A maioria das pessoas passa anos sem nada fazer para solucionar sua deficiência auditiva. Eles demoram para consultar cum otorrinolaringologista ou a obter aparelhos auditivos. A razão para a falta de senso de urgência é que a perda auditiva em geral piora lentamente ao longo de muitos anos. Os primeiros sinais quase não são perceptíveis.
 
Se você suspeita estar experimentando alguma perda auditiva, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um profissional de saúde auditiva.
Esta é uma etapa importante, pois apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso e determinar o grau de sua perda auditiva. Se você já vem enfrentando perda auditiva por um período prolongado, é provável que você precise de aparelhos auditivos para melhorar sua audição.
 
Apesar de existirem diversos tipos de perdas auditivas, os otorrinolaringologistas podem geralmente oferecer uma solução auditiva. Listamos a seguir os tipos mais comuns de perda auditiva:
Perda auditiva condutiva
A perda auditiva condutiva dificulta que os sons cheguem a seu ouvido interno. Nessa patologia, os sons não podem passar pelo ouvido externo e médio. Você pode ter bastante dificuldade em ouvir sons suaves, ao mesmo tempo em que sons mais altos podem parecer abafados. A perda auditiva condutiva pode ter diversas causas, tais como fluido em seu ouvido médio, infecção auditiva, otite média, disfunção da trompa de Eustáquio ou um tímpano perfurado.
Perda auditiva neurossensorial (SNHL)
A perda auditiva neurossensorial acontece devido a danos em seu ouvido interno. Você pode enfrentar grandes dificuldades para ouvir sons suaves, mas os sons altos também não soarão claros o suficiente. As principais causas dessa patologia são certas enfermidades, medicamentos tóxicos à audição, envelhecimento e trauma craniano, entre outras. Se você sofre de perda auditiva severa, seu médico pode recomendar um implante coclear.
Perda auditiva mista
Uma perda auditiva mista vem a ser um problema causado por um dano em seu ouvido externo ou médio e seu ouvido interno. Qualquer das causas associadas à SNHL condutiva pode resultar em perda auditiva mista.
Como a perda auditiva afeta todos os aspectos de sua vida, é fundamental ver um otorrinolaringologista. Dependendo de seu caso particular, seu médico pode recomendar aparelhos auditivos para ajudá-lo a melhorar sua experiência auditiva. Trabalhando com você, seu médico poderá ajudá-lo a restaurar sua audição e recomendar o tratamento necessário.

Além de consultar um especialista, há diversas atividades que você pode realizar que poderão ajudá-lo a melhorar sua audição.

Resolver quebra-cabeças

Seu cérebro é uma parte incrível do seu corpo que desempenha um papel significativo no processamento dos sons que os seus ouvidos recebem. Do mesmo modo que os músculos precisam de exercício regular para permanecer fortes, seu cérebro também.

Resolver quebra-cabeças é uma forma divertida de manter seu cérebro em forma e prevenir a degeneração cerebral. Alguns exemplos de quebra-cabeças são as palavras cruzadas, pesquisas de palavras e Sudoku. A chave reside em fazer esses exercícios regularmente, pelo menos semanalmente, mas de preferência todos os dias.

Jogar cartas

Jogar cartas ou jogos de tabuleiro com amigos e familiares é também uma forma divertida de se manter atento e ligado aos seus entes queridos. A socialização é especialmente útil para ajudá-lo a não se isolar. Muitas pessoas ficam ansiosas e deprimidas e desse modo menos propensas a participar de interações sociais à medida que a degeneração de sua audição avança.

Ioga para a audição

A ioga oferece uma grande variedade de benefícios para o corpo, a mente e a alma. Sabia que posições específicas da ioga podem também ser benéficas para a audição? A ioga pode melhorar sua audição aumentando a circulação em seu cérebro e ouvido. Uma melhor circulação sanguínea estimula o funcionamento de seus nervos e ajuda a desintoxicar as suas células.

As melhores posições para melhorar sua circulação são a da Árvore, da Cobra, do Triângulo e do Camelo. Pesquisas mostram que a ioga pode mesmo reduzir os sintomas do zumbido - uma sensação de ruído ou de barulho no ouvido. Comece a praticar ioga com regularidade e você pode descobrir que seus níveis de ansiedade e estresse também baixarão.

Exercício diário

O movimento diário é essencial não só para a saúde do ouvido, mas também para manter uma saúde ótima para o corpo e a mente. Permanecer ativo todos os dias melhora o seu bem-estar de muitas formas diferentes. Não é necessário correr uma meia maratona todo o santo dia para colher os benefícios dos exercícios para sua saúde. Escolha uma atividade física que aprecie, como andar, correr, nadar, saltar, ioga ou talvez jardinagem. Qualquer dessas atividades irá ajudar a bombear seu sangue e melhorar sua circulação. Faça o que lhe der mais prazer - a chave é permanecer firme e tornar a atividade física parte regular de sua rotina diária.

O exercício faz maravilhas para a circulação sanguínea no seu ouvido interno. A "parte auditiva" do ouvido interno, chamada cóclea, beneficia-se muito do aumento do fluxo sanguíneo. A cóclea é um componente vital de seu sistema auditivo, pois converte as vibrações sonoras em impulsos nervosos.
Mas se você não gosta de se exercitar, não se preocupe. Mesmo um pouco de exercício (duas vezes por semana) podem ter um efeito positivo na perda auditiva. Tome cuidado para não se exercitar com fones de ouvido e evite música alta a todo custo. É sabido que ruídos altos causam danos às células ciliadas do ouvido, e aquelas que você perder não poderão ser substituídas.
A melhor maneira de avaliar se a música que ouve é muito alta é verificar se as pessoas podem ouvi-la tocando em seu fone de ouvido.

Praticar meditação

A meditação é uma prática antiga com numerosos estudos que apontam uma miríade de benefícios para sua saúde. Muita gente se surpreende quando ouve que ela pode mesmo ajudar a melhorar sua audição. Quando você senta em silêncio e volta sua atenção para dentro de si, ajuda seu corpo a regular sua pressão arterial, o fluxo sanguíneo e a normalizar outros processos fisiológicos. A meditação tem uma profunda capacidade de reduzir seu estresse e desse modo diminuir seu potencial impacto negativo em todos os seus sistemas corporais.

Esta prática simples mas poderosa estimula o relaxamento profundo e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Quando você sintoniza os sons a seu redor ou outros sons ambientais, como o chilrear de pássaros, você inadvertidamente trabalha sua audição. Ao usar sons para meditar, estará muito mais sintonizado com eles durante o dia. Com o passar do tempo, sua mente subconsciente irá ajudá-lo a notar determinados sons mais baixos que você antes não percebia. Apesar de essa ser uma melhoria auditiva mental, seu efeito ainda assim é poderoso.

A meditação em um parque lhe permite imergir em uma miríade de diferentes sons. Fazer exercícios de respiração profunda como parte da sua meditação irá oxigenar o seu sangue e aumentar a circulação sanguínea. Concentre alternadamente a atenção em seu corpo e nos sons à sua volta.

Localização do som

A maior parte das pessoas não sabe, mas seus ouvidos não são os únicos que desempenham um papel em sua habilidade de ouvir sons. Seu cérebro também tem uma grande responsabilidade no processamento dos sons. É possível otimizar a habilidade de seu cérebro para realizar suas funções treinando-o para se concentrar em ruídos. A localização do som é uma forma eficaz de aguçar a capacidade do seu cérebro de localizar e interpretar sons. Há diversas variantes desse tipo de exercício auditivo.
  1. Ligue a música em um aposento e caminhe enquanto tenta prestar bastante atenção às diferenças sutis de sons que ouve ao se mover. Esforce-se ao máximo para entender as letras e identificar os vários instrumentos utilizados na música. Altere o volume de tempos em tempos, como também o local em que pratica esse exercício.
  2. Ligue uma fonte sonora (como um rádio) em um ponto do aposento. Toque música com um volume suave. Ligue outra fonte sonora e a coloque em outro ponto do mesmo aposento. Aumente o volume até que a música de duas fontes sonoras diferentes crie um ambiente ruidoso.
  3. Peça a um amigo ou membro da família que leia frases de um livro enquanto ele se movimenta pela sala. Feche os olhos e, ouvindo com atenção, repita as frases em voz alta e tente descobrir de onde vêm as palavras.
Você pode usar algumas ou todas as atividades acima para melhorar sua audição. Certifique-se de fazê-los regularmente para obter resultados. Se estiver sofrendo perda auditiva, não deixe de fazer um teste de audição. Um teste de audição realizado por um profissional de saúde auditiva é essencial para identificar o tipo e a severidade de sua perda auditiva.

Obter um aparelho auditivo pode ser a melhor opção para melhorar seus problemas auditivos. Um aparelho auditivo lhe permite ouvir melhor e ajuda seu cérebro a reconhecer os sons que você não é capaz de ouvir sem um aparelho auditivo. Você deve sempre procurar ajuda profissional em caso de agravamento dos seus sintomas, pois a perda auditiva não tratada pode afetar negativamente o seu bem-estar mental e físico.
As melhores atividades para melhorar a audição