Perda auditiva e demência

Infelizmente, a maior parte das pessoas desconhece a correlação entre a perda auditiva e a demência. Esquecemos que nossas orelhas não são acréscimos independentes do nosso corpo, mas antes, são partes vitais que têm uma relação mutuamente benéfica com o resto do nosso complexo sistema. 

Jamais subestimaríamos um cérebro plenamente funcional, por isso é indispensável trabalhar na prevenção de agentes que levam o nosso cérebro ao declínio, tais como a perda auditiva. 
O declínio cognitivo induzido pela perda auditiva ocorre gradualmente antes de chegar a uma gravidade como a demência. Ele começa por ignorar os pequenos indícios dos sintomas de perda auditiva. Os sons recebidos se tornam uma tensão mental a processar. A dificuldade em ouvir começa com conversas abafadas e pedir para repetir leva à frustração que, por fim, atua no aumento do isolamento social.  

A perda da memória, então, passa lentamente a ser uma ocorrência casual do cotidiano. A perda auditiva não garante o desenvolvimento da demência, mas há uma grande probabilidade. Em vez de esperar para descobrir, porque não dar um passo adiante na saúde e no bem-estar auditivo? Manter a saúde geral do nosso corpo e a saúde mental ao longo do tempo inclui priorizar os cuidados da sua saúde auditiva. 

4 hábitos saudáveis para reduzir os riscos de demência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou a demência como o grande desafio global dos serviços de saúde e sociais do século XXI. Ao aprender mais sobre demência, você terá melhores oportunidades de melhorar não apenas a sua qualidade de vida, mas a qualidade de vida daqueles que lhe amam.

Um estudo recente da Comissão Lancet identificou que um em três casos de demência pode ser evitado abordando nove aspectos do estilo de vida: perda auditiva, educação, hábito de fumar, depressão, atividade física, contato social, hipertensão, obesidade e diabetes.

Veja algumas dicas para diminuir tais riscos:

Faça exames de audição com regularidade

O reconhecimento da correlação entre a perda auditiva e a demência é relativamente novo, mas mostrou que até mesmo os níveis leves de perda auditiva aumentam a longo prazo o risco de declínio cognitivo e demência. 

Estima-se que a perda auditiva atinge 32% das pessoas maiores de 55 anos. Os testes auditivos regulares devem fazer parte dos seus exames de rotina. Ao estabelecer um parâmetro inicial, o seu profissional de saúde auditiva poderá monitorar a evolução de qualquer perda auditiva e ajudar você a tratar e aliviar problemas auditivos adicionais.

Faça exercícios com regularidade

Os adultos mais velhos que fazem exercício têm maior probabilidade de preservar a cognição do que aqueles que não fazem exercício. Estudos descobriram que a atividade física tem um efeito de proteção significativo contra o declínio cognitivo. O exercício físico também possui uma variedade de benefícios, tais como melhorar o equilíbrio e reduzir quedas, melhorar o humor, reduzir a mortalidade e melhorar a capacidade. Mantenha-se ativo, mantenha-se saudável!

Pare de fumar

O fumo está ligado à patologia cardiovascular, que está associada à deficiência cognitiva; a fumaça do cigarro também contém neurotoxinas que aumentam o risco de declínio cognitivo. Pare de fumar e mantenha sua mente limpa!

Mantenha-se socialmente ativo

Há cada vez mais evidências de que o isolamento social é um fator de risco para a demência e aumenta o risco de hipertensão, doença arterial coronariana e depressão. O isolamento social também pode resultar em inatividade cognitiva, que está ligada ao declínio cognitivo mais acelerado e mau humor. Estar envolvido com a sua comunidade, sua família e seus amigos lhe ajuda a manter o bem-estar cognitivo.

Resumindo

A perda auditiva e a demência podem ter uma estreita correlação. Conforme as pessoas envelhecem, é importante manterem um estilo de vida saudável para estar longe da perda auditiva. Ao manter-se socialmente ativo e conservando uma boa saúde com exercícios e exames auditivos de rotina, você terá mais chance de ter uma vida longa que reduzirá ou evitará a perda auditiva e a demência.

Se você ou alguém que conhece se beneficiaria das nossas informações, divulgue-as.

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.