Um guia passo a passo

Da obstrução aos sintomas, o que evitar a quando consultar um médico.
 
O ouvido é extremamente sensível e delicado. E se o seu ouvido estiver tapado, irá notar de imediato. Afeta o mundo ao seu redor e nunca desaparece por completo. Dependendo do que causou a obstrução, pode variar desde um incómodo, ser inconveniente e irritante a constituir um potencial risco para a saúde. É melhor consultar um médico logo que possível se tiver os ouvidos tapados. Mas como e por onde começar? Que técnicas deve utilizar? Como pode desobstruir o ouvido logo que possível, sem causar danos?

Abaixo encontrará um guia explicativo sobre como desobstruir um ouvido tapado. Inclui os passos seguintes: reparar nos sintomas, identificar causas possíveis, ter conhecimento do que evitar (e do que não fazer), aprender sobre técnicas faça-você-mesmo e materiais disponíveis em casa; depois, falar com um farmacêutico e, finalmente, consultar um médico ou outro profissional de cuidados auditivos.

Sintomas e efeitos dos ouvidos tapados

Naturalmente, o sintoma mais óbvio de um ouvido entupido ou tapado é o facto de não conseguir ouvir bem. 

Mas existem muitos efeitos secundários relacionados, que podem produzir uma variedade de sintomas. Estes incluem: obstrução devido a cera em excesso, dores de ouvido, comichão, tonturas, zumbidos nos ouvidos (acufenos), ouvidos que parecem estar cheios ou entupidos, estalos nos ouvidos e nos seios nasais, sons abafados, perda de audição ligeira e até vertigens — a sensação de andar à roda quando se está parado.

Se tiver uma infeção num ouvido ou seio nasal, poderá também reparar que tem uma dor no ouvido direcionada, intensa ou obstrutiva, líquido a sair do ouvido, corrimento nasal, garganta inflamada, tosse, espirros, febre e vermelhidão. 

Os ouvidos entupidos ou tapados também podem resultar do excesso de água no ouvido (de nadar ou até de tomar duche) e de lesões físicas na orelha.

Identificar as causas de um ouvido tapado

Porque é que as pessoas ficam com os ouvidos entupidos e tapados? As causas habituais incluem excesso de cera, pressão dos seios nasais, otites, líquido no ouvido e lesões decorrentes do ruído. Outros quadros clínicos incluem o barotrauma auditivo e o "ouvido de nadador" (otite externa).

A cera é uma das causas mais frequentes dos ouvidos tapados. É importante compreender que as pessoas produzem diferentes quantidades de cera, pelo que não existe um volume habitual. 
No entanto, utilizar cotonetes para remover a cera irá, sem dúvida, piorar as coisas. Vai empurrar a cera mais para o interior do ouvido, onde se deposita e endurece num local mais profundo. Utilizar auriculares, auscultadores e aparelhos auditivos regularmente também pode aumentar a cera nos seus ouvidos. De forma semelhante, estes dispositivos empurram a cera mais para o interior e também impedem que ela caia de forma natural.
Outra origem frequente para os ouvidos tapados são as trompas de Eustáquio, que ligam os ouvidos à garganta. Estas trompas têm apenas alguns milímetros de largura, entre 2,5 e 3,8 cm de comprimento. Elas fornecem ar fresco ao ouvido interno, equilibram a pressão interna e drenam o líquido e o muco do ouvido médio para a parte de trás da garganta. Sempre que mastiga, boceja ou engole, as trompas abrem.
Se sentir inchaço no pescoço e garganta — devido a alergias, uma constipação ou uma infeção — as trompas podem ficar apertadas e fechar. Também podem ficar cheias de líquido e/ou com pressão negativa. Isso causa dor de ouvidos, ouvidos tapados e também pode afetar a audição. 

Esta sensação é conhecida como barotrauma. É o mesmo que sente quando faz mergulho, quando anda de avião ou quando faz um passeio a pé ou de carro nas montanhas.
Às vezes, o líquido acumula-se nas trompas de Eustáquio, onde pode ficar infetado (otite média). Normalmente, estas infeções do ouvido médio obstruem os ouvidos de adultos durante uma semana ou duas e podem ser afetadas por alergias, por fumar e por produção excessiva de muco. As crianças são mais suscetíveis a estas infeções, mas também as curam mais rapidamente. Em geral, as infeções do ouvido interno são mais graves e durante mais tempo.

Se os ouvidos ficarem tapados, mas não tiver dor, provavelmente terá excesso de cera. É importante compreender que a cera não é uma coisa má. Ela ocorre naturalmente, tem propriedades antibióticas e protege os ouvidos do pó, da água, de bactérias, fungos, cabelos, entre outras coisas. Também lubrifica o ouvido, recolhe a pele morta e empurra-a em direção ao pavilhão auricular — onde cai naturalmente num processo de autolimpeza.
No entanto, às vezes, a cera em excesso acaba por acumular-se, dando origem a uma série de problemas relacionados. Pode afetar a audição, causar dores de ouvidos e dar origem a infeções. Pode ser causada por canais auditivos estreitos, nódulos nos ouvidos ou demasiados pelos nos ouvidos. Algumas pessoas também têm naturalmente uma cera mais dura e seca. Adultos mais velhos e idosos são especialmente mais propensos; a cera costuma ficar mais seca com o avançar da idade.

O ruído também é uma causa frequente de ouvidos tapados ou entupidos. Determinadas situações — tais como discotecas e concertos, maquinaria pesada e até auriculares com o volume elevado — podem afetar a sua audição num ou em ambos os ouvidos. 

Existem evidências crescentes de que a ansiedade e o stress também podem afetar a sua audição, devido aos seus efeitos na pressão arterial, frequência cardíaca e respiração.

O que deve evitar quando desobstruir ouvidos tapados

Por muito tentador que seja, não coloque cotonetes, lenços de papel, toalhas, dedos, ganchos de cabelo, pauzinhos chineses ou qualquer outro objeto no ouvido para tentar retirar a cera bloqueada. 

Ao tentar desobstruir o ouvido tapado, poderá também fazer micro cortes, empurrar sujidade e bactérias para o interior do canal auditivo, perfurar o tímpano e causar outras lesões permanentes. Também pode empurrar a cera mais para o interior e para um local mais profundo do seu ouvido — onde ela continuará a acumular-se, a endurecer e a tornar-se mais difícil de retirar. A maioria dos profissionais médicos não aconselha os pacientes a limparem os ouvidos regularmente.
Outra coisa a evitar é o tratamento com velas auriculares. Esta técnica arcaica envolve a introdução de uma vela oca no ouvido e acendê-la. Acredita-se que o ar quente da vela cria um vácuo que extrai a cera. Não há qualquer prova científica de que tal funcione.

No entanto, o que está documentado é o facto de muitas pessoas terem sofrido queimaduras no rosto e no pescoço, e até nos ouvidos, quando a cera quente derramou. Pode ocorrer uma perda de audição.

Como desobstruir um ouvido tapado

A boa notícia é que a maioria das situações de ouvidos tapados ou entupidos é temporária. Algumas desaparecem por si só, enquanto outras são facilmente tratadas com remédios caseiros.

Aqui ficam alguns.
  • Mexa o seu maxilar
  • Tape o nariz para fazer estalar os ouvidos
  • Utilize vapor
  • Experimente com um pano morno
  • Produtos para amolecer a cera
  • Remova o excesso de água
  • Tampões para ouvidos
Se as suas trompas de Eustáquio não estiverem abertas, pode experimentar vários métodos (que também funcionam para os soluços). Estes incluem: engolir, bocejar, mexer o maxilar, mastigar pastilha elástica, beber goles de água e gargarejar com água salgada.
A Manobra de Valsalva
É um nome pomposo para fazer estalar os ouvidos. Tape o nariz, respire fundo pela boca, feche os lábios, encha as bochechas de ar e expire suavemente pelo nariz. A pressão que é criada ajuda a desobstruir os ouvidos. Mastigar pastilha elástica mais tarde ajudará a manter as trompas de Eustáquio abertas. Esta técnica é especialmente útil durante as viagens de avião.
Vapor
Dez a quinze minutos de vapor num duche quente libertarão o muco existente em toda a cabeça (incluindo nos ouvidos). Também pode pôr uma panela de água a ferver no fogão, colocar uma toalha sobre a cabeça e inalar o vapor.
Um pano morno
Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.
Amolecedores de cera
Óleo de bebé, azeite, óleo mineral, glicerina e água oxigenada servem igualmente para desfazer as obstruções causadas pela cera. Aplique algumas gotas quentes no seu canal auditivo e mantenha a cabeça inclinada para manter o líquido no interior durante 10-30 segundos. Quando o deixar escorrer, deverá sair alguma cera com ele. Caso contrário, continue essa prática durante até três a cinco dias.
Água no ouvido
Se passar muito tempo em piscinas, lagos ou no mar, poderá ter água em excesso nos ouvidos. Mexer o dedo indicador de um lado para o outro suavemente no ouvido pode ajudar a soltar o líquido preso. Algumas gotas de álcool ou de vinagre também podem secar os seus ouvidos.
Tampões para ouvidos
Estes podem ser úteis enquanto nada e durante as viagens de avião. Na primeira situação, ajudam a evitar que a água entre nos ouvidos e, na segunda, ajudam a manter equilibrada a pressão.

Remédios para ouvidos tapados na farmácia

As farmácias tem uma variedade de produtos que podem ajudar se tiver os ouvidos tapados. Comece por descrever os seus sintomas ao farmacêutico e certifique-se de ler todos os rótulos e instruções antes de comprar seja o que for. 

Se já teve anteriormente doenças nos ouvidos, realizou cirurgias aos ouvidos ou furou os tímpanos — esqueça o farmacêutico (e todos os passos abaixo) e consulte diretamente a um médico.
Se sentir dor relacionada com o ouvido tapado ou entupido, um simples analgésico de venda livre (como o ibuprofeno) poderá ajudar. Os descongestionantes também são úteis, porque reduzem o inchaço das membranas mucosas. Este inchaço cria pressão em toda a cabeça.

Muitas farmácias também dispõem de gotas de limpeza que pode utilizar em casa. Estas gotas amolecem a cera e desfazem-na para que saia naturalmente.

No entanto, estas gotas não são adequadas para todas as pessoas. Elas podem irritar os ouvidos e até causar lesões (especialmente se tiver um tímpano perfurado). Estas gotas também podem piorar a sua audição antes de a melhorarem.

As gotas para os ouvidos também não foram criadas para pessoas com acumulação excessiva de cera (conhecida como cerúmen ou tampão de cera). Muitas vezes, as gotas pioram o problema. Uma vez que elas não dissolvem completamente a cera, os remanescentes podem juntar-se e formar-se tampões de cera maiores — os quais são ainda mais difíceis de remover.
No entanto, para quantidades mais pequenas de cera, as gotas podem ser bastante eficazes. Estão disponíveis muitos tipos de gotas, concebidas com ingredientes como óleo de amêndoa, azeite, óleo de árvore do chá, óleo de eucalipto, bicarbonato de sódio e água oxigenada. Muitos óleos têm propriedades antibióticas e anti-inflamatórias.

Geralmente, estas gotas aplicam-se várias vezes ao dia. Basta deitar-se de lado e pegar num lenço de papel. Depois, coloque as gotas conforme indicado e aguarde que façam o efeito desejado durante o período indicado. Quando se sentar, as gotas escorrerão do ouvido, trazendo consigo alguma cera.

Muitas farmácias também dispõem de conjuntos para lavagem de ouvidos. Da mesma forma, este processo começa com gotas, mas depois de as deixar repousar, utiliza-se uma seringa para irrigar o ouvido com água. Tome especial atenção à temperatura da água – nem demasiado quente nem demasiado fria – e tenha muito cuidado. Não tente soltar a cera compactada com jatos de água.

Se passa muito tempo na água — como nadadores, nadadores-salvadores e surfistas — as farmácias também dispõem de gotas que removem a água dos seus ouvidos. 

Quando consultar um médico

Especialistas médicos – tais como médicos de clínica geral, profissionais de saúde auditiva e otorrinolaringologistas (especialistas em ouvidos, nariz e garganta) – podem ajudar com os ouvidos tapados. Eles podem literalmente fornecer uma perspetiva diferente e dispõem de instrumentos para examinar os ouvidos com mais atenção.

Deverá contactá-los se todos os métodos acima referidos falharem e se não ocorrer alteração da situação após 3-5 dias ou se os sintomas se agravarem. Por exemplo, se o som abafado se tornar numa perda completa da audição ou se a irritação no ouvido se tornar numa dor intensa.
Se sentir uma acumulação de líquido, febre, secreção no ouvido, tonturas ou zumbidos no ouvidos (acufenos), deverá também consultar um médico.

Se habitualmente os seus ouvidos ficarem tapados com cera, poderá ser preciso retirar a cera manualmente. Geralmente, o rolhão de cera é retirado com equipamento especializado. Alguns criam sucção. Um instrumento com um aro na extremidade também pode ser utilizado para raspar a cera. Outro procedimento simples é a irrigação do ouvido — uma bomba elétrica retira a cera com água. 

É importante compreender que os profissionais médicos não só aliviam e desobstruem os ouvidos tapados como também ajudam na recuperação. Por exemplo, se tiver uma infeção no ouvido (ou nos seios nasais) que esteja a afetar a sua audição, poderá precisar de antibióticos com receita médica.
Os profissionais de cuidados auditivos também podem receitar anti-histamínicos, descongestionantes, gotas para ouvidos vendidas apenas com receita médica, esteroides (para as alergias) e medicamentos antifúngicos (para o "ouvido do nadador") para desobstruir um ouvido tapado.

Em geral, um especialista médico irá analisar os seus sintomas, observar os seus ouvidos e testar a sua audição. Estes exames iniciais serão igualmente úteis caso necessite de assistência médica no futuro para os seus ouvidos.

Em alguns casos, os ouvidos tapados são causados por um neuroma acústico e por nódulos benignos. Estes não são cancerosos, mas podem crescer bastante, aumentando a pressão e tapando as trompas de Eustáquio. Normalmente, é necessária uma cirurgia para remover os nódulos.