Visão geral

Na maioria das vezes, a cor retorna ao normal por conta própria e a orelha não sofre danos.  No entanto, às vezes isso pode estar relacionado a um problema clínico que exigirá uma visita ao médico e uma eventual prescrição. 

Por que minhas orelhas ficam vermelhas e quentes?

Você já deve ter ouvido a frase "aquela pessoa está soltando fumaça pelas orelhas" ou "suas orelhas estão queimando?". São expressões idiomáticas comuns que usam orelhas vermelhas e quentes para denotar emoção – raiva, ansiedade, frustração. Mas embora essas frases façam parte do jargão popular, existem situações ou condições reais que podem fazer com que suas orelhas fiquem vermelhas e quentes. 

Vejamos 10 possíveis causas. Primeiro, veremos algumas das causas mais comuns que não devem ser motivo de alarme. Em seguida, veremos problemas de orelha inflamada que podem ser dolorosos e exigir tratamento médico.

1 - Uma resposta emocional causa orelhas vermelhas

Às vezes, quando temos uma resposta emocional, como ansiedade, raiva ou constrangimento, nossa pele ruboriza, fazendo com que nossas orelhas fiquem vermelhas e quentes. Isso ocorre espontaneamente quando coramos e volta ao normal de forma relativamente rápida.

2 - Temperaturas quentes ou frias

Quando expostas a temperaturas muito quentes ou frias, nossas orelhas geralmente ficam vermelhas e esquentam. Como os esquiadores e snowboarders sabem, usar um gorro nas pistas pode ser uma boa maneira de evitar as oscilações de temperatura. Quando suas orelhas voltam à temperatura normal, o mesmo acontece com a aparência delas.

3 - Cuidado com as queimaduras solares

As queimaduras solares são uma causa comum para que a orelha externa fique quente e vermelha, o que muitas vezes não se torna perceptível até que você saia do sol. Seja fazendo exercícios, jardinagem ou praticando esportes, o uso de protetor solar e/ou chapéu ou capacete para evitar queimaduras solares é sempre uma boa ideia.

Se tiver uma queimadura solar, tente aplicar uma bolsa de gelo na orelha afetada para ajudar a diminuir o calor. Além disso, um creme de hidrocortisona ou um gel de aloe vera podem ser uma ótima maneira de aliviar a dor e ajudar as orelhas a voltarem ao normal.

4 - Alterações hormonais ou medicamentos podem causar rubor

Às vezes, quando você percebe que está ficando com as orelhas vermelhas e quentes, isso pode ser um sinal de alterações hormonais ou de medicação. Menopausa, ondas de calor e tratamentos de quimioterapia podem fazer com que suas orelhas fiquem vermelhas e quentes.

Se isso acontecer, experimente vestir-se em camadas e evitar o álcool e a cafeína, a fim de manter a temperatura melhor regulada.

5 - Infecção de ouvido ou otite média

As infecções de ouvido são causadas pelo acúmulo de líquido no ouvido médio, causando inflamação e dor, e são as principais responsáveis por orelhas vermelhas e quentes em crianças e jovens. Na verdade, orelhas vermelhas e quentes podem ser a melhor maneira de reconhecer a necessidade de tratamento médico em bebês e crianças pequenas que não conseguem explicar verbalmente o que está acontecendo. 

Inicialmente, experimente analgésicos de venda livre e compressas quentes para diminuir a dor. Se isso não funcionar, o médico poderá prescrever antibióticos para combater a infecção.

6 - Lesões ou trauma na orelha

A orelha geralmente fica vermelha e quente sempre que há uma lesão ou trauma nela. Piercings, arranhões e picadas de insetos são apenas algumas das maneiras através das quais você pode machucar a orelha, e o uso de analgésicos pode ser a melhor solução até que a lesão seja resolvida.

Ao praticar esportes como andar de bicicleta ou skate, uma boa ideia preventiva é usar um capacete que cubra as orelhas e forneça proteção.
7 - Síndrome da orelha vermelha

A síndrome da orelha vermelha (SOV) é uma doença rara que se apresenta como uma forte sensação de queimação em uma ou ambas as orelhas e geralmente é acompanhada por enxaquecas ou cefaleias em salvas. Embora não se saiba muito sobre a síndrome, ela dura de uma a várias horas e pode ocorrer diariamente. 

Bolsas de gelo e anti-inflamatórios parecem funcionar melhor para ajudar a diminuir a dor; no entanto, os sintomas graves podem exigir uma visita ao médico para obter uma prescrição.

8 - Dor no nervo trigêmeo

Afetando as orelhas, bem como o pescoço, a parte inferior da face e a mandíbula, a neuralgia do trigêmeo pode começar leve, mas piora progressivamente se não for tratada. Desencadeada por tarefas rotineiras como comer ou escovar os dentes, a dor pode ser insuportável e deve ser tratada por um médico o mais rápido possível.

9 - Eczema seborreico

Mais comum, o eczema seborreico é uma doença de pele que causa manchas vermelhas, quentes e escamosas nas orelhas, bem como no couro cabeludo, na parte superior das costas e na face. Embora possa ser desencadeado por estresse, alterações hormonais e até mesmo detergentes fortes, geralmente segue um padrão de surgimento e desaparecimento que pode durar vários anos.
10 - Eritromelalgia

Provocado por temperaturas quentes ou exercícios, esse quadro ou distúrbio extremamente raro afeta as extremidades, incluindo as orelhas, e causa queimação, dor, vermelhidão e aumento da temperatura da pele. Esse distúrbio deve ser diagnosticado por um médico que prescreverá medicamentos para aliviar ou pelo menos controlar os sintomas.

Um resumo sobre orelhas vermelhas e quentes

Embora a maioria das causas de orelhas vermelhas e quentes sejam situações normais, existem algumas doenças ou distúrbios significativos que são caracterizados por orelhas inflamadas. Isso requer a assistência de um médico e, ao longo do tratamento, pode incluir medicamentos de venda livre ou prescritos para controlar a dor e os sintomas.