Tipos e causas, sintomas e como aliviá-la.

A labirintite pode surgir rapidamente, quase subitamente. Afeta a sua audição e, às vezes, a visão. Pode deixá-lo(a) com tonturas, sem equilíbrio e com a cabeça à roda em vertigens acompanhadas de náuseas. Torna difícil todos os movimentos e viagens, e até mesmo caminhar em linha reta.

Felizmente, em geral, trata-se de uma doença passageira e, normalmente, os efeitos a longo prazo (como a perda de audição) são raros. Mas quanto mais souber sobre a doença, mais fácil será lidar com ela e tratá-la.

Abaixo encontrará algumas perguntas frequentes sobre a labirintite e a infeção que a causa — incluindo sintomas, curas e terapias, consequências, efeitos, entre outros.

O que é a labirintite?

A labirintite é causada por infeções no ouvido médio ou interno

Começa com uma inflamação do nervo vestibular — um quadro clínico conhecido como neurite vestibular. Existem dois desses nervos nos seus ouvidos internos e ambos enviam sinais para o cérebro. Estes sinais afetam o seu equilíbrio, o controlo corporal e a forma como se orienta no espaço.

O labirinto está localizado no ouvido interno e inclui um conjunto de canais, tubos e sacos delicados, os quais encontram-se cheios de líquido. O líquido move-se sempre que a cabeça o faz, dizendo ao cérebro onde se encontra e a forma como está a movimentar-se. Os canais também estão ligados à cóclea, que se situa perto do tímpano. Esta envia sinais de ondas sonoras para o cérebro, que interpreta o que está a ouvir.

Quando ocorrem infeções do ouvido médio, os canais no sistema vestibular ficam inflamados, e isso pode afetar ambos os conjuntos de sinais — de movimento e de som.

Ocorre uma perda de equilíbrio quando um ouvido envia sinais para o cérebro que são diferentes dos do outro ouvido. Esta confusão resulta em tonturas, especialmente quando movimenta a cabeça de repente. Dores de cabeça causadas pela labirintite são também comuns e podem provocar vertigens — a sensação de que o corpo está a rodar quando, na realidade, não está.

Quais são alguns sintomas da labirintite?

Normalmente, tanto a neurite vestibular como a labirintite são situações temporárias e desaparecem após algumas semanas. No entanto, às vezes, duram mais tempo.

A neurite vestibular é mais frequente, mas os sintomas do respetivo vírus no ouvido interno são semelhantes aos da labirintite. Ambos podem fazê-lo(a) sentir-se tonto(a) e maldisposto(a). Em geral, a neurite vestibular afeta o equilíbrio e o movimento, enquanto a labirintite afeta tanto o equilíbrio como a audição.

Os sintomas mais frequentes são perda de audição, pressão e dor no interior dos ouvidos, secreção de líquido do ouvido, dificuldade em concentrar-se, dores de cabeça ligeiras, sensação de flutuar, visão desfocada, instabilidade, perda de equilíbrio, alteração na forma como caminha e vertigens. Pode ser extraordinariamente difícil apenas caminhar em linha reta. Algumas pessoas não conseguem manter-se em pé. Outras pessoas desmaiam.

Estes sintomas são frequentemente acompanhados de febre (devido à infeção), náuseas e vómitos (devido ao rodopiar), uma sensação geral de mal-estar e um zumbido nos ouvidos (conhecido como tinido). 

Por fim, quando estes sintomas surgem em simultâneo, muitas pessoas têm sintomas de ansiedade devido à labirintite.

O que causa a labirintite?

A labirintite é causada por uma infeção vírica ou bacteriana que dissemina-se para o interior do ouvido. Pode ser causada por infeções víricas no nariz, na boca, no peito e nas vias respiratórias superiores. Não é contagiosa, pelo que não pode apanhá-la de ninguém nem transmiti-la a alguém. No entanto, a disseminação de uma constipação ou gripe pode desencadeá-la.
 
A idade, sem dúvida, é um fator que contribui para o seu aparecimento. A maioria dos casos de labirintite vírica ocorre em adultos com idade entre 30-60 anos. Mas a labirintite pode ocorrer em qualquer idade. Homens e mulheres são afetados de igual forma.

Fumar, beber bebidas alcoólicas e o stress também podem aumentar a sua suscetibilidade. Pessoas com doenças autoimunes são afetadas com mais frequência.

Devo preocupar-me com a labirintite?

A boa notícia é que a labirintite ocorre normalmente apenas num único episódio. 

Embora possa ser intenso durante dias, raramente transforma-se numa doença crónica e, para a maioria das pessoas, a audição e o equilíbrio voltam rapidamente.

Melhor ainda, a maioria das pessoas pode, ser tratadas em casa. Por isso, se ficar de repouso na cama durante alguns dias — durante a primeira fase — a pior parte passará, e o stress da labirintite passará nesta altura.

Porém, se o tratamento para a labirintite vírica for ignorado, poderá dar origem a complicações e a efeitos a longo prazo. Embora, novamente, os efeitos são raros. Ocasionalmente, a labirintite causa lesões nos ouvidos afetados. Se a cóclea ficar danificada, por exemplo, poderá precisar de um implante.

A perda de audição permanente é mais frequente em resultado de uma doença relacionada — a labirintite bacteriana. Esta é diferente da labirintite vírica e tem de ser tratada com antibióticos.

Algumas pessoas sentem vertigens durante anos. Esta é conhecida como labirintite crónica. (A labirintite aguda é a doença temporária).

A labirintite pode ser prevenida?

A labirintite resulta de uma infeção vírica, como uma constipação ou uma gripe. Não há nenhuma forma conhecida de a prevenir completamente. O que desencadeia a labirintite continua a ser demasiado frequente.

Em que situação devo consultar um médico devido à labirintite?

Se tiver sintomas de labirintite, é importante que consulte um médico para determinar a(s) causa(s). Como referido anteriormente, existem diversas formas e muitas condições relacionadas que lhe estão associadas.

Os sintomas também podem surgir subitamente, pelo que quanto mais cedo consultar um médico, melhor.

Não há dúvida de que deve ligar e marcar uma consulta se os seus sintomas não melhorarem passado alguns dias, se estiverem a piorar ou se surgirem novos sintomas.
Se acordar e sentir qualquer forma de perda de audição, deve ir ao médico imediatamente. Poderá igualmente ter de consultar um especialista em otorrinolaringologia (ouvidos, nariz, garganta).

Sintomas mais graves deverão fazê-lo(a) procurar imediatamente assistência médica. Estes incluem visão dupla, febre e fraqueza, desmaios e convulsões. Uma vez mais, estes sintomas podem estar relacionados e associados com outros quadros clínicos.

Como se trata a labirintite?

O tratamento da labirintite inclui normalmente uma combinação de medicamentos, descanso e exercício. 

O tempo é igualmente um fator importante na cura da labirintite. Normalmente, os sintomas melhoram entre 1-6 semanas, e muitas pessoas recuperam completamente no prazo de dois meses.

O seu médico receitar-lhe-á medicamentos para a labirintite, bem como um anti-inflamatório e, talvez, cortisona. Poderá também ter de tomar medicamentos, comprimidos para o enjoo, sedativos ou anti-histamínicos em casa.

É importante descansar, mas a fisioterapia e exercícios especialmente direcionados para o problema irão também ajudar. Um especialista (como um fisioterapeuta) pode orientá-lo(a) neste tipo de tratamento. Frequentemente, inclui exercícios direcionados para o movimento ocular, coordenação, equilíbrio e força.

O que ajuda a tratar a labirintite?

Com tempo, geralmente, a labirintite melhorará por si só. Dito isto, há algumas coisas simples que pode fazer para aliviar os sintomas.
  • Evite movimentos súbitos.
  • Mantenha o olhar focado em objetos sólidos e fixos. Tente não se movimentar de lado.
  • Evite luzes brilhantes e ruídos fortes.
  • Qualquer conjunto de luzes intermitentes pode ser incómodo (incluindo televisão).
  • Mantenha-se afastado de locais elevados (e de escadas).
  • Se se sentir desconfortável, sente-se, feche os olhos e fique quieto(a).
  • Evite conduzir e operar máquinas.
  • Retire coisas do chão nas quais possa tropeçar.
  • Torne a sua casa de banho antiderrapante.
  • Se se sentir tonto(a), deite-se num quarto escuro e feche os olhos.
  • Mantenha-se hidratado e bem descansado. A exaustão amplia os efeitos.
  • Evite bebidas alcoólicas. Irão piorar os efeitos.
  • Evite as viagens de avião. As diferenças de pressão poderão causar desconforto adicional.
  • Comece a caminhar logo que conseguir; manter-se ativo é o melhor remédio. 
  • Comece aos poucos e tenha alguém consigo para ter apoio.
  • Mas não tente movimentar-se rapidamente. Pode perder o equilíbrio.
  • Uma vez mais, pratique fixar um objeto em vez de olhar em redor.
  • Comece a andar com óculos de sol.

A labirintite é recorrente?

A maioria das pessoas recupera completamente da labirintite, embora não seja incomum que demore semanas e, às vezes, até meses. 

Algumas pessoas passam por novas ocorrências — embora em grande em formas muito mais suaves. Muitas pessoas relataram coisas como ligeiras tonturas quando abanavam a cabeça. Também é possível ocorrerem vertigens em diversas situações e ambientes exigentes.

Geralmente, a fisioterapia é a melhor forma de recuperar desta doença.