Visão geral

Desde que nascemos, usamos canções de ninar ou músicas infantis para acalmar os bebês ou fazê-los dormir. Na verdade, algumas culturas têm usado a música para dormir e relaxar desde os romanos e gregos. E por que não? Música relaxante para dormir faz sentido. 

É bom dormir com música?

A música tem a capacidade de animar ou desacelerar as coisas. Se você já teve problemas para adormecer porque o vizinho ao lado colocou música alta na festa, então poderá entender que a música afeta nosso humor e também nossa capacidade de dormir. Mas se você está lutando para adormecer ou continuar dormindo, a música poderá ser uma solução natural que não deixa você se sentindo lento no dia seguinte.

Aqui estão alguns exemplos de como o tipo certo de música pode afetar a mente e o corpo antes de dormir, criando o ambiente perfeito para cair no sono:

  • Influencia a respiração e diminui sua frequência cardíaca 
  • Diminui sua pressão arterial
  • Estimula seu corpo a liberar hormônios que promovem o sono, como a serotonina e a oxitocina
  • Estimula o sistema imunitário
  • Alivia a tensão muscular
  • Reduz a sensação de estresse e ansiedade
  • Pode até reduzir o cortisol e tem demonstrado ajudar a reduzir a insônia

Ouvir música na hora de dormir e ao adormecer pode realmente melhorar a qualidade geral do sono, permitindo que você tenha uma noite mais repousante e acorde mais revigorado. Além de se beneficiar das mudanças fisiológicas, como redução da pressão arterial, da respiração e da frequência cardíaca, você também atinge um estado emocional muito mais relaxado devido à redução do estresse. 

A recuperação noturna acontece com mais facilidade

Dá ao cérebro e ao corpo a chance de fazer as coisas que foram projetadas para fazer durante o sono, incluindo:
  • Permitir que seu cérebro processe e organize os eventos e memórias do dia. É literalmente como as memórias de longo prazo são criadas, o que pode ser especialmente útil para os idosos.
  • Liberação do hormônio do crescimento pela glândula pituitária, para ser usado na reparação de tecidos e músculos.
  • Seus músculos relaxam quase ao ponto de paralisação, especialmente durante os ciclos de sono da fase de movimento rápido dos olhos (REM) – alguns especialistas dizem que isso ocorre para que você não aja durante os sonhos.
  • O sistema imunitário libera citocinas, pequenas proteínas que ajudam a combater a inflamação e a infecção. Então, da próxima vez que você ficar doente e alguém lhe disser para descansar o suficiente... Preste atenção.
  • O sistema nervoso simpático relaxa, o que reduz a pressão arterial e pode evitar doenças cardíacas.

Qual música é melhor para dormir?

Existem diversos gêneros musicais, mas com os serviços de streaming e o YouTube, há infinitas compilações disponíveis para praticamente qualquer evento ou situação imaginável, e com a música para dormir/relaxar não é diferente. Experimente várias e veja qual funciona melhor.

Música clássica

Se você já evitou um concerto clássico ou pensava que esse tipo de música não fazia o seu tipo, relaxe, ela o fará dormir! A música clássica para dormir geralmente inclui sinfonias e sonatas mais lentas e suaves, como o "Noturno Op. 9 nº 2" de Chopin ou a "Sonata ao luar" de Beethoven. Especificamente, quaisquer peças clássicas de piano que tenham um ritmo suave e atraente e que geralmente não sejam adornadas por outros instrumentos.

Clássica contemporânea

Como sua prima mais tradicional, a música clássica contemporânea para dormir geralmente inclui peças para piano de artistas atualmente vivos. 
Cool jazz ou new age

Um estilo que começou nos anos 80 e 90 e é caracterizado por ritmos suaves e descontraídos. Ao contrário do jazz tradicional, essa música tem menos improvisação e é mais estruturada, tornando-a perfeita para dormir e relaxar.

Chill out ou ambiente 

Esse estilo de música apresenta música instrumental relaxante, projetada para criar uma atmosfera, sem muita composição ou estrutura, podendo distrair menos do que a música que tem uma estrutura ou ritmo tradicional.

Meditação

A música de meditação para dormir serve para relaxar o corpo e a mente com belos sons meditativos. É ainda menos focada na estrutura do que a música ambiente, além de ser longa, o que significa que flutua sem ter começo ou fim.

Sons da natureza

Chuvas, riachos murmurantes, tempestades, ondas quebrando – há todos os tipos de sons da natureza que foram gravados para tocar enquanto você dorme. Alguns têm música, geralmente um som suave de piano acompanhando os sons, mas muitas vezes são apenas os sons da natureza acalmando você para cair no sono. 

Dicas adicionais para ter uma ótima noite de sono com música

Aqui estão algumas dicas adicionais sobre como usar a música para dormir: 
  • Evite gatilhos emocionais: ao selecionar sua fonte ou lista de reprodução, não inclua nenhuma música que o deixará triste ou chateado... Evite canções de término que lembrem um amor perdido há muito tempo.
  • O som acústico é melhor: piano ou violão, tocados acusticamente e sem adornos, proporcionarão o ambiente mais relaxante para cair no sono. O canto ou as vozes tendem a distrair e fazer com que você se concentre em vez de relaxar.
  • Lentas e relaxantes: seja qual for o gênero que funcione melhor, lembre-se de pesquisar listas de reprodução lentas e relaxantes. Você não quer ficar seguindo o ritmo!
  • Evite fones de ouvido que possam danificar os ouvidos ou que tenham fios – por uma questão de segurança, é melhor não usar fones de ouvido enquanto você dorme.

Em resumo

Usar música para dormir é uma ótima maneira de encontrar uma forma relaxante de cair no sono naturalmente, permitindo que seu cérebro e seu corpo façam o trabalho de recuperação e rejuvenescimento que precisam. A música permite que você durma mais profundamente e acorde revigorado.

Fale conosco para saber mais sobre os produtos que ajudam as pessoas com perda auditiva.