Hiperacusia - sensibilidade ao som

Sons comuns causam desconforto

Não precisa ser nada de outro mundo para incomodar: latidos de cachorros, o aspirador de pó, uma criança chorando, toques de telefone e até risos podem causar uma aflição que chega a ser dolorosa.

No entanto é bom não confundir com misofonia. Enquanto na hiperacusia existe a sensibilidade a sons corriqueiros, na misofonia a intolerância acontece com ruídos muito específicos e, normalmente, repetitivos como o tic-tac do relógio, sons do teclado, uma torneira pingando e até a mastigação.

Protetores auriculares pioram o problema

Na verdade, o silêncio faz com que o sistema auditivo amplifique ainda mais os ruídos. Portanto, em vez de minimizar a sensibilidade, o uso de protetores auriculares pode aumentar a intensidade dos sons e gerar um incômodo ainda maior.

Além disso, é comum que as pessoas que sofrem com essa condição se isolem a fim de evitar os barulhos desagradáveis. Contudo, à medida que elas reduzem os estímulos sonoros, a tendência é que a sensibilidade cresça cada vez mais.

Quem tem sensibilidade ao som não escuta melhor

Quem sofre com a hiperacusia não tem uma “super audição”, nem ouve melhor que as pessoas que não têm nenhum distúrbio auditivo. A audição desse indivíduo pode ser normal. O que diferencia é o nível de tolerância aos sons.

Pessoas comuns suportam até 90 decibéis sem se incomodar — como um secador de cabelo ou liquidificador. Quem tem sensibilidade ao som padece com volumes inferiores a esse. Uma conversa em tom natural, por exemplo, tem cerca de 60dB e pode perturbar pessoas hipersensíveis.

Pode estar associada ao zumbido no ouvido

O zumbido é uma espécie de ilusão sonora em que a pessoa tem a sensação de estar ouvindo um chiado constante. Vários fatores podem causar o surgimento desse som interno, como exposição a barulhos intensos, envelhecimento, diabetes, infecções de ouvido, traumas auditivos, entre outros.

A hiperacusia é uma das complicações do zumbido. Isso porque o som contínuo pode desencadear uma intolerância extrema e deixar o ouvido cada vez mais sensível.

Terapia sonora durante o sono é uma forma de tratamento

Não há medicamentos ou cirurgias que podem curar a hiperacusia. Todavia existem recursos terapêuticos com o objetivo de eliminar o desconforto e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a condição. A terapia sonora durante o sono é um dos tratamentos.

O cérebro nunca desliga. Por isso, é possível aproveitar a hora de dormir para introduzir uma terapia dessensibilizante com ruído branco. Funciona assim: a pessoa é exposta a um som agradável bem baixo durante o sono, sem fone de ouvido, pois o objetivo é justamente misturá-lo aos demais ruídos do ambiente.

Durante o sono, o cérebro aprende que aquele barulho, naquela intensidade, não é agressivo. Aos poucos, é necessário aumentar a potência até o volume não incomodar mais.

Em suma, a hiperacusia é a sensibilidade ao som. Se você se identificou com as situações relatadas neste artigo, procure um especialista para diagnosticar e dar início ao tratamento da doença. Assim, é possível amenizar o transtorno e levar uma vida normal.