Como identificar, tratar e prevenir otites em crianças pequenas e bebés.

As otites encontram-se entre os principais motivos para levar uma criança ao médico.

São extremamente comuns. Em alguns países, cerca de quatro em cada cinco crianças são afetadas, e algumas crianças podem até desenvolver várias otites ao longo de um ano. Surgem muitas vezes após gripes, constipações e infeções dos seios nasais.

A boa notícia é que as otites não são contagiosas e, geralmente, não são graves. A maioria resolve-se por si só no espaço de alguns dias e bastam uns simples analgésicos de venda livre para aliviar os sintomas durante esse período.

O grande desafio ao lidar com elas é o facto de as crianças pequenas normalmente não terem vocabulário suficiente para descrever o que estão a sentir. Em algumas situações, podem surgir complicações.

Abaixo, encontrará um guia sobre as otites em crianças pequenas e bebés, com perguntas frequentes, tratamentos para as otites, bem como remédios caseiros, riscos, prevenção, e muito mais.

Causas das otites

Existem vários tipos de otites. As infeções do ouvido médio (também conhecidas como otite média) são causadas por vírus e bactérias. Muitas disseminam-se para o ouvido a partir da parte de trás da garganta após constipações, gripes e outras doenças respiratórias.

Estas infeções podem fazer com que as trompas de Eustáquio inchem e fechem. Estas trompas fornecem ar fresco ao ouvido interno (entre outras funções), pelo que quando apertam ou fecham, o líquido fica preso no seu interior. Estas bolsas cheias de líquido infetam facilmente. O líquido também pode acumular-se atrás do tímpano na forma de pus. O pus pressiona o tímpano, irritando-o e fazendo-o ficar saliente e avermelhado.
As crianças com menos de três anos são mais suscetíveis a otites porque os seus sistemas imunitários ainda estão relativamente subdesenvolvidos. As suas trompas de Eustáquio são também mais curtas e, por isso, fecham mais facilmente.

Algumas crianças podem ter várias otites por ano e, em alguns casos, é possível que o líquido fique atrás do tímpano depois de a infeção ter sido curada.

As infeções do ouvido externo (otite externa) surgem normalmente em resultado de uma lesão física no ouvido, frequentemente causada por excesso de água ou por algo que é introduzido no ouvido.

Sintomas das otites e das dores de ouvido

Um grande desafio com as otites em bebés e crianças pequenas é o facto de estas ainda não saberem falar. Os adultos ao seu redor terão, portanto, de fazer um esforço adicional. Os sintomas da otite média a que deve estar atento(a) incluem:
  • dores de ouvidos
  • dificuldade em dormir 
  • cansaço e falta de energia
  • inquietação, irritabilidade e rabugice
  • dor ao mamar ou ao mastigar
  • tocar ou puxar a orelha
  • pressão dentro do ouvido e sensação de estar tapado
  • demasiada dor ao tocar no ouvido
  • febre
  • falta de equilíbrio
  • dificuldade em ouvir ou reagir aos sons
  • perda de apetite
  • secreção de líquido no ouvido

Em geral, estes sintomas surgem rapidamente. Às vezes, estar rabugento e ter febre podem ser os únicos sinais. Tosse, corrimento nasal ou dor de garganta podem também ser precursores de uma otite.

Remédios caseiros para otites

Existem algumas coisas simples que pode fazer a crianças com otite. Os analgésicos de venda livre são um excelente ponto de partida, uma vez que reduzem a dor de ouvido, a dor e a febre. Colocar uma compressa, flanela ou pano morno dobrado sobre o ouvido, durante 10-15 minutos, também pode ajudar. 

As crianças devem beber bastantes líquidos.
Muitas vezes, a deglutição pode ajudar a abrir as trompas de Eustáquio e a drenar o líquido acumulado para a garganta. Manter a cabeça em posição elevada também aumenta a drenagem.
Se ocorrer secreção de líquido do ouvido, deverá limpá-lo. Mas não introduza nada no canal auditivo — incluindo cotonetes e lenços de papel. Deve evitar o contacto do ouvido com sabão, água ou champô. Evite nadar ou ficar completamente debaixo de água.

Não dê anti-histamínicos nem descongestionantes à criança — não terão qualquer efeito na dor de ouvido nem na infeção.

Uma vez mais, a melhor maneira é simplesmente tratar os sintomas das crianças com analgésicos durante 48-72 horas.

Quando é que é necessário ligar a um médico?

A maior parte das otites em crianças e bebés desaparece passado alguns dias. Se os sintomas não melhorarem — ou se piorarem — deve consultar um médico imediatamente.

Algumas otites duram mais de uma semana e algumas crianças têm maior probabilidade de ser afetadas por novas otites.

Outros sintomas que o(a) devem levar a contactar um médico incluem: 
  • a criança ter menos de seis meses de idade
  • alteração na audição ou perda de audição
  • febre muito alta
  • febre que dura há mais de 48 horas
  • vomitar repetidamente
  • vermelhidão ou inchaço atrás da orelha
  • erupções cutâneas
  • secreção de líquido no ouvido

Diagnóstico e tratamento

O seu otorrinolaringologista começará por fazer perguntas sobre a saúde geral da criança. Deverá estar preparado(a) para responder a uma série de perguntas relacionadas, incluindo: Que idade tem a criança? Que sintomas apresenta a criança? Tem tido dificuldade em dormir? A criança está constipada? A criança já teve otites antes? Quanto tempo duraram? Foram infeções graves? A criança apresenta fatores de risco acentuados? (Veja abaixo). A criança teve outras doenças significativas? 

Após estas perguntas, seguir-se-á um exame do ouvido médio e do tímpano com um otoscópio. Este instrumento tem uma lupa e uma lanterna. Muitos lançam baforadas de ar para dentro do ouvido, o que ajuda a verificar a presença de um bloqueio e de líquido por trás do tímpano. 

Também pode ser utilizado um timpanómetro. Efetivamente, trata-se de um altifalante e de um microfone integrados numa pequena sonda. Quando introduzido no ouvido, testa a pressão interna do ar e a flexibilidade do tímpano.
É importante compreender que muitos médicos poderão evitar receitar antibióticos. A maioria das otites resolve-se por si só e os antibióticos podem ter efeitos secundários (como reações alérgicas e vómitos). A sua utilização excessiva pode dar origem a bactérias mais resistentes.

Podem ser receitados antibióticos se os sintomas não tiverem melhorado após três dias, se a criança tiver menos de dois anos de idade (para prevenir disseminação adicional), se ambos os ouvidos estiverem infetados ou se o tímpano apresentar lesões. 

Se for este o caso, utilize todos os medicamentos receitados durante a totalidade do período recomendado (normalmente, 5-10 dias) mesmo que os sintomas melhorem. Deixar de utilizá-los demasiado cedo pode fazer com que a infeção retorne.

As crianças com menos de três meses de idade podem precisar de uma avaliação por parte de um especialista. 

É possível prevenir otites em crianças?

As otites são muito comuns e praticamente impossíveis de prevenir, pois costumam estar associadas a constipações e gripes. Abaixo encontrará alguns fatores que podem aumentar o risco de uma criança ter otites.

Fumo passivo — Os efeitos do fumo no sistema cardiovascular estão bem documentados. As crianças expostas ao fumo passivo correm um maior risco de danos nos pulmões, garganta, seios nasais e ouvidos.

Alergias — O muco em excesso que é produzido pelas reações alérgicas, geralmente, acaba por ir para as trompas de Eustáquio.

Constipações e gripes — Qualquer coisa que aumente as infeções gerais aumentará também as otites nas crianças. Aqui incluem-se o inverno e as estações frias (que levam as pessoas a ficar em casa) e o contacto prolongado com outras crianças (infantários, creches e parques infantis). 

As imunizações regulares e as vacinas da gripe são importantes, assim como lavar regularmente as suas mãos e as das crianças rsão uma excelente medida preventiva. É igualmente importante ensinar às crianças a relevância de lavar as mãos.

Alimentação com biberão — O leite materno possui muitos anticorpos que previnem e combatem as infeções. Os bebés com pouca idade que sofrem de otites podem ser mais suscetíveis posteriormente.

Além disso, quando uma criança é alimentada a biberão — especialmente se estiver deitada de costas — o leite pode entrar nas trompas de Eustáquio e irritá-las e inflamá-las. Quanto mais as crianças beberem sentadas e quanto mais depressa começarem a usar um copo, melhor. Nunca deite o bebé na cama com o biberão.

Quem corre o maior risco de sofrer de otites?

Como salientámos, otites em bebés e crianças pequenas — crianças entre os seis meses e os três anos de idade - são comuns. Normalmente, as crianças com menos de cinco anos são mais afetadas porque as suas trompas de Eustáquio são mais curtas e ficam mais facilmente apertadas e bloqueadas.

Diversas condições genéticas foram também correlacionadas com as otites, incluindo crianças com doenças do sistema imunitário, crianças que nasceram com lábio leporino ou fenda palatina e crianças com síndrome de Down. Adicionalmente, as crianças com ascendência hispânica e de nativos americanos têm também mais otites do que outros grupos étnicos — embora não se saiba o porquê.

Os riscos das otites

As infeções do ouvido médio criam uma pressão enorme na cabeça. Em algumas ocasiões, podem fazer com que o tímpano rebente ou seja perfurado. Quando isto acontece, a criança pode sentir náuseas ou tonturas, e pode sair pus e outro líquido do ouvido da criança. Tudo isto parece pior do que realmente é. Em geral, a criança sente-se melhor porque a pressão e a dor diminuem. A maioria dos tímpanos perfurados cicatrizam passado algumas semanas.
No entanto, há um risco de infeção a longo prazo se tal não acontecer. Em algumas ocasiões raras, estas infeções podem disseminar-se do ouvido para outros tecidos adjacentes. A mastoidite é uma doença que ocorre quando o osso por trás do ouvido fica infetado. Causa caroços moles, vermelhos e dolorosos por trás do ouvido. O tratamento pode incluir antibióticos por via intravenosa ou cirurgia para remover as células infetadas.

As otites são contagiosas? Porque é que são recorrentes?

As otites não são contagiosas, embora sejam frequentemente causadas por doenças — como as constipações e as gripes — que o são.

Não obstante, algumas crianças têm mais do que a sua justa parte. Não é incomum que algumas crianças tenham cinco ou seis infeções do ouvido médio por ano. 

Uma solução médica é um pequeno tubo de ventilação, que é introduzido através do tímpano até ao ouvido médio. Este tubo melhora o fluxo do ar, evita a acumulação de líquido e equilibra a pressão de ambos os lados do tímpano. O tubo foi concebido para se manter no local durante seis a nove meses antes de sair por si só. 

A operação é conhecida como miringotomia, e a maioria das crianças regressa a casa no mesmo dia. O tímpano cicatriza por si só em apenas alguns dias.

Se mesmo assim as otites recorrentes não pararem, os médicos poderão recomendar a remoção das adenóides para evitar infeções futuras.