0800 011 1000
Loja Online
Compre online pilhas, acessórios, desumidificadores e muito mais!

Já pensou alguma vez sobre a proteção dos seus ouvidos? Não? Não é o único. É frequente não pensarmos nas consequências que os ruídos cotidianos poderão ter para a nossa audição. O barulho constante não só pode levar à deficiência auditiva, como também traz muitos outros riscos para saúde. Saiba mais sobre as consequências do barulho e a melhor forma de proteger a sua audição.

Por que devo proteger a minha audição?

Ao contrário dos olhos, que rapidamente se conseguem proteger por trás das pálpebras, a audição não se consegue proteger do barulho. Não é possível fechar conscientemente os nossos ouvidos ou desligá-los por um curto período de tempo – estes estão sempre prontos para receber sons, ruídos ou mesmo barulho. Como tal, a exposição contínua ao barulho elevado ou agudo poderá afetar as células ciliadas e levar à sua morte. Na pior das hipóteses, isto poderá levar à deficiência auditiva.

Para que possamos continuar desfrutando de todas as paisagens sonoras da vida, devemos fazer algo para proteger o nosso sentido mais importante. De outra forma, já não poderemos confiar mais em nosso sentido – seja em conversas ou em situações perigosas.

Que consequências para a saúde advêm de um alto nível de poluição sonora?

Muitas vezes, nem sequer estamos conscientes de que a nossa audição se encontra em risco em muitas situações da vida cotidiana: a música muito alta em boates e concertos ou o barulho proveniente dos trabalhos de bricolagem pode rapidamente levar a perdas da capacidade auditiva, mesmo em pessoas mais jovens. O barulho contínuo, como em uma estrada principal, com níveis de volume de cerca de 80 decibéis, já se encontra em uma área de risco e pode afetar a audição a longo prazo. Além de surdez induzida pelo barulho, cada vez mais pessoas estão preocupadas com o fato de os ruídos muito altos também poderem causar zumbidos ou choques acústicos.
O barulho constante não afeta apenas os nossos ouvidos, mas todo o nosso corpo. Todos os ruídos incômodos colocam o corpo humano em alerta. Isto leva à liberação de hormônios do estresse, a um ritmo cardíaco mais acelerado e ao aumento da pressão arterial e da frequência respiratória. Outras consequências da poluição sonora podem incluir problemas de concentração, diminuição do desempenho, problemas de sono, hipertensão e até doenças cardiovasculares.
Com a proteção auditiva adequada, poderá prevenir os danos auditivos e outros riscos para a saúde de forma eficaz.

Será que necessito de proteção auditiva?

O momento a partir do qual o barulho é considerado incômodo ou desagradável varia de pessoa para pessoa. O limiar da dor está definido a cerca de 120 decibéis (dB), mas o barulho da rua, os ruídos de um motor ou uma ida a uma boate com níveis de ruído acima dos 80 dB podem também afetar a saúde. Mas a quanto corresponde um decibel ou 10 decibéis verdadeiramente? Abaixo poderá encontrar um gráfico que ilustra a quantos decibéis correspondem os seguintes sons do cotidiano.

Estratégias para proteger a sua audição

De forma a evitar a deficiência auditiva, damos-lhe algumas dicas sobre proteção auditiva. Estas são fáceis de aplicar e contribuem para que os seus ouvidos estejam sujeitos a ruídos menos prejudiciais e para que possa continuar a desfrutar de uma audição adequada.
Baixe o volume!
O rádio, a televisão ou o leitor de MP3: certifique-se de que não excede um determinado nível de volume, mas diminua o volume.
Reduzir!
Reduza o número de fontes de ruído paralelas. As conversas em simultâneo, a música no computador e os aparelhos elétricos são prejudiciais para os ouvidos.
Compre aparelhos silenciosos!
A máquina de lavar roupa, a máquina de lavar louça, a geladeira: preste atenção à indicação dos decibéis ao comprar eletrodomésticos. Quanto menor for o número de decibéis, mais silencioso o aparelho será e, consequentemente, mais favorável será para a sua audição.
Afaste-se da fonte de ruído!
Mantenha-se o mais longe possível da fonte de ruído. Se sentir que o volume está demasiado alto para você, afaste-se, mesmo se tiver de sair da sala.
Utilize uma proteção auditiva!
Se estiver envolvido em atividades barulhentas, como cortar a grama ou serrar madeira, certifique-se de utilizar uma proteção auditiva. Uma serra circular chega aos 110 dB – mesmo abaixo do limiar da dor!
Proteja a sua audição!
Durante conversas, na detecção de um telefone a tocar, ao ouvir música ou na proximidade de carros: como um dos nossos sentidos mais importantes, a audição ajuda-nos quase naturalmente durante o dia a dia. De forma que possamos confiar em nossos ouvidos durante o maior tempo possível, devemos protegê-los conscientemente.
Proteger os ouvidos!
Embora seja um reflexo em crianças, os adultos devem ser novamente relembrados: Em situações de barulho intenso, pressione as mãos contra os ouvidos e afaste-se!
Ao seguir estas dicas simples, poderá proteger os seus ouvidos e manter a sua capacidade auditiva total. As mesmas garantem que possa compreender e desfrutar de cada som da vida.
Se estiver exposto a ambientes barulhentos, os ruídos o deixarem nervoso ou não conseguir se concentrar adequadamente, uma proteção auditiva será certamente útil. Graças a vários filtros e valores de isolamento, existe igualmente uma proteção auditiva adequada para muitas atividades de lazer. Seja para a natação, o motociclismo, trabalhos de bricolagem ou em uma visita a um festival – poderá encontrar a proteção auditiva certa para cada situação aqui. Os nossos fonoaudiólogos terão prazer em ajudá-lo no momento da escolha.
Tipos de aparelhos auditivos