O termo "ruído branco" diz respeito a sons usados para mascarar outros sons que ocorrem naturalmente em seu ambiente. Ele é semelhante ao som de um ventilador de quarto funcionando em segundo plano, a um ar condicionador ou ao som de um rádio sintonizado em uma frequência não utilizada. Com sua intensidade igual em todas as faixas, ele é bastante monótono, o que ajuda seu cérebro a ignorar sons agudos ou outros sons desagradáveis.
Para entender o que vem a ser ruído branco, temos de analisar mais de perto a composição das ondas sonoras. Se fosse possível dividir uma onda sonora, encontraríamos dois elementos fundamentais:
- Frequência, que é a velocidade com que a forma de onda vibra por segundo.
- Amplitude, que indica o tamanho das ondas.
Os nomes dos tipos de ruído são baseados em uma analogia livre com as cores da luz. Enquanto que o ruído branco contém todas as frequências audíveis, a luz branca contém todas as frequências da faixa visível.
Se você vive na cidade, sabe exatamente como os sons do tráfego podem ser irritantes, especialmente quando tenta dormir à noite. Você já não ligou um ventilador à noite apenas para criar sua própria máquina de som? O som branco pode ajudar a cancelar alguns dos sons indesejados a seu redor e ajudá-lo a adormecer.
Se você está se perguntando agora mesmo se há alguma evidência de algum desses benefícios, a resposta é sim. De acordo com o estudo, o ruído branco pode ser especialmente útil para ajudar um recém-nascido a adormecer. Você pode encontrar vários tipos de máquinas de sons para bebês para ajudar seu filho a dormir. O ruído branco também reduz o estresse, aumenta a concentração, melhora a privacidade, alivia dores de cabeça e enxaquecas além de mascarar o zumbido (barulho nos ouvidos).