1. Rubéola

A rubéola é uma das doenças que podem causar a surdez em bebês durante o pré-natal, por isso toda gestante precisa ser vacinada. A transmissão se dá para o feto por meio da placenta e a criança ainda pode desenvolver problemas visuais, neurológicos e cardíacos.

Em geral, os sintomas incluem conjuntivite, coriza e febre. Portanto, na fase inicial, ela pode ser confundida com outras doenças e é preciso consultar um médico para que ele passe o diagnóstico correto.

2. Diabetes

A diabetes é uma condição que resulta em níveis elevados de glicose no sangue. Além de todas as complicações conhecidas, como problemas cardiovasculares e cegueira, quem tem a doença pode ter chances de perder a audição. A explicação é que o alto nível de glicose sanguínea danifica os vasos sanguíneos, o que prejudica o organismo, podendo levar aos problemas de audição.

3. Pressão alta

A hipertensão ou pressão alta é conhecida por aumentar a pressão do sangue dentro dos vasos sanguíneos. Além de ser uma doença perigosa e silenciosa, já que pode provocar insuficiência cardíaca e AVC, o problema também pode acelerar a degeneração do aparelho auditivo, levando à surdez de forma gradual.

4. Otite

A otite é causada por uma infecção no ouvido médio e costuma provocar bastante dor por causa do acúmulo de secreção e da inflamação. Bactérias e vírus são os principais causadores e o problema pode afetar os dois ouvidos ou apenas um.

Os principais sintomas são dificuldade auditiva, inchaço, vermelhidão e dores. Embora seja tratada, a otite pode se tornar crônica e causar a surdez. Em casos mais graves, o ideal é fazer uma cirurgia para drenar o líquido, melhorando a audição do paciente.

5. Meningite

A doença é causada pela inflamação das membranas (meninges) que recobrem os órgãos do sistema nervoso central. Os principais sintomas incluem vômitos, abatimento, cansaço e dor de cabeça intensa. Além disso, uma das complicações frequentes é a perda de audição nos dois ouvidos, principalmente em crianças.

Como vimos, existem diversas doenças que causam surdez e é necessário reconhecer os sintomas e procurar tratamento médico. Por isso, se você conhece alguém ou tem um parente que pode estar ficando surdo, não deixe de consultar um profissional especialista na área. Além disso, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o nosso blog, que conta com bastante informação sobre problemas auditivos.

6. Entenda o que é o neuroma do acústico

O neuroma do acústico é um tumor benigno e relativamente raro que aparece no ouvido interno, no nervo vestibular, ou do equilíbrio. Alguns dos principais sintomas dessa condição são zumbidos, tonturas e dores de cabeça. Conforme o tumor vai crescendo o paciente pode apresentar ainda o comprometimento da coordenação motora e a perda da audição. Atualmente, o tratamento dessa condição é realizado através de cirurgias para a remoção do tumor e o uso de aparelhos auditivos para tratar a surdez que pode acontecer como sequela.

7. Fique por dentro da otosclerose

Uma das doenças que causam surdez é a otosclerose. Ela causa o crescimento desenfreado e a reabsorção do tecido ósseo que impede a movimentação dos ossículos do ouvido. Como resultado, a condução do som fica prejudicada e o sistema auditivo natural deixa de funcionar. Para tratar essa condição, são realizadas cirurgias e é recomendado o uso de aparelhos para surdez. A otosclerose, vale observar, é uma doença de caráter genético. Contudo, há muitos casos de pacientes que não conhecem outras pessoas afetadas pelo mal na família.

8. Conheça mais sobre a Síndrome de Alport

A Síndrome de Alport é uma doença de origem genética que tem como principais características a perda da função auditiva e renal de maneira progressiva, podendo ainda interferir na visão. É resultado de mutações nos genes responsáveis pela condensação do colágeno. Elas afetam a formação das fibras dessa proteína que compõe as membranas das células renais. Por sua vez, a falha nessas membranas impede que o sangue seja filtrado corretamente. Se a família do paciente tiver histórico de problemas renais e houver a presença de sangue na urina, é bom ficar alerta! Associado a isso, a perda gradativa da audição e eventuais lesões oculares podem ser indicativos da Síndrome de Alport.

10. Descubra a Síndrome de Brown Vialetto Van Laere

Essa provavelmente é uma das doenças mais raras quando o assunto é a perda de audição. Trata-se de uma condição patológica que tem como principal característica um tipo de paralisia cerebral ligada à surdez sensorioneural. Ocorre a partir de danos no nervo responsável pela condução do estímulo auditivo. Em cem anos desde a sua descoberta, foram notificados apenas 58 casos. Vale dizer ainda que essa síndrome acomete, em sua maioria, homens. Seus principais sintomas costumam aparecer na infância ou depois dos 30 anos. Os principais são: sinais de detrimento nos nervos, comprometimento da respiração, fraqueza nos braços, pernas e no rosto, e epilepsia. Existem diversas doenças que causam surdez — é necessário reconhecer seus sintomas e procurar tratamento médico assim que verificar algum dos problemas citados. Por isso, se você conhece alguém que está nesse estado ou tem um parente que pode estar ficando surdo, não deixe de consultar um profissional especialista na área. Além disso, se você quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir outros posts de nosso blog, que conta com bastante informação sobre problemas auditivos.

Essas informações foram úteis para você? Conhece alguém que está passando por problemas ligados à perda auditiva? Então entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!