Visão geral

Algumas vezes, é muito fácil tirar a água presa de seus ouvidos, mas outras, pode ser um pouco mais complicado. O principal motivo para remover a umidade deles o quanto antes é evitar a ocorrência de uma infecção de ouvido. Mas não fique muito preocupado, pois existem técnicas eficazes que você pode usar para tirar essa água. A maioria dessas técnicas pode ser executada em casa sem a necessidade de ajuda de um profissional de saúde. 

É perigoso quando a água fica presa em seu ouvido?

Felizmente, a entrada de água em seu canal auditivo raramente traz riscos. Você sabia que a cera de seu ouvido (cerúmen) repele a água? Como seu ouvido produz uma grande quantidade dessa substância, a água geralmente escorre por conta própria. Os problemas surgem quando isso não ocorre e as bactérias começam a se desenvolver dentro do canal auditivo, que é quente e úmido. Essa infecção de ouvido, chamada de otite externa, é também conhecida como "ouvido de nadador". 

As bactérias adoram ambientes molhados e úmidos e podem começar a se desenvolver rapidamente, causando uma típica infecção de ouvido. Fique atento aos sintomas de infecção do ouvido externo, como dor e coceira no canal auditivo, bem como secreção clara e inodora proveniente do canal auditivo externo. 

Se você sentir algum desses sintomas e suspeitar de uma infecção no ouvido, não deverá demorar a procurar atendimento médico. Se você não tiver sintomas, mas tiver água presa dentro dos ouvidos por dias ou semanas, marque uma consulta com seu médico. 

Como tirar água do ouvido?

Reunimos alguns dos métodos mais eficazes para ajudá-lo a drenar suavemente a água de seus ouvidos. Você pode usar as técnicas abaixo e remover a umidade retida em alguns segundos ou minutos. 
1. Método de inclinação
A técnica mais simples de se tentar é inclinar a cabeça para o lado e permitir que a água escorra para fora. Ainda que esse método possa não funcionar sempre, com certeza vale a pena tentar, pois é rápido e simples. 
2. Puxar o lóbulo da orelha
Se o primeiro método falhar, balance suavemente o lóbulo da orelha enquanto inclina a cabeça para baixo em direção ao ombro e sacode a água para fora. Agite sua cabeça de um lado para o outro para mover o líquido e ajudá-lo a sair.
3. Deitar-se de lado
Esse método exige que você se deite de lado e fique quieto por alguns minutos. Com a ajuda da gravidade, você provavelmente notará a água escorrendo lentamente para fora de seu ouvido. 
4. Técnica de vácuo
A ideia por trás deste método é criar um vácuo para tirar a água, inclinando a cabeça para o lado e colocando a palma da mão em concha firmemente sobre o ouvido. Pressione o ouvido e rapidamente retire a mão, achatando-o ao pressionar e aplicando vácuo ao retirar. Mantenha a cabeça inclinada para permitir que a água escorra. 
5. Técnica do secador de cabelo
Se os métodos acima falharem, você poderá tentar usar um secador de cabelo para ajudar a dissipar a água do canal auditivo. Certifique-se de usar o secador apenas na configuração mais baixa para evitar possíveis ferimentos. Segure-o a cerca de 30 centímetros de distância do ouvido e mova-o para frente e para trás. Puxe o lóbulo da orelha suavemente e deixe o calor secar a água do canal auditivo.
6. Usar gotas otológicas à base de álcool
As gotas otológicas poderão ser particularmente úteis se nenhum dos métodos acima parecer funcionar. As gotas otológicas à base de álcool podem ajudar a evaporar a água acumulada no canal auditivo. O álcool também é eficaz para conter o crescimento de bactérias e, assim, prevenir a formação de infecções. Você pode comprar as gotas otológicas à base de álcool na farmácia ou fazê-las em casa.

Se as comprar, não deixe de seguir as instruções da embalagem. Se as fizer por conta própria, aplique apenas algumas gotas diretamente no canal auditivo e deixe a solução lá por 30–60 segundos antes de permitir que o líquido escorra. Tenha cuidado para não usar esta técnica se você tiver uma infecção de ouvido, uma perfuração ou tubos no tímpano. 
7. Usar gotas otológicas com água oxigenada
Algumas pessoas têm sucesso com as gotas otológicas contendo água oxigenada, pois essas soluções são muito eficazes para limpar a cera dos ouvidos, que pode ser responsável por reter a água em seu interior. Mais uma vez, a compra de gotas otológicas de venda livre na farmácia ou on-line é a sua melhor aposta. Use as mesmas precauções mencionadas acima com as gotas otológicas à base de álcool e evite usar esta técnica se você tiver uma infecção de ouvido, uma perfuração ou tubos no tímpano.
8. Técnica do azeite
Usar azeite morno também pode ajudar a prevenir infecções e tirar água do ouvido. Se você planeja usar esse método, prepare-se para gastar cerca de 10–15 minutos. Coloque algumas gotas de azeite diretamente no ouvido e deite-se de lado por pelo menos 10 minutos. Marque o tempo. Quando terminar o tempo, sente-se, incline a cabeça e deixe o líquido escorrer. 

Como tirar água do ouvido médio?

Se a congestão no ouvido médio é a raiz de seus problemas de ouvido, você poderá tentar as seguintes técnicas para tirar a água antes de partir para os medicamentos de venda livre. 

Técnica do bocejo 

Esse método funciona bem quando a causa do problema é água presa nas tubas auditivas. Quando isso acontece, bocejar e mascar chicletes podem ajudar a abrir as tubas.  

Usar a manobra de Valsalva

Assim como o método do bocejo, essa técnica também abre as tubas auditivas. Você deve ter cuidado com esse método; caso contrário, poderá causar danos ao tímpano. Qualquer pessoa pode realizar essa manobra em apenas alguns passos simples.

  1. Feche a boca e simultaneamente mantenha as narinas fechadas com os dedos.
  2. Tente expirar pelo nariz. Faça isso até ouvir um som de estalo, indicando que as tubas auditivas foram abertas. 


Técnica do vapor

O vapor quente é uma ótima maneira de remover água do ouvido médio. A maneira mais fácil de usar esse método é tomando um bom banho quente e demorado. Inspire o vapor sempre que possível e incline a cabeça para o lado para permitir que a água escorra. 

O que você não deve fazer ao tentar tirar água do ouvido?

Evite usar cotonetes, porque você pode facilmente danificar o tímpano e o canal auditivo. Colocar cotonetes ou outros objetos no canal auditivo também pode introduzir bactérias e empurrar o líquido para dentro. 

Como evitar que entre água em seu ouvido?

Essas dicas de bom senso podem ajudá-lo a impedir a entrada de água em seus ouvidos e evitar que você tenha que lidar com as consequências. Considere comprar tampões de ouvido na farmácia e usá-los quando for nadar. Além disso, adquira o hábito de limpar bem os ouvidos depois de passar algum tempo na água.  

Quando você deve procurar ajuda médica?

Embora a água presa no ouvido geralmente não seja um motivo sério de preocupação para a maioria das pessoas, você não deverá ignorar nenhum sinal de desconforto. Fique atento aos sintomas típicos de infecção que afetem seus ouvidos, como inchaço, vermelhidão e dor. Se você ainda tiver dificuldade para remover a água presa no ouvido depois de tentar as técnicas acima, procure ajuda profissional. As infecções não tratadas podem causar danos a longo prazo e até perda auditiva.