Primeiramente, o
fonoaudiólogo fará algumas perguntas sobre a sua situação pessoal. Perguntas como: como começou a perceber que estava com alguma dificuldade auditiva? Se você está exposto a
volumes extremos em seu trabalho? As suas respostas permitirão uma primeira avaliação. O teste é então realizado em condições de "laboratório e não em condições reais". Na vida cotidiana, a sua audição é exposta a pressões completamente diferentes. Estas estão incluídas na avaliação do teste.
De forma geral, o teste auditivo ocorre em uma sala com isolamento acústico ou em uma cabine à prova de som. São apresentados diferentes sons para serem ouvidos em diferentes frequências através dos fones de ouvido. Estes sons cobrem a faixa de frequência de 125 a 8000 hertz – ou seja, de muito baixa a muito alta. Estes sons passam individualmente em cada ouvido e começam em um baixo volume – na faixa de frequência inaudível – e aumentam lentamente. Dê um sinal assim que ouvir o som pela primeira vez. Geralmente, é utilizado um botão ou uma tecla para o efeito.
Após a realização do teste com os fones de ouvido, poderá ser realizado o mesmo teste novamente, através da vibração dos ossos do crânio.