0800 011 1000
Loja Online
Compre online pilhas, acessórios, desumidificadores e muito mais!

A busca por uma Boa Audição: A aquisição de um aparelho auditivo é uma decisão importante. Afinal, você poderá melhorar significativamente a sua qualidade de vida. Demore o tempo que for necessário e procure obter o máximo de informações possível sobre os modelos durante o aconselhamento. Mas, por onde devo começar? Quais são os aspectos que devo levar em conta durante o aconselhamento? Reunimos aqui as dicas e informações mais importantes para você.

Qual é a razão para não existirem mais pessoas usando aparelhos auditivos?

Os aparelhos auditivos modernos são praticamente invisíveis no ouvido. São como pequenas maravilhas tecnológicas, resistentes a água e a poeira - podem ser conectadas sem fios a outros dispositivos eletrônicos. No entanto, muitas pessoas que ouvem mal continuam a sentir-se relutantes quanto ao uso de um aparelho auditivo. A que se deve isso? Existem muitas razões.
Algumas pessoas não querem aceitar o fato de ouvirem mal e uma grande parte, na realidade, desconhece a sua situação. Como na maioria dos casos a deficiência auditiva surge de forma lenta e sutil, não é assim tão fácil reconhecê-la. Ao início, muitos dos afetados têm a sensação de que as outras pessoas estão a sussurrar. O volume da televisão é sempre mais mais alto. Por vezes, não ouvem o telefone tocando, mas tudo isso não parece ser um grande problema.
Os sinais de deficiência auditiva se intensificam gradualmente. Se notar alguma dificuldade auditiva em si mesmo ou em algum familiar/amigo, procure ajuda o quanto antes, pois ainda é possível ouvir bem - quanto antes procurar ajuda, melhor vai ser a sua adaptação.
Muitos também são da opinião de que a deficiência auditiva somente afeta as pessoas mais velhas. E claro, ninguém quer ser considerado velho. O risco de deficiência auditiva aumenta a partir dos 40 anos e é nessa idade que muitas pessoas começam a sentir os primeiros problemas auditivos. Por isso, não é um problema de velhice.

Quais são os preconceitos mais usuais relativos a aparelhos auditivos?

"Os aparelhos auditivos não me ajudam" – este é um dos preconceitos mais persistentes. O que fundamenta esta afirmação? Há alguns anos átras, os aparelhos auditivos eram considerados ganchos auriculares volumosos suspensos por trás da orelha e que surtiam um efeito reduzido na melhoria da capacidade auditiva.

Um problema frequente e bastante doloroso para os ouvidos era a microfonia dos aparelhos auditivos mais antigos (piiiiiiiiiii), a qual podia ocorrer, por exemplo, em situações de abraços. Hoje em dia, este problema foi ultrapassado com êxito.
A ideia errônea de que é necessário continuar a "treinar“ os ouvidos que já não escutam direito ainda persiste. Muitos desses afetados julgam que um aparelho auditivo irá "mimar" a sua audição e que esta ficará dependente de uma ajuda técnica. No entanto, a audição não se regenera por si só. Logo que se verifique um dano auditivo, este será praticamente irreversível. Um aparelho auditivo representa quase sempre a única possibilidade de ajuda. A tecnologia não cura a pessoa afetada, mas facilita a vida de quem sofre de deficiência auditiva.

Quais são os primeiros passos?

A audição é um dos nossos sentidos mais importantes do ser humano. É primordial cuidar da sua saúde auditiva e visitar imediatamente um especialista em saúde auditiva, caso tenha conhecimento de algum problema de audição.
 
Se você desconfia que está com alguma perda auditiva, marque uma consulta em um centro auditivo o mais rápido possível. Eles vão determinar se há ou não perda auditiva e oferecerão instruções para lhe ajudar.

O que eu devo saber antes de comprar um aparelho auditivo

Investir em um aparelho auditivo é uma decisão importante e pode melhorar significativamente sua qualidade de vida. Busque um tempo para visitar um centro auditivo experiente e conhecido no mercado e encontre a solução adequada ao seu estilo de vida em conjunto.
  • Descubra aqui sobre os "problemas auditivos" e como eles podem ser tratados.
  • Caso queira se preparar, simule com nossa triagem online.
  • Encontre uma rede/centro auditivo próximo de você
  • Faça uma triagem auditiva profissional no local e peça uma explicação detalhada sobre sua dificuldade
  • Peça-lhes para lhe mostrar os vários modelos que seriam apropriados para os seus problemas auditivos e estilo de vida, e para explicar como eles funcionam.
  • Descubra quais serviços estão incluídos no preço de compra (Ex: Acompanhamento Fonoaudiológico, Pilhas Grátis, Assitência Técnica e etc). 
  • Verifique se as configurações do dispositivo estão otimizadas para você. Usar um aparelho auditivo mal ajustado é desconfortável e o aparelho auditivo não fornece a qualidade sonora desejada.
  • Diga a seus amigos e parentes sobre seu novo aparelho auditivo e explique que, a partir de agora, eles não precisarão mais levantar a voz ao falar com você.

Eu preciso de acessórios de aparelhos auditivos especiais?

Consulte o seu fonoaudiólogo para obter informações sobre acessórios úteis. Existem dispositivos adicionais que pode aprimorar o desempenho de seus aparelhos auditivos ao ver televisão, telefonar ou em grupos grandes de pessoas. A tecnologia e o desempenho entre aparelhos auditivos variam de acordo com o fabricante, o modelo e o preço. Regra geral, quanto mais concreta for a informação que você fornecer ao seu foaunodiólogo sobre as suas necessidades auditivas cotidianas, mais preciso será o aconselhamento relacionado à escolha do acessório indicado para o aparelho auditivo.

A ação de um aparelho auditivo não se resume somente ao aumento do volume. Eles reconhecem automaticamente diferentes situações auditivas e adaptam-se a elas. Isso permite aos nossos clientes voltar a sentir o prazer de ir a encontros sociais ou de assistir a uma peça de teatro. O uso de aparelhos auditivos pode ser melhorado por acessórios conectados. Em palestras ou conferências, no cinema ou no teatro, é muitas vezes útil transmitir os sinais do som diretamente para o aparelho auditivo. Essa é a forma mais eficaz de eliminar os ruídos de fundo perturbadores – que existem sempre nas multidões –. Os aparelhos auditivos modernos são duráveis e confiáveis. A experiência demonstrou que os clientes com perda auditiva passaram a ouvir e a compreender a linguagem falada muito melhor graças a estes acessórios.
 

Encontram-se disponíveis os seguintes sistemas:

Transmissão Digital / Bluetooth
A maioria dos aparelhos auditivos da atualidade já vêm equipados com receptores Bluetooth. Isso permite transmitir os sinais de celulares ou de dispositivos de áudio diretamente para o aparelho auditivo e, com isso, para o ouvido. A vantagem consiste em você conseguir ouvir muito melhor, por exemplo, no celular e apreciar música sem distorções do ambiente em redor.
Sistemas FM de transmissão de sinal sem fio
Os sinais de rádio de frequência modulada são usados em salas de conferências ou em locais de eventos. Isso permite transmitir a fala seletivamente em ambientes ruidosos ou cambientes onde a acústica não favorece. Para captar esses sinais diretamente no ouvido com o aparelho auditivo, existem dois tipos de acessórios: um receptor conectado ao aparelho auditivo ou um receptor FM adicional usado no corpo.
Aparelho Auditivo & Bobina de Indução
Existe uma gama de aparelhos mais clássicos que já vem com bobina de indução. Com esses, é possível captar sinais áudio diretamente no aparelho sem quaisquer interferências. Por exemplo, em cinemas e teatros. Basta que o ambiente esteja alinhado com essa tecnologia também... muito conhecida por aro magnético.
Próteses auditivas por infravermelhos
Estes dispositivos adicionais conseguem transmitir sinais de som de dispositivos de áudio ou microfones. A luz de infravermelhos transmite os sinais de um transmissor para um receptor, o qual irá converter os sinais de infravermelhos em ondas sonoras diretamente no ouvido.

Outros assuntos

Qual é o aparelho auditivo que devo escolher?
Tipos de aparelhos auditivos