Neste artigo

O que é audiologia?

O termo audiologia pode ser dividido em dois subconjuntos de palavras, "audio" que significa ouvir, e "logia", que significa estudo. Assim, essencialmente, a audiologia é o estudo da audição e de seus mecanismos, incluindo o equilíbrio, pois tanto a audição quanto o equilíbrio são controlados pelo ouvido interno. Assim sendo, a audiologia foi definida como a profissão da saúde que lida com a prevenção, identificação e avaliação dos distúrbios da audição e do equilíbrio. Os profissionais de saúde auditiva não são somente fundamentais no diagnóstico desses distúrbios, eles também oferecem habilitação ou reabilitação para pessoas com esses déficits na tentativa de melhorar a qualidade de vida. 

Quais tipos de estudos podem ser realizados?

O ouvido é composto de várias seções, incluindo o ouvido externo, o ouvido médio, o ouvido interno e as vias auditivas centrais. Como o sistema auditivo possui várias seções, são necessários vários estudos para analisar-se a origem dos déficits auditivos e de equilíbrio na tentativa de estabelecer o tratamento e o plano de reabilitação apropriados.

Estudos sobre audição
Avaliações audiológicas completas
As Avaliações audiológicas completas são avaliações auditivas abrangentes para todas as faixas etárias. Esse teste é usado para determinar a gravidade e o tipo de perda auditiva. Ele inclui uma série de testes, como testes de tom puro, fala e admitância. Muitas vezes é o primeiro passo para determinar o curso do tratamento para uma variedade de distúrbios da audição e do equilíbrio.
Teste de Weber
O Teste de Weber é uma avaliação audiométrica que pode indicar se uma perda auditiva tem origem no ouvido externo, no ouvido médio ou no ouvido interno. Um tom é apresentado ao paciente através da condução óssea e pede-se que ele localize o som como esquerda, direita ou centro. Esse teste permite que o profissional de saúde auditiva faça um melhor diagnóstico da natureza da perda auditiva do paciente. Isso é essencial para pacientes cujo histórico médico não revela claramente a etiologia do déficit auditivo e ajuda na orientação de recomendações médicas ou cirúrgicas.
Teste de função da tuba auditiva
O Teste de função da tuba auditiva analisa a tuba auditiva que conecta o ouvido e a garganta para permitir a equalização da pressão no ouvido médio. O teste da tuba auditiva avalia a função dessa tuba para garantir que o ouvido esteja equalizando normalmente a pressão atmosférica. Esse teste é a única forma objetiva de medir a função da tuba auditiva, principalmente quando os resultados de audição e admitância são normais. 
Teste de frequências ultra-altas
O Teste de frequências ultra-altas requer equipamento especializado e fones de ouvido para testar frequências de tom puro de 9 k–16 kHz, que normalmente não são testadas na avaliação audiológica completa padrão. As frequências ultra-altas são avaliadas nos casos de zumbido subjetivo, monitoramento ototóxico e/ou preocupação de dificuldades auditivas na presença de audição normal. Tal teste proporciona informações sobre danos no sistema auditivo antes de qualquer detecção de perda auditiva no audiograma padrão. É importante ter conhecimento sobre essas informações para o tratamento do zumbido, a fim de ajustar medicamentos ototóxicos e determinar a necessidade de reabilitação auditiva. 
Teste de emissões otoacústicas (EOA)
O Teste de emissões otoacústicas (EOA) é uma avaliação fisiológica do ouvido interno. Os ecos do órgão sensorial responsável pela audição são monitorados para determinar a função da cóclea. Esse teste auxilia no diagnóstico do grau e tipo de perda auditiva e é especialmente útil para estimar a perda auditiva em populações que são difíceis de testar.
Teste de potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE)
O Teste de potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) é uma avaliação fisiológica do nervo auditivo e das estruturas auditivas dentro do tronco encefálico. Ele pode auxiliar no diagnóstico diferencial de cistos ou tumores na via auditiva neural ou dentro dela. Ele também é usado para calcular os níveis de audição em pacientes difíceis de testar ou não fiáveis. Os potenciais da via auditiva são monitorados através de eletrodos superficiais colocados na pele e nos ouvidos.
Teste de processamento auditivo central
O Teste de processamento auditivo central é uma avaliação interativa da função auditiva central. Em alguns casos, os níveis de audição podem não ser a causa das dificuldades de comunicação ou audição. Existem momentos em que o cérebro está ciente de que há um som mas a mensagem pode não ser processada claramente no nível do cérebro.  Nestes casos, tal teste pode ser indicado para ajudar a guiar a reabilitação.
Avaliações de zumbido
As Avaliações de zumbido são usadas para avaliar o zumbido do paciente por meio de uma série de testes tonais a fim de determinarem o melhor tratamento para proporcionar alívio do zumbido.
Outros testes de audição podem incluir os testes de possíveis corticais que são usados para pesquisa ou distúrbios do processamento auditivo, assim como outras avaliações da função auditiva central.

Estudos do equilíbrio

A Videonistagmografia (VNG) é usada para auxiliar no diagnóstico de uma variedade de distúrbios do equilíbrio. Usando óculos de vídeo, conseguimos monitorar de perto os movimentos dos olhos para ajudar na diferenciação de distúrbios do equilíbrio periférico e central, ajudando a orientar a avaliação e/ou tratamento posterior. O paciente receberá uma lista de instruções para seguir antes do dia do teste.


O Teste de eletrococleografia (EchoG) é uma avaliação fisiológica do ouvido interno para auxiliar no diagnóstico de hidropisia endolinfática e/ou síndrome de Ménière. Os potenciais de ação da cóclea são monitorados através de eletrodos superficiais colocados na pele e nos ouvidos.
 
O Teste de potencial evocado miogênico vestibular (PMEV) é uma avaliação fisiológica do ouvido interno para auxiliar no diagnóstico de deiscência do canal semicircular. Os potenciais musculares do músculo esternocleidomastóideo são monitorados por meio de eletrodos superficiais colocados na testa e no pescoço.

O Teste de fístula é uma forma de diagnosticar a fístula perilinfática do ouvido interno usando óculos de vídeo e testes de pressão. Isso ajuda a orientar o tratamento de pacientes com tontura.


Outras avaliações de equilíbrio incluem o teste do impulso cefálico, cadeira giratória, posturografia e EnOG usados para avaliar outras partes dos sistemas de equilíbrio a fim de determinar a possível origem dos déficits de equilíbrio.

Opções de reabilitação

Reabilitação auditiva
A Reabilitação auditiva é a forma pela qual os profissionais de saúde auditiva reabilitam distúrbios da audição e perda auditiva. Ela inclui o ajuste e aconselhamento de pacientes com uma ampla gama de dispositivos auditivos, incluindo: aparelhos auditivos tradicionais, dispositivos de auxílio auditivo, dispositivos para zumbido, aparelhos auditivos de condução óssea, implantes no ouvido médio, implantes cocleares e implantes de tronco encefálico. A terapia de Reabilitação auditiva, por meio de aconselhamento e outros programas de treinamento formais, também pode ser prescrita.
Reabilitação vestibular
A Reabilitação vestibular é a terapia usada para ajudar pacientes a superarem distúrbios do equilíbrio nos casos em que se aplica e pode ser realizada por um profissional de saúde auditiva ou fisioterapeuta.

A arena da audiologia

Os profissionais de saúde auditiva podem trabalhar com populações variadas de todas as faixas etárias, incluindo pacientes pediátricos, adultos e geriátricos em todos os estágios de desenvolvimento. Os ambientes onde os profissionais de saúde auditiva trabalham também são diversos e podem incluir:
  1. Centros médicos, como hospitais e clínicas de otorrinolaringologia (ONG).
  2. Centros de reabilitação, como casas de repouso e casas para pessoas com deficiências mentais.
  3. Ambientes educativos, como escolas convencionais públicas e privadas e escolas de surdos.
  4. Ambientes industriais, incluindo obras ou locais de transporte em que a exposição ao ruído é um risco.
  5. Ambientes corporativos, como fabricantes de aparelhos auditivos, implantes e equipamento de teste.
  6. Consultórios particulares que tratam os distúrbios do ouvido
  7. Órgãos federais, como o exército e hospitais militares
  8. Colégios e universidades, trabalhando como diretor clínico, supervisor ou professor.
  9. Serviços de audiologia remotos, apoiando pacientes remotamente para diagnosticarem ou reabilitarem seus distúrbios do ouvido via telessaúde e serviços telefônicos.
  10. 1Monitoramento intraoperatório cirúrgico usando o teste de neurodiagnóstico para monitorar os nervos durante procedimentos cirúrgicos da cabeça e do pescoço.
Em todas essas funções o objetivo é o mesmo: prestar serviços aos pacientes e melhorar sua qualidade de vida avaliando, reabilitando e protegendo a sua saúde auditiva e do equilíbrio.


É possível encontrar mais informações em  https://en.wikipedia.org/wiki/Audiology e  https://www.asha.org/public/hearing/types-of-tests-used-to-evaluate-hearing/
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.