Neste artigo

O que é o ouvido de nadador?

Também conhecido como otite externa, o ouvido de nadador é normalmente uma infecção bacteriana que atinge a pele do canal auditivo externo.

Nas formas aguda e crônica, a principal causa do ouvido de nadador é a exposição excessiva à água. Um grande fator de risco para o desenvolvimento do ouvido de nadador é a água presa dentro do ouvido.

Além disso, inserir cotonetes no canal auditivo com regularidade para limpar o ouvido em casa também pode causar infecção no ouvido externo.

v

A principal causa dos estalos no ouvido é a mudança na pressão do ar. Esses estalos ocorrem por vários motivos: desde a mudança frequente de altitude dos aviões até a entrada de um trem em um túnel, comprimindo assim o ar.

Resfriados, alergias, sinusites e até o aumento das adenoides também podem causar estalos excessivos nos ouvidos por uma disfunção da tuba auditiva. Quem sofre de disfunção da tuba auditiva é desencorajado a voar ou, pelo menos, deve usar medicamentos de venda livre para ajudar a eliminar esses sintomas, para que eles não se agravem durante o voo.

Causas do ouvido de nadador

Como já mencionado, o ouvido de nadador geralmente é causado pela água presa no canal auditivo, o que gera uma infecção. A infecção pode ocorrer na presença de água, seja ao nadar ou mergulhar, ao tomar banho de chuveiro ou banheira ou ao estar em condições de umidade.

Também pode ser causado por objetos estranhos no canal auditivo, como cotonetes, que arranham a pele do canal auditivo e permitem a entrada e o crescimento de bactérias ou reações alérgicas a joias.

Tratamento do ouvido de nadador

Com um diagnóstico confirmado de ouvido de nadador, o médico ou profissional de saúde auditiva recomendará opções de tratamento para o seu caso. Estas incluem:
  • Gotas otológicas: Como contêm medicamentos que não apenas ajudam a limpar a infecção, mas também reduzem o inchaço, as gotas costumam ser a escolha dos médicos para o tratamento do ouvido de nadador. Aplique algumas vezes ao dia por vários dias até terminar o frasco, mesmo que os sintomas já tenham diminuído.
  • Procedimentos médicos: Se os sintomas forem muito graves, o médico pode precisar limpar os ouvidos ou examinar melhor o ouvido antes de recomendar um tratamento eficaz. A cirurgia geralmente não é necessária, mas pode ser necessária uma internação hospitalar.
  • Soluções caseiras: Enquanto aguarda o efeito das gotas ou os resultados da intervenção médica, o uso de paracetamol ou ibuprofeno ajuda a aliviar a dor no ouvido de nadador. Evite também usar fones de ouvido ou aparelhos auditivos durante a recuperação e mantenha os ouvidos secos. Além disso, durante esse período, reduza o uso de xampu e qualquer outra coisa que possa irritar o ouvido externo.
Lembre-se: se os sintomas persistirem, mesmo usando os remédios acima, fale com seu médico para elaborar um plano de tratamento mais forte.

Prévention de l’otite du nageur

Pour prévenir l’otite du nageur et éviter que l’eau ne soit piégée dans votre oreille, plusieurs mesures s’imposent. Cela peut nécessiter de :
  • Porter des bouchons d’oreille pendant la baignade
  • Ne pas entrer dans des eaux dont la propreté est incertaine, par exemple des rivières ou des lacs
  • Basculer la tête sur le côté après la baignade pour évacuer l’excès d’eau
  • Sécher l’extérieur de vos oreilles après chaque bain, douche et séance de natation
  • Ne jamais enlever le cérumen avec un coton-tige, les doigts, une épingle à cheveux, etc.
En suivant ces quelques conseils, vous mettrez tout en place pour éviter de contracter l’otite du nageur et de ressentir ses effets négatifs.

Foire aux questions

Combien de temps dure l’otite du nageur sans traitement ?

Bien que l’otite du nageur disparaisse généralement d’elle-même sans traitement au cours de plusieurs semaines, une rapide intervention médicale mettra fin aux symptômes désagréables et minimisera le risque d’apparition de complications supplémentaires. Assurez-vous de consulter votre médecin généraliste dès que possible pour déterminer la meilleure façon de traiter votre otite du nageur.

Peut-on nager avec l’otite du nageur ?

Évitez de vous baigner lorsque vous luttez contre les symptômes de l’otite du nageur. Retourner en piscine avant d’être complètement guéri pourrait aggraver le problème.

 
Pourquoi l’otite du nageur est-elle si douloureuse ?

Le craquement de l’oreille correspond simplement à l’équilibrage de la pression de l’air entre l’extérieur et l’intérieur de votre oreille moyenne. Cependant, ces craquements peuvent être désagréables dans certains cas et doivent être examinés s’ils sont accompagnés d’autres symptômes plus graves.
Même si l’otite du nageur est rarement grave, elle peut être très douloureuse. Tous les groupes d’âge sont susceptibles d’en souffrir. Si des symptômes se manifestent, nous vous conseillons de faire examiner votre oreille par un de nos audioprothésistes qualifiés afin de rechercher tout signe d’infection externe.

Présentez-vous des symptômes de l’otite du nageur ? Nous vous suggérons de prendre rendez-vous avec AuditionSanté pour évoquer vos inquiétudes.