuita com aparelhos auditivos e sinta a diferença.