0800 011 1000
Loja Online
Compre online pilhas, acessórios, desumidificadores e muito mais!

Os aparelhos auditivos são cada vez mais pequenos e oferecem um desempenho cada vez maior, independentemente de funcionarem com baterias normais ou baterias recarregáveis. Enquanto as baterias recarregáveis podem ser carregadas regularmente, já as baterias necessitam de ser substituídas no seu aparelho auditivo. Geralmente, convém ter em atenção os seguintes aspectos das baterias: o tipo, o desempenho, o fabricante, a vida útil, a qualidade e a capacidade. Procuramos aqui reunir as informações mais relevantes sobre este assunto para que a compra e a substituição da bateria sejam o mais simples possível e você possa desfrutar ao máximo do seu aparelho.

Como funcionam as baterias para aparelhos auditivos?

Antigamente, as baterias mais usuais eram as de mercúrio e de zinco. Nos últimos anos, começaram a usar-se as baterias de zinco-air por serem mais ecológicas e proporcionarem um desempenho mais constante. O seu funcionamento obedece a um princípio muito simples: a superfície da bateria contém pequenas aberturas para a entrada de ar. Este ar combina-se com o zinco da bateria, gerando óxido de zinco. O resultado desta reação é energia.
O importante é que este processo somente se inicie quando a bateria estiver para ser inserida no aparelho auditivo. Por essa razão, a abertura das baterias para aparelhos auditivos encontram-se seladas por uma película de proteção.

Antes de inserir a bateria na solução auditiva, remova a película. A bateria começa a funcionar a partir desse momento, por isso é natural que demore alguns instantes até o seu aparelho auditivo receber energia.
Além disso, depois de remover a película de proteção, já não é possível suspender o descaste da bateria. Por isso, é importante remover a película da bateria para aparelhos auditivos somente quando for inserida na solução auditiva. Alternativamente, também poderá remover a película de proteção e aguardar 2 minutos antes de inserir a bateria no aparelho auditivo.

Baterias recarregáveis: a alternativa às baterias para aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos não têm de funcionar obrigatoriamente com uma bateria normal. Os aparelhos recarregáveis podem ser uma alternativa. Assim que a bateria recarregável esteja descarregada, poderá ser novamente carregada durante a noite. Junto ao seu fonoaudiólogo, poderá obter mais informações sobre os modelos de aparelhos auditivos e recarregável pode ser uma opção que se adeque ao seu cotidiano.

De quantas baterias necessito para o meu aparelho auditivo?

Necessita de (1) uma bateria por Aparelho Auditivo.

Quantas vezes tenho de substituir as baterias para aparelhos auditivos?

A substituição da bateria dependerá do tamanho da bateria e do desempenho do seu aparelho auditivo. A vida útil de uma bateria de tamanho 10 de um aparelho auditivo digital com muitas funções de controle poderá ser de, aproximadamente, três a cinco dias, enquanto a vida útil de uma bateria maior, de tamanho 13, em um aparelho com funções mais simples poderá ser de três semanas. Além disso, a vida útil de uma bateria também depende do tempo de uso e principalmente do seu estilo de vida/uso!

Existem diferentes tipos de baterias para aparelhos auditivos?

Existem diversos fabricantes e vários tamanhos de baterias para aparelhos auditivos. Os aparelhos auditivos retroauriculares (HdO) necessitam, sobretudo, dos tipos de bateria 13 e 312, já os aparelhos auditivos intra-auriculares, em regra, necessitam dos tipos 312 e 10.
O tipo de bateria 675 é usado em modelos maiores por ser mais potente, assegurando um fornecimento de energia mais prolongado. Implantes também usam!

Qual é o tamanho mais indicado?

Se você necessitar encomendar baterias e não tiver a certeza quanto ao tamanho indicado para o seu aparelho auditivo, poderá verificar o tamanho na embalagem antiga. As baterias para aparelhos auditivos estão disponíveis em quatro tamanhos: 10, 13, 312 e 675. Não fique confuso com os códigos adicionais como, por exemplo, A, PR, S, ZD, ZA, V, DA ou ZL – pois são menos importantes. O número do tamanho encontra-se impresso na parte dianteira e à direita da embalagem, destacado por uma cor relevante.
Caso já não tenha a embalagem da bateria para aparelhos auditivos, poderá você mesmo descobrir o tamanho de uma forma simples. As baterias têm diferentes diâmetros e alturas que são fáceis de distinguir. A tabela seguinte fornece todas as informações de que você necessita.
Lembrando que aqui na Audium quando você adquire uma solução e pode receber até 3 anos de pilhas gráis dependendo da tecnologia que comprou!
Tipo de Bateria Código de cor Diâmetro Altura Capacidade Tensão
675 Azul 11,6 mm 5,4 mm 650 mAh* 1,4 V
13 Laranja 7,9 mm 5,4 mm 310 mAh 1,4 V
312 Marrom 7,9 mm 3,6 mm 180 mAh 1,4 V
10 Amarelo 5,8 mm 3,6 mm 100 mAh 1,4 V
*mAh = miliampere-hora
 

Como é que insiro as baterias?

Para usar as baterias pequenas para aparelhos auditivos, o primeiro passo é remover a película. Em seguida, é aconselhável aguardar dois minutos para a bateria alcançar a eficácia plena. Certifique-se de colocar a bateria com o lado positivo e o negativo na posição certa. Se o compartimento da bateria não abrir ou for difícil de abrir, na maioria dos casos, isso significa que a bateria foi mal colocada.
Caso o aparelho auditivo não funcione apesar de ter inserido uma bateria nova, verifique se não existe sujeira acumulada no compartimento da bateria – tal pode impedir a conexão. Alguns fabricantes oferecem ferramentas magnéticas para facilitar a colocação da bateria.

Como é que realizo a armazenagem das baterias para aparelhos auditivos?

As baterias não devem ser expostas à luz solar direta. A temperatura ambiente ideal para a armazenagem é de 10 a 25 °C. Além disso, devem ser armazenadas fora do alcance de crianças, uma vez que as baterias são suficientemente pequenas e podem ser engolidas!
Assim que as baterias para aparelhos auditivos estiverem descarregadas, remova-as para não vazarem e acarretarem em outros problemas

Como é que devo descartar baterias?

As baterias para aparelhos auditivos não são recarregáveis. Não descarte as baterias usadas juntamente com o lixo doméstico. Entregue-as ao seu fonoaudiólogo ou em um ponto de descarte!

Outros assuntos

Tipos de aparelhos auditivos
Aparelhos auditivos modernos