Além disso, a perda auditiva pode ser simétrica, quando atinge ambos os ouvidos de forma parecida, e assimétrica, quando um ouvido escuta melhor que o outro, mas ainda assim há falha na audição de ambos. A primeira forma, contudo, é a mais comum.

Diante destes fatores, é importante ressaltar a importância da audição bilateral e dos pontos de atenção para cuidar bem dela. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Acompanhe!

Qual a importância de se ouvir bem com os dois ouvidos?

Manter a audição bilateral saudável é fundamental para ter qualidade de vida. Você pode não perceber rotineiramente, mas é só pelo fato de escutar bem que se consegue executar algumas atividades no seu dia a dia.

Por exemplo, ouvir bem permite identificar com mais facilidade de onde vem o som. Portanto, atravessar a rua é mais seguro, pois é possível saber se há carros próximos em um local de grande movimento.

A compreensão de fala em ambientes com excesso de ruído também é melhor quando sua audição é boa. É mais fácil manter conversas em bares, entender o professor em uma sala de aula e entender as músicas em um show.

Outra vantagem de ter os dois ouvidos em pleno funcionamento é a capacidade de reconhecimento de fala. Ou seja, em uma conversa em grupo, você percebe exatamente quem está falando com você com clareza, ainda que as vozes sejam parecidas.

Quais são as causas da perda de audição bilateral?

Normalmente, a perda auditiva bilateral está relacionada à idade, mas existem casos em que exposição excessiva a ruídos, problemas hereditários e uso de medicamentos específicos também podem levar a este problema.

Sendo assim, diante de qualquer dificuldade para ouvir ou entender conversas, é muito importante procurar um médico otorrinolaringologista para obter um diagnóstico preciso. Quanto mais cedo identificada, mais rápido será o tratamento e adaptação do indivíduo a ele.

Qual é a melhor alternativa de tratamento para o problema?

Para quem não ouve muito bem em um dos ouvidos ou mesmo dos dois, o melhor tratamento é a utilização de aparelhos auditivos. Com o avanço tecnológico, os equipamentos são discretos, muito confortáveis e não geram qualquer desconforto ou constrangimento para o portador. Em casos mais específicos, a cirurgia pode ser recomendada, mas o uso do aparelho pode persistir.

Somente um especialista pode determinar a necessidade do uso de um ou dois aparelhos, pois esse fator depende do grau de perda auditiva. Porém, a recomendação é certeira, pois o aparelho auditivo traz inúmeras vantagens ao usuário.

Sanar a perda auditiva com esta alternativa ajuda não só a melhorar a localização dos sons, como também ajuda na percepção da fala e na sensibilidade para identificar vozes e ruídos. Com isso, o convívio social do portador passa a ser muito mais proveitoso e agradável com outras pessoas.

Agora que você já sabe tudo sobre a perda de audição bilateral e conhece melhor a importância de se ouvir bem de dois ouvidos, pode prestar mais atenção à saúde auditiva própria e de toda a família!

Aproveite e siga a Audium Brasil no Facebook, Twitter e no LinkedIn para ficar por dentro de outros conteúdos tão úteis quanto este.