Então, embora a maioria das pessoas esteja ciente de que os animais podem ouvir uma variedade mais ampla de sons, apenas algumas entendem a verdadeira dimensão das diferenças entre as capacidades auditivas dos humanos e dos animais. Se você tem curiosidade sobre como os animais ouvem e usam os sons, iremos explicar tudo neste artigo. Vamos começar? 

Fatos interessantes sobre as capacidades auditivas humanas

Você sabia que, em média, os humanos podem detectar sons a uma faixa de frequência entre 20 Hertz (frequência baixa) e 20.000 Hertz (frequência alta)? Curiosamente, os bebês ouvem frequências ligeiramente mais altas do que 20.000 Hz, mas perdem um pouco desta sensibilidade de alta frequência conforme ficam mais velhos. Embora possamos detectar sons a um alcance relativamente amplo, você observará que tal alcance é, na verdade, bastante reduzido comparado ao alcance auditivo de algumas espécies de animais. Além disso, somos mais sensíveis a sons em torno de 3000 Hz. 

Nem todas as capacidades auditivas dos mamíferos operam na mesma faixa de frequências. Por exemplo, a maioria dos animais pequenos é sensível a frequências muito altas, mas não a frequências baixas. Para começar, algumas espécies de morcegos são sensíveis a tons tão altos quanto 200 kHz, mas seu limite mais baixo é em torno de 20 kHz.

Gatos e cães

Você tem um animal de estimação? Alguma vez notou como eles são sensíveis a ruídos repentinos? Semelhante aos animais selvagens, os gatos e os cães mantiveram a sua sensibilidade auditiva de modo a evitar o perigo. Caso se pergunte se gatos e cães possuem uma audição mais desenvolvida do que os humanos, certamente parece ser o caso. O alcance dos sons que conseguem ouvir comparado aos humanos é, certamente, impressionante. 
A audição dos gatos e dos cães varia entre cerca de 20 Hz a 60.000 Hz (60 kHz) – Espantosamente, permitindo que eles ouçam até mesmo ultrassons completamente inaudíveis aos humanos. Outros animais, como golfinhos, morcegos e elefantes, ouvem frequências ainda mais altas – abordaremos isso mais adiante. Além de sons de alta frequência, cães e gatos também podem ouvir sons muito mais distantes do que os humanos. 

As orelhas dos cães são mais sensíveis que a dos humanos, mas não tanto quanto a dos gatos. Contudo, os cães são excelentes em encontrar e se concentrar em fontes de som com a ajuda de seus músculos auriculares altamente desenvolvidos.

Como as orelhas dos gatos captam o som?

A orelha externa do gato, também conhecida como pavilhão auricular, é ereta e em formato de cone. Ela tem dois objetivos: captar o som e ampliar as ondas sonoras. A orelha do gato pode ampliar as ondas sonoras de duas a três vezes para frequências entre 2.000 e 6.000 (Hz). As orelhas dos gatos os ajudam a ouvir sons de alta frequência a até 50 metros de distância. Em consequência, alguns especialistas acreditam que tocar música alta perto de gatos pode prejudicar seus sistemas auditivos. 
Graças aos 30 conjuntos de músculos na orelha externa do gato, o pavilhão auricular pode se mover até 180 graus. O pavilhão de um cão também é bastante ereto e flexível, ajudando o cão a localizar os sons movendo suas orelhas. 

Porém, gatos e cães são apenas a ponta do iceberg. Existem muito outros integrantes do reino animal com sistemas auditivos ainda mais impressionantes.

Elefantes

Os elefantes, com suas orelhas enormes, possuem capacidades auditivas impressionantes. Devido à forma como suas orelhas e seus canais auditivos são desenvolvidos, eles conseguem captar ondas infrassônicas muito maiores do que as frequências que os humanos conseguem ouvir. Em termos práticos, essa alta sensibilidade permite que eles ouçam até mesmo o movimento das nuvens e quando as nuvens de chuva se formam. 

Surpreendentemente, os elefantes podem se comunicar a longas distâncias. Ao bater os pés no chão, eles provocam vibrações poderosas, mas quase inaudíveis, que outros elefantes conseguem captar a quilômetros de distância com a ajuda das terminações nervosas em seus pés e ossos da orelha.

Morcegos

Os morcegos têm a fascinante habilidade de se movimentar no escuro como nenhum outro animal. Usando a ecolocalização, conseguem encontrar suas presas na hora mais escura da noite. Como fazem isso? Eles emitem ruídos de alta frequência, que por sua vez, rebatem qualquer coisa ao seu redor e regressam às orelhas do morcego. Em suma, eles usam os ecos para construir um mapa de seu ambiente, tornando a escuridão completamente irrelevante. 

Outra característica fascinante dos morcegos é que seu sistema auditivo parece se estender até os pelos das asas. Como resultado, as suas asas, cobertas por pelos de Merkel, são supersensíveis à circulação do ar, permitindo-lhes detectar objetos que se aproximam enquanto voam e enviar essa informação ao cérebro para serem processadas. Isto significa que a audição dos morcegos é muito mais evoluída que a dos humanos. Eles não apenas ouvem com suas orelhas, como também com os pelos em suas asas. 

Golfinhos

Os golfinhos têm a reputação de serem criaturas incrivelmente inteligentes. Essa reputação é, sem dúvidas, com base na realidade. Se você acha que os golfinhos têm dificuldades em ouvir debaixo da água, repense nisso! Graças ao seu sistema de ecolocalização – semelhante ao dos morcegos – eles dominaram a capacidade de ouvir apesar da massa de água. 
Então, como se deslocam? Primeiro, eles criam pulsos sônicos a partir de sua testa, direcionando tais sons peculiares ao seu alvo. Quando os sons retornam, a mandíbula do golfinho os recebe e, depois, os nervos auditivos os enviam para o cérebro. Uma das diferenças auditivas mais significantes entre os golfinhos e os animais terrestres é que as orelhas dos golfinhos (aberturas ao lado de sua cabeça) parecem não possuir um papel fundamental em seu sistema auditivo. 

Como a audição dos humanos se compara à dos animais?

Considerando o alcance das frequências sonoras, diversos animais têm uma vantagem significativa sobre os humanos. Comparados aos morcegos, por exemplo, os humanos possuem um alcance auditivo reduzido. Então, embora os humanos consigam captar sons entre 20 Hz e 20.000 Hz, os morcegos conseguem ouvir ruídos tão altos como 200.000 Hz. Evidentemente, até mesmo o alcance auditivo de nossos animais de estimação é mais amplo que o nosso. 

Uma coisa é certa: os animais e os humanos também não são afetados da mesma forma pela perda auditiva. Enquanto os animais sofrem em silêncio, os humanos podem procurar a ajuda de um audiologista ou de outro especialista em audição para corrigir o problema. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.