O ruído branco é um dos métodos usados há muito tempo para acalmar um bebê que chorão e irritado. Também tem sido usado com sucesso para ajudar a reduzir os sintomas incômodos do zumbido, ou seja a sensação de barulho no ouvido. Mas o que exatamente vem a ser o ruído branco e como ele pode ajudá-lo a relaxar?

O que é ruído branco?

O termo "ruído branco" diz respeito a sons usados para mascarar outros sons que ocorrem naturalmente em seu ambiente. Ele é semelhante ao som de um ventilador de quarto funcionando em segundo plano, a um ar condicionador ou ao som de um rádio sintonizado em uma frequência não utilizada. Com sua intensidade igual em todas as faixas, ele é bastante monótono, o que ajuda seu cérebro a ignorar sons agudos ou outros sons desagradáveis.
Para entender o que vem a ser ruído branco, temos de analisar mais de perto a composição das ondas sonoras. Se fosse possível dividir uma onda sonora, encontraríamos dois elementos fundamentais:
  • Frequência, que é a velocidade com que a forma de onda vibra por segundo.
  • Amplitude, que indica o tamanho das ondas.
Os nomes dos tipos de ruído são baseados em uma analogia livre com as cores da luz. Enquanto que o ruído branco contém todas as frequências audíveis, a luz branca contém todas as frequências da faixa visível.

Se você vive na cidade, sabe exatamente como os sons do tráfego podem ser irritantes, especialmente quando tenta dormir à noite. Você já não ligou um ventilador à noite apenas para criar sua própria máquina de som? O som branco pode ajudar a cancelar alguns dos sons indesejados a seu redor e ajudá-lo a adormecer.

Se você está se perguntando agora mesmo se há alguma evidência de algum desses benefícios, a resposta é sim. De acordo com o estudo, o ruído branco pode ser especialmente útil para ajudar um recém-nascido a adormecer. Você pode encontrar vários tipos de máquinas de sons para bebês para ajudar seu filho a dormir. O ruído branco também reduz o estresse, aumenta a concentração, melhora a privacidade, alivia dores de cabeça e enxaquecas além de mascarar o zumbido (barulho nos ouvidos).

Som branco, rosa, marrom, violeta

Você pode ficar surpreso em saber que dependendo do intervalo de intensidade e da frequência, o ruído branco pode ser dividido em outras diferentes cores de ruídos. Alguns dos exemplos são o
  • Ruído rosa
  • Ruído marrom
  • Ruído azul
  • Ruído violeta e diversos outros.
Rosa
O ruído rosa é o mesmo que ruído branco, mas com frequências mais altas reduzidas. Ele é mais alto na extremidade de baixa frequência do espectro e mais baixo na extremidade mais alta. Ouvi-lo enquanto dorme pode ajudar sua memória no dia seguinte.
Marrom
Ruído marrom é ainda mais forte e profundo na extremidade inferior sem sons de alta frequência de ruído rosa e branco. Pode ajudá-lo a relaxar, se concentrar e melhorar seu sono.
Azul
O ruído azul é às vezes considerado ruído branco de alta frequência. É uma cor de ruído com uma densidade espectral proporcional à sua frequência. O ruído azul aumenta em volume com o aumento da frequência, mas a uma taxa mais baixa do que o ruído violeta.
Violeta
O ruído violeta é um tipo de som que aumenta em volume nas frequências mais altas. É também conhecido como ruído púrpura. Ele é particularmente útil para bloquear alguns sons de frequências mais altas associados com o zumbido.

É possível relaxar com o ruído branco?

Silêncio na cidade é um sonho distante. Alguns ruídos são especialmente irritantes. Seja o ruído de um canteiro de obras ou o som de música do apartamento do vizinho, o incômodo pode ser a mesma. Sua audição precisa processar tanta informação acústica que é difícil acalmar seu sistema.

Máquinas de ruído branco

E se você não conseguir adormecer ou luta para se concentrar no trabalho ou nos estudos? Adquirir uma máquina de ruído branco online pode ser a melhor solução para seu problema. As máquinas de ruído branco produzem sons relaxantes e devem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Além de melhorar o sono, você pode descobrir que ele ajuda a reduzir o estresse, aumentar a concentração, aumentar a privacidade, aliviar suas dores de cabeça e enxaquecas e mascarar o zumbido (barulho nos ouvidos). Devido às suas propriedades relaxantes, o ruído branco é usado na hipnose.

Mas como ele funciona?

Existem várias explicações sobre o motivo de o ruído branco funcionar. Uma teoria reza que quanto mais ruidoso o ambiente, menos sensíveis se tornam os ouvidos. Por exemplo, uma torneira pingando não o incomoda durante o dia. Todavia à noite, quando tudo está mais quieto, torna-se um incômodo. O ruído branco eleva novamente o limiar, de modo que a torneira pingando ou outros sons não mais são audíveis.

Aplicativos de ruído branco

De acordo com outra teoria, está sempre procurando por estímulos (acústicos). No caso, o ruído constante ocupa o cérebro, mas sem o sobrecarregar. É demasiado monótono para isso. Muitos relatam resultados positivos ao usarem versões gratuitas de aplicativos de ruído branco. Um exemplo é o aplicativo White Noise Lite, que produz ruído branco ou rosa (disponível para Android e Apple).
Esse e outros aplicativos semelhantes fazem um excelente trabalho combatendo diferentes sons de fundo incômodos e criando uma condição ambiental. A maior parte dos aplicativos incluem ruídos de cores (marrom, branco, rosa, etc.), sons mecânicos, como o de um ventilador de quarto ou de um ar condicionado, chuvas leves a fortes, sons de água corrente, praia e ondas do mar. Certifique-se de obter a versão mais recente para ter a melhor experiência possível. Ligue o aplicativo à noite deixe-o tocar em segundo plano enquanto adormece.

Ruídos brancos para bebês

Os geradores de ruídos brancos são muito populares com pais de crianças pequenas. A razão da popularidade reside no fato de que sons monótonos fazem os bebês lembrarem-se de estar no ventre de suas mães, o que, por sua vez, tem um efeito calmante. O feto já no sexto mês de gravidez pode ouvir vários sons sutis, tais como tons abafados, o batimento cardíaco da mãe ou até mesmo o barulho monótono do útero.

Se quiser acalmar o seu filho com ruído branco, certifique-se sempre de que não ajustar o som da fonte de ruído muito alto. Um secador de cabelo ou um aspirador de pó pode atingir uma altura de até 80 decibéis (dB), O que é considerado demasiado alto. Desse modo, certifique-se de manter distância suficiente de seu filho e da fonte sonora.