O que causa a autofonia?

Infecção do ouvido médio

Se sentir que o ouvido está tapado e entupido, você pode estar com uma infecção do ouvido médio, também conhecida como otite média. É possível que até veja um líquido drenando visivelmente do ouvido, que provavelmente estará sensível ao toque. Em casos mais graves, pode causar náuseas e vômitos. A infecção do ouvido médio pode afetar crianças e adultos, embora seja mais comum em crianças.
Na verdade, cerca de 80% das crianças sofrem de infecção do ouvido médio antes de completar 3 anos de idade. Geralmente dura de 2 a 3 dias (mesmo sem medicação), embora alguns casos possam levar semanas.

As infecções do ouvido médio geralmente têm início porque o paciente já teve uma infecção no trato respiratório. À medida que o líquido tenta drenar, ele gera um acúmulo atrás do tímpano, criando um terreno fértil perfeito para as bactérias. Por fim, isso causa tanto a infecção quanto a dor resultante e a autofonia.
Sinusite/Resfriado

Algumas das causas mais comuns da autofonia são os resfriados e as sinusites. Cerca de 30 milhões de pessoas sofrem de sinusites todos os anos, e cada vez mais pessoas sofrem de resfriados comuns. A diferença entre eles está principalmente na duração dos sintomas. Um resfriado tende a durar cerca de 10 dias, enquanto uma sinusite pode persistir por semanas. 


A causa exata é a obstrução de um pequeno tubo que vai do meio do ouvido até o nariz. Embora gerem incômodo, os resfriados não precisam ser tratados por um médico imediatamente. No entanto, se os sintomas persistirem por semanas, é importante agendar uma consulta. Para diminuir a irritação, considere tomar um descongestionante e usar um umidificador. Além disso, evite fumar, pois pode irritar ainda mais o nariz.
Doença de Ménière

A doença de Ménière é bastante rara, com menos de 200.000 casos por ano, apesar de ser uma das causas mais graves da autofonia unilateral. A doença de Ménière geralmente se desenvolve em pacientes entre 40 e 60 anos, e a perda auditiva pode chegar a ser permanente, pois a própria doença pode durar anos.
Os sintomas incluem vertigem (sensação de estar girando), autofonia e até zumbido nos ouvidos (acufeno). Se suspeita que tem a doença de Ménière, consulte imediatamente um médico. Para evitar a piora da doença, não consuma produtos derivados do tabaco. Para o tratamento, o médico pode prescrever medicamentos para enjoo ou náusea.
Presbiacusia

A presbiacusia é a perda auditiva relacionada ao envelhecimento e ocorre quando as células ciliadas nervosas começam a sofrer desgaste. A presbiacusia é geralmente um tipo de perda auditiva neurossensorial (alterações do ouvido interno ou nervo auditivo) e os primeiros sintomas são a incapacidade de ouvir vozes agudas e os sons, como o canto dos pássaros, ficam abafados.


Embora a maioria dos casos apresente perda auditiva nos dois ouvidos, pode ocorrer apenas em um deles. É uma das principais causas de perda auditiva em adultos mais velhos, com cerca de 40–50% dos adultos acima de 75 anos sofrendo da mesma. É possível evitar a presbiacusia ao proteger sua audição por toda a vida com tampões, principalmente se seu trabalho exigir que você seja exposto a ruídos altos.
Felizmente, os avanços na tecnologia têm permitido que os idosos controlem a doença com aparelhos auditivos. Fazer um teste de audição anual pode ajudar a prever o surgimento da presbiacusia. Se sentir algum dos sintomas acima, consulte o seu médico.

Obstrução do ouvido

A obstrução do ouvido ocorre quando um objeto (como um inseto ou água) fica alojado no canal auditivo. A obstrução do ouvido é mais comum em crianças e geralmente pode ser tratada em casa. Os sintomas incluem autofonia súbita unilateral e não deve ocorrer qualquer sangramento ou secreção no ouvido.

Se for água, peça à criança que incline a cabeça para usar a gravidade para retirar a água. Se for um mosquito ou inseto, talvez seja necessário ajuda para retirá-lo. Não introduza o objeto mais profundamente no ouvido. Contudo, se tiver certeza de que é um inseto (não deve haver secreção ou sangue saindo do ouvido), considere a possibilidade de usar óleo para retirá-lo. 

Como acabar com um ouvido entupido?

A maioria dos casos de ouvido entupido é resolvida com o tempo, um descongestionante ou óleo, embora alguns casos possam indicar problemas mais graves. Entenda por que você não pode ouvir apenas com um ouvido e faça o tratamento adequado. Se os sintomas persistirem, entre em contato com um profissional.