Sinais de surdez em cães

Embora alguns sinais de perda auditiva em cães sejam evidentes, como a falta de resposta ao som, pode ser difícil para um pai de animal de estimação perceber que o seu cão é surdo, especialmente se for algo novo ou estiver se desenvolvendo lentamente. 

Por isso, é essencial prestar muita atenção em qualquer mudança de comportamento. O que parece ser desobediência pode na verdade ser um sinal de que algo está errado. 

Um dos sinais mais comuns de surdez em cães é a falta de resposta a comandos ou outros ruídos aos quais eles costumavam reagir ou se assustar facilmente. Isso pode incluir brinquedos com apito ou campainhas. A perda auditiva em animais de estimação às vezes também vem acompanhada de latidos excessivos. 

Diagnosticando a perda auditiva em animais de estimação

Assim que começar a notar as mudanças de comportamento referidas em seu animal de estimação, vale a pena buscar um diagnóstico formal com um veterinário. Isso não só ajuda a confirmar suas suspeitas, mas também garante que o seu animal de estimação receba todos os tratamentos necessários.

Considere verificar seus ouvidos para detectar possíveis problemas e fazer uma lista dos sintomas a serem discutidos com o veterinário do seu cão. O veterinário examinará o ouvido do seu cão, inclusive utilizará ferramentas para visualizar o fundo do canal auditivo, para verificar a existência de problemas.

Possíveis causas de perda auditiva em cães

Embora haja várias possíveis causas de perda auditiva em cães, saber a causa exata é importante para a sua saúde. Alguns problemas são inevitáveis e, além da falta de audição, são considerados inofensivos.
Contudo, outras causas de surdez em cães podem ser dolorosas ou ameaçadoras para a sua saúde. Ter seus ouvidos cuidadosamente examinados para obter um diagnóstico pode ajudar a garantir uma boa qualidade de vida, ainda que eles jamais ouçam novamente.
Obstruções
Às vezes, objetos estranhos ou mudanças corporais podem resultar na obstrução do canal auditivo. Isto pode limitar a capacidade dos cães em ouvir bem (ou de todo). Este é um exemplo do porque é importante que seu cão seja examinado por um veterinário.

Obstruções causadas por objetos estranhos, tais como poeira e fragmentos, podem ser removidos para que não causem dor e infecção. Obstruções causadas por inflamações ou massas (como tumores) podem ser tratados com medicamentos ou cirurgia.
Malformação congênita
Alguns cães e raças estão geneticamente predispostos a sofrer de perda auditiva. Isto significa que eles têm uma chance maior de nascerem surdos ou de desenvolver a surdez mais tarde. 

Mais de 100 raças de cães podem vivenciar esta causa de surdez, principalmente as raças com pelos brancos e merle. Alguns exemplos de raças afetadas incluem dachshunds, grandes dinamarqueses e bulldogs.

No entanto, só porque o seu cão pertence a uma certa raça não significa que ele desenvolverá surdez, mesmo que ele tenha uma certa coloração de pelos. Isto depende de diversos fatores genéticos.
Idade
Conforme os cães envelhecem, partes de seu corpo começam a mudar, inclusive suas orelhas. Os nervos em seus ouvidos os ajudam a ouvir, mas estes nervos podem se degenerar ao longo dos anos. 

Quando a idade e a degeneração do nervo são as causas da perda auditiva, os sintomas aparecem de forma gradual. Isto significa que nem sempre é evidente que o problema é a audição. 
Lesões na orelha
Os sinais de surdez em cães podem ser um resultado de lesões na orelha. As lesões na orelha existem em várias formas, tais como danos físicos na orelha e no tímpano. Isto inclui a exposição frequente e repetida a ruídos altos.

A infecção também pode causar lesões à orelha interna. Isto pode acontecer quando as infecções não são tratadas ou ocorrem com frequência. A infecção pode causar uma inflamação prolongada que pode até mesmo resultar na necessidade de fazer uma cirurgia. 
Exposição a toxinas
A exposição a metais pesados ou a certos produtos químicos podem causar a perda auditiva em cães. Por exemplo, quando certos remédios são usados incorretamente ou têm efeitos colaterais que podem causar surdez, conhecido como ototoxidade

Ao tratar cães usando remédios, é importante usá-los conforme prescrito. Se os cães forem expostos a possíveis toxinas, é importante entrar imediatamente em contato com um veterinário ou com o centro veterinário de controle de intoxicações e envenenamentos. 

Como cuidar de um cão surdo

Ainda que você note sinais de perda auditiva nos cães, não significa que eles terão uma qualidade de vida inferior à dos cães com boa audição. A coisa mais importante é reestruturar a sua abordagem aos cuidados de animais de estimação.

Talvez seja necessário reeducar o seu cão para aprender comandos não verbais. Comece aprendendo como chamar a atenção de seu cão batendo o pé, especialmente quando for entrar em algum espaço. 

Ter paciência é fundamental ao ajustar a sua rotina para acolher um cão surdo. O cão pode levar algum tempo a aprender novos comandos e a se adaptar ao seu novo estilo de vida. Seja paciente e consistente para obter os melhores resultados a fim de manter um relacionamento positivo.

Esteja preparado para a surdez em cães

Embora nem sempre seja evidente como será a vida de nossos cães, é importante estar preparado para a sua surdez. Ao entender os sinais de perda auditiva nos cães e o que fazer sobre eles, você pode ajudar seu animal de estimação a continuar vivendo uma vida saudável.

Para obter mais dicas e recomendações relacionadas à audição, visite o nosso blog
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.