As infecções do ouvido podem afetar os ouvidos externo, médio e interno, podendo ser agudas ou crônicas. Entre os adultos, as infecções do ouvido externo e médio são as mais prevalentes, ao passo que as infecções do ouvido interno são raras. Em geral, você sabe que tem uma infecção aguda se os sintomas permanecerem somente por um curto período. As infecções crônicas do ouvido duram muito mais tempo e são mais propensas a provocar danos permanentes em partes do ouvido interno, incluindo a cóclea, o nervo auditivo e o nervo vestibular. Repetidas infecções do ouvido médio também podem danificar o mecanismo responsável pelo equilíbrio.

Antes de nos aprofundarmos na conversa sobre os principais sintomas de infecção do ouvido, é essencial revisar o que é uma infecção do ouvido e os vários tipos. De acordo com a definição do Department of Health & Human Services dos EUA, uma infecção do ouvido é uma inflamação do ouvido médio causada por um patógeno (vírus ou bactéria) devido ao acúmulo de fluido atrás do tímpano. 

Tipos de infecção do ouvido

As infecções do ouvido podem afetar os ouvidos interno, médio ou externo. Crianças pequenas são extremamente propensas a ter infecções do ouvido, com a maioria delas sofrendo pelo menos um episódio antes dos três anos. No entanto, nem todas são propensas a contrair a doença. Alguns dos fatores de risco mais comuns são o histórico familiar, alergias frequentes, imunidade baixa e exposição ao tabagismo passivo. Bebês alimentados por mamadeira e crianças que usam chupeta são mais propensos a contrair infecções do ouvido. 

As cinco infecções do ouvido mais comuns são: otite média aguda, otite média com efusão, otite externa (ouvido de nadador), tímpano rompido e mastoidite.

Dos três tipos, a otite média aguda é a mais comum. Seu profissional de saúde pode diagnosticar facilmente uma infecção aguda do ouvido com um otoscópio. Os sinais característicos dessa condição são o inchaço e infecção de partes do ouvido médio e a retenção de fluido atrás do tímpano. A otite média aguda pode ser muito dolorosa e pode vir acompanhada de febre, especialmente em crianças. 
Uma vez que uma infecção do ouvido tiver completado o seu ciclo, ela pode causar a chamada otite média com efusão. Curiosamente, o único sintoma pode ser o fluido atrás do tímpano. A otite média crônica com efusão acontece quando o fluido atrás do tímpano permanece por um longo período ou retorna repetidamente, apesar de não haver sinais de infecção. Lidar com essa condição crônica é desafiador para as crianças porque a presença de fluido cria um terreno fértil para patógenos – tais como vírus e bactérias – dificultando o impedimento de novas infecções. 

Um tímpano rompido ocorre quando uma lesão ou infecção causa um rasgo ou buraco no tímpano. O fluido retido no ouvido médio pode criar uma pressão intensa, agravando a ruptura ao torná-la pior, causando até mesmo perda auditiva. Não fique muito preocupado se o seu médico diagnosticar uma ruptura no tímpano, pois na maioria das vezes ele se recupera por si só em questão de semanas. 
A mastoidite é uma condição grave que acontece quando uma otite média é tratada de forma inadequada, permitindo que a infecção se espalhe para o osso atrás do ouvido, chamado de mastoide. Uma vez que esta é uma infecção bacteriana grave, é crucial procurar atendimento médico e ser tratado por um profissional de saúde. Se não for tratada, as complicações podem ser devastadoras, tais como surdez, lesões cerebrais, sepse e até mesmo morte. 

Como as infecções do ouvido se desenvolvem?

Para entender melhor como as infecções do ouvido se desenvolvem, é importante se familiarizar com uma seção específica do canal auditivo. A trompa de Eustáquio – também conhecida como tuba auditiva – se estende do ouvido médio até a parte superior da garganta atrás do nariz. Ela apoia a saúde do ouvido médio equalizando a pressão, removendo secreções e protegendo contra patógenos causadores de infecções. Quando a trompa de Eustáquio fica obstruída ou inchada – o que pode ocorrer devido a vários motivos – vírus e bactérias podem começar a se proliferar, e uma infecção do ouvido pode se estabelecer rapidamente. Em alguns casos, o tímpano pode romper e criar um fluxo de pus do ouvido.

Veja a seguir alguns dos sinais mais importantes que indicam que você tem uma infecção do ouvido.

Quais são os sintomas de infecção do ouvido mais comuns?

1. Dor de ouvido


Dor ou desconforto em seu ouvido é um dos sinais característicos de que você está no processo de desenvolver uma infecção do ouvido ou de que já tem. Não é raro sentir uma sensação desagradável no fundo do canal auditivo mesmo antes de uma infecção de fato. À medida que a condição evolui e os patógenos começam a se multiplicar, a inflamação e o inchaço ocorrem. Evidentemente, conforme o inchaço e a inflamação pioram, o mesmo acontece com a dor. Para piorar a situação, é possível que a dor não se restrinja à área do seu ouvido; ela pode irradiar até a mandíbula. Medicamentos analgésicos vendidos com ou sem prescrição médica podem ser úteis para aliviar a dor.

Lembre-se: a dor pode não ser o único tipo de desconforto que indica seus problemas de ouvido. Muitas pessoas também sentem uma pressão desconfortável e uma coceira irritante.

2. Sintomas semelhantes aos da gripe

Quando se trata de gripe, os sintomas mais comuns que sentimos são congestão, febre, dor de garganta e coriza. Quando as trompas de Eustáquio ficam obstruídas, também é possível desenvolver uma infecção do ouvido. Quando o entupimento e a congestão perduram por semanas, a probabilidade de desenvolver uma infecção do ouvido cresce exponencialmente. 

3. Dificuldade em dormir

A dor de ouvido pode ser prejudicial à sua capacidade de ter um sono de qualidade. Para algumas pessoas, a dor pode ser tão intensa que adormecer se torna um problema real, especialmente porque o desconforto muitas vezes piora à noite. O zumbido – que frequentemente acompanha as infecções do ouvido médio, externo e interno – pode impedir que você descanse o suficiente por alguns dias a várias semanas. 
4. Ouvidos inchados

Ouvidos inchados estão estritamente relacionados à dor que muitas pessoas sentem quando uma infecção do ouvido se desenvolve. O fluido no canal auditivo provoca uma pressão, que leva à inflamação e ao inchaço. Um ouvido inchado na maioria das vezes causa dor, que frequentemente afeta o ouvido e a área ao redor. Em casos graves, seu ouvido pode ficar quente ao toque. 
5. Coceira no ouvido

A coceira no canal auditivo não é um sintoma raro de uma infecção do ouvido médio, principalmente se vier acompanhada de uma sensação de inchaço, dor intensa, tinido ou zumbido. É possível perceber que à medida que a infecção piora, o mesmo acontece com a coceira. A pior parte dessa coceira é que ela normalmente ocorre no fundo do canal auditivo, tornando-a impossível de coçar.

6. Febre

A febre é uma resposta natural do corpo que visa interromper o crescimento dos patógenos – vírus ou bactérias – que estão causando uma infecção do ouvido médio. O corpo usará suas defesas naturais para combater os invasores. Os patógenos não gostam de temperaturas altas, motivo pelo qual o seu corpo elevará sua temperatura corporal a fim de criar um ambiente no qual os patógenos não consigam se proliferar. 

Embora uma febre baixa (abaixo de 38,9°C) não seja preocupante, uma febre alta pode ser um sinal de que a sua infecção está se espalhando. Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. 

7. Secreção no ouvido

Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o. Quando o fluido consegue atravessar o rasgo, uma secreção transparente ou amarelada fica visível. Se perceber um mau cheiro com a secreção, consulte um profissional de saúde.
8. Tontura

Não é de admirar que tantas pessoas sintam tonturas quando adoecem de uma infecção do ouvido. O ouvido desempenha uma função crucial na manutenção do equilíbrio. 

Quando surge uma infecção do ouvido, o inchaço pode pressionar esse mecanismo causando tontura. Essa sensação pode ser desconcertante, fazendo você se sentir desorientado. Se a tontura persistir, não deixe de conversar com seu médico para diminuir as chances de problemas de equilíbrio a longo prazo. 
9. Deficiência auditiva

Se a infecção que você desenvolver for grave ou puder se espalhar, é possível que você sinta um certo grau de perda auditiva ou distúrbio de audição ao longo do tempo. À medida que a infecção evoluir, a inflamação também aumentará, potencialmente criando obstruções em seu canal auditivo.

10. Dor de cabeça

Dores de cabeça causadas pela inflamação no ouvido, dor e febre também são possíveis sinais de uma infecção do ouvido. As dores de cabeça podem ser chatas e persistentes, tendendo a aparecer intermitentemente. Não ignore os seus sintomas, pois uma dor de cabeça também pode ser um sinal de meningite, uma possível complicação de infecções do ouvido não tratadas. 

Como você pode ver, os sintomas de uma infecção do ouvido são numerosos e muitos deles podem afetar sua qualidade de vida. Embora seja possível tentar usar remédios caseiros para aliviar seus sintomas, o melhor a fazer é consultar um profissional de saúde para examinar seus ouvidos caso suspeite que tenha uma infecção do ouvido.

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.