Causas Comuns das Dores de Ouvido

As Dores de Ouvidos são um dos problemas de saúde mais comuns observados por médicos e podem afetar tanto jovens como idosos da mesma forma e espontaneamente. Geralmente, manifestam-se desde uma dor ligeira a uma dor intensa e incessante num ou em ambos os ouvidos, as dores de ouvido desaparecem frequentemente por si só no espaço de uma a duas semanas. 
Se, por qualquer motivo, tiver uma dor de ouvido que dura mais de duas semanas, deverá consultar o seu médico de família ou um profissional de saúde auditiva para ver do que se trata.
 
É importante lembrar que as dores de ouvido não estão sempre relacionadas com infeções. Às vezes, a dor pode estar mais intimamente associada a uma doença ou àquilo que se denomina de dor “referida”. A dor referida é real, mas tem origem num local diferente, por ex., num dente estragado ou com uma infeção.
Eis algumas das causas comuns de dores de ouvidos e otalgias:
  • Infeção do ouvido (Otite Média aguda) - frequentemente observada em crianças, mas também pode afetar os adultos. Quando alguém sofre de otites crónicas, realiza-se com frequência uma intervenção cirúrgica recorrendo a tubos auditivos ou anéis de isolamento. 
  • Glue ear” (ouvido tapado) ou otite média com efusão - um quadro clínico em que o ouvido médio de uma pessoa fica cheio de uma substância semelhante a cola. Normalmente, resolve-se por si só passadas algumas semanas. 
  • Acumulação de cera ou obstrução
  • Infeções na garganta, nos seios nasais ou constipações
  • Um objeto estranho no ouvido como uma cotonete
  • Dor no maxilar devido a uma infeção num dente, a uma pancada num dente ou devido a ranger os dentes
  • Às vezes, o tempo frio causa dores de ouvidos em algumas pessoas
  • Mudanças de altitude, tais como quando se anda de avião, se faz mergulho ou se anda de carro em regiões montanhosas
  • Água presa no ouvido ou ouvido de nadador (Otite Externa)

Remédios Naturais e Caseiros que Ajudarão a Aliviar as Dores de Ouvidos e Otalgias

A boa notícia para as pessoas que sofrem de dores de ouvidos é que existem vários remédios caseiros excelentes que funcionam no alívio do desconforto e parar a dor irritante. Muitos destes têm sido utilizados com sucesso ao longo dos anos e são recomendados pelos médicos (bem como pelas mães) como a primeira linha de defesa no combate às dores de ouvido.
  • Aplicar compressas mornas ou frias. Algumas pessoas recomendam alternar entre as duas a cada 10 ou 15 minutos. Lembre-se, nunca adormeça ao utilizar compressas de aquecimento e nunca deixe as crianças utilizar sem supervisão. Com frio ou gelo deve cobrir sempre com um pano e nunca aplicar diretamente na pele. As compressas funcionam melhor quando são aplicadas por baixo da orelha.
  • No caso de infeções do ouvido externo ou drenagem de líquido, devem ser aplicadas várias gotas em partes iguais de vinagre de cidra de maçã e álcool isopropílico no ouvido, aguardar vários minutos e, depois, deixar escorrer o líquido. Comprovadamente com propriedades curativas e antibacterianas, o vinagre de cidra de maçã (não filtrado) mata muitos tipos de bactérias nocivas e restaura o pH do canal auditivo. Não irá aliviar a dor de ouvido, mas devido às suas propriedades antimicrobianas, este método pode ser utilizado em conjunto com tratamentos tradicionais para infeções nos ouvidos.
  • Há muito utilizada nas gotas otológicas de venda comercial, a água oxigenada diluída em partes iguais pode ser utilizada para decompor suavemente o cerúmen (cera dos ouvidos). Basta aplicar várias gotas no ouvido, deixar atuar durante alguns minutos e, depois, deixar escorrer – e enxaguar com água limpa.
  • Para aliviar a pressão no ouvido que causa a dor, experimente mastigar pastilha elástica ou chupar um rebuçado. Tal ação, reduz a pressão acumulada nas trompas de Eustáquio localizadas entre o ouvido médio e a parte de trás do nariz e da garganta. Isto é especialmente útil quando se deparar com uma mudança de altitude, tal como quando viaja de avião ou quando anda de carro nas montanhas. Nestes casos, engolir também pode ajudar.
  • Para tentar amolecer a cera nos ouvidos, experimente azeite morno, não mais quente do que a temperatura do corpo para evitar queimar o interior do ouvido. 
  • Mude a posição de dormir, eleve a cabeça e o tronco em vez de ficar deitado de costas ou de lado. Muitas vezes, isto ajudará pelo menos a dormir melhor durante o tempo que demora a dor de ouvido a passar.
  • Pode encontrar gotas otológicas à base de plantas naturopáticas em qualquer loja de produtos naturais e, agora, na maioria dos grandes hipermercados. Estas gotas costumam ser à base de trevo ou de alfazema e, muitas vezes, contêm gengibre, um antibacteriano natural.
  • Existem sempre analgésicos de venda livre, em particular, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) que irão ajudar com a dor de ouvido.

Estes tratamentos, utilizados criteriosamente, poderão ajudar a reduzir a dor de ouvido. Se estiver a sentir sintomas mais graves, é imperativo que procure os conselhos do seu médico de família ou de um otorrinolaringologista. Problemas mais demorados podem exigir tratamento médico com gotas ou medicamentos, terapia com antibióticos ou uma intervenção cirúrgica para colocar tubos auditivos.
Se não souber do que se trata, é sempre melhor ser cauteloso e consultar um otorrinolaringologista. Uma perda de audição progressivamente pior pode ser um sinal de que algo não está bem e que precisa de tratamento rápido. 

Para as dores de ouvidos mais rotineiras, estes remédios naturais e caseiros devem resolver a situação!
Já experimentou algum destes métodos? Funcionaram? Conte-nos a sua experiência nos comentários!