Coceira no ouvido

Resumo

O que causa comichão no canal auditivo?

Várias causas podem estar na raiz da coceira no ouvido. Apesar de na maior parte dos casos a coceira não ser causada por nada sério, em alguns casos pode ser indicação de um problema de saúde. Tome o tempo necessário para se familiarizar com as possíveis causas, de modo a poder encontrar a solução certa para o seu problema.
Infecções do ouvido
Coceira no ouvido pode ser sintoma de infecção no ouvido. Dependendo do tipo de patógeno causador da infecção, as infecções do ouvido podem ser bacterianas, virais ou fúngicas. A otite externa ou infecção do ouvido externo é uma das formas mais comuns, causando considerável dor de ouvido, como também comichão no canal auditivo. Essa patologia é também conhecida como otite de nadador. Pode acontecer quando a água fica presa no canal auditivo depois de nadar.
A otite média afeta o ouvido médio e provoca sintomas semelhantes aos da otite externa. As crianças são as que mais sofrem desse mal devido aos resfriados frequentes e às trompas de Eustáquio bloqueadas.
 
Com as infecções fúngicas, as coceiras tendem a ser mais intensas. Fora disso, é muito difícil dizer com que tipo de infecção de ouvido você está lidando. Os médicos começam prescrevendo um antibiótico e se o tratamento falhar, assumem que a infecção possa ser fúngica.
Acúmulo de cerume
A cera do ouvido (cerume) tem diversos papéis importantes. Uma de suas muitas funções é a de umedecer a pele na superfície interna do canal auditivo. Também funciona como um escudo entre o tímpano e o mundo externo. A cera do ouvido prende a pele morta e a sujeira e as transporta através do ouvido exterior. Mas como dizem, muito de qualquer coisa pode ser mau. A afirmação aplica-se também à cera do ouvido, pois o seu excesso pode ser a razão da sua coceira.
 
Se você se debate com acúmulo de cerume, tente resistir à tentação de remover o excesso com um cotonete. Inserir qualquer objeto no canal auditivo, incluindo cotonetes, não é uma boa ideia. Tudo o que irá conseguir é empurrar a cera ainda mais para dentro, onde ela pode ficar presa. Gotas otológicas de venda livre podem soltar a cera, sendo uma opção muito mais adequada. Cuide para não remover cera em demasia, pois a sua insuficiência pode resultar em ouvidos secos, fazendo com que cocem.
Alergias

Uma reação alérgica também pode fazer com que o interior de suas orelhas coce. Produtos de cuidado pessoal, como xampu e loção para o corpo, são com frequência os culpados. Se você ouve muita música, não use seus fones de ouvido por horas a fio. Os fones e tampões de ouvido introduzem bactérias e sujeira em seu canal auditivo, causam coceira nos ouvidos e podem até mesmo resultar em infecções.

Se você suspeitar que uma alergia possa ser a causa de sua coceira, descubra o que a desencadeia e pare de usá-la imediatamente para obter alívio.

Aparelhos auditivos e brincos de níquel também tem sido associados a coceira no ouvido. O problema dos aparelhos auditivos reside em seu revestimento plástico. Se tiver uma pele sensível, poderá desenvolver uma reação alérgica ao material. Se você usa aparelhos auditivos, pode também experimentar coceira no ouvido se a água ficar presa atrás do aparelho auditivo.

Se seu aparelho auditivo for a causa da coceira no ouvido, um profissional de saúde auditiva ou um otorrinolaringologista pode ajudá-lo a encontrar uma solução.

Eczema e psoríase
Os eczemas podem se desenvolver em qualquer parte no corpo. Quando o eczema de ouvido aparece sem nenhuma causa óbvia, a condição é chamada de dermatite eczematoide aural. Se você sofre de psoríase, também está muito mais propenso a essa afecção cutânea. Um dos sintomas característicos do eczema de ouvido é a comichão no ouvido ou à volta dele.
Alergia a alimentos
Limpeza incorreta do ouvido
Apesar de você se sentir tentado às vezes a limpar sua cavidade auditiva com cotonetes, fazê-lo pode causar inflamação em seu canal auditivo e provocar coceira. Você jamais deve inserir qualquer coisa em seu canal auricular, mas antes seguir as técnicas adequadas de limpeza do ouvido.

Quais são os sintomas de coceira no ouvido?

É verdade que resistir à tentação de tentar coçar quando se sente comichão no ouvido é difícil. Mas lembre: coçar irá provavelmente tornar as coisas ainda piores. Os sintomas de coceira no ouvido são diversos, dependendo da causa subjacente. Se seu ouvido estiver infectado, além da coceira no ouvido você pode passar a ter febre, sofrer inchamento no ouvido e até ter secreção.

Como posso tratar minha coceira de ouvido?

Na maior parte dos casos, remédios caseiros são suficientes para aliviar a coceira. Todavia, é fundamental identificar a causa do problema. O tipo de remédio a usar depende da causa da coceira. Os cremes à base de capsaicina são bastante utilizados. A capsaicina é o mesmo ingrediente que você encontra pimenta malagueta. Use o creme com cuidado ao aplicar a capsaicina topicamente em feridas abertas ou na pele queimadas pelo sol, pelo vento, seca, rachada ou irritada.

A natureza também oferece remédios eficazes. Se o seu problema no ouvido deve-se à secura, você pode aplicar algumas gotas de azeite de oliva no canal auditivo para restaurar seu pH natural e hidratá-lo. Em vez de óleo de oliva, você pode tentar babosa.

Se sua coceira for causada por uma reação alérgica, manter-se longe do irritante é a melhor aposta. Você pode precisar trocar seu brinco ou xampu por uma alternativa mais natural.

Se estiver sofrendo de infecção no ouvido, seu médico pode recomendar um antibiótico ou gotas otológicas com prescrição médica. Assim que você tiver eliminado a infecção, sua coceira deve também desaparecer.

Como pode ver, coceira no ouvido pode ser um sinal de diferentes problemas. Antes de pingar gotas ou usar pomadas nos ouvidos, certifique-se de obter um diagnóstico adequado de um médico.