Visão geral

O que são alucinações auditivas?

O tipo mais comum de alucinação é de natureza auditiva. Embora as alucinações auditivas sejam sintomas comuns de esquizofrenia e transtorno bipolar, 10 a 15 por cento da população geral saudável também as têm de vez em quando. Enquanto algumas pessoas com alucinações auditivas ouvem vozes em suas cabeças, outras podem ouvir sons ou ruídos diferentes. 

A voz que você ouve em sua cabeça pode soar como se alguém estivesse falando com você ou dizendo-lhe para realizar ações específicas. A voz pode ser gentil, hostil ou indiferente. 

Os adultos não são os únicos afetados por alucinações auditivas. Estudos mostram que elas também são relativamente comuns entre crianças pré-púberes em clínicas psiquiátricas. Um estudo teve como objetivo descrever as alucinações auditivas em crianças e estabelecer ligações com os diagnósticos do DSM-IV (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – Quarta edição).

O que causa alucinações auditivas?

Condições de saúde mental
Problemas de saúde mental, como esquizofrenia, estão entre as causas mais comuns de alucinações auditivas. A esquizofrenia é uma doença mental grave que afeta a forma como você pensa, sente e se comporta. Se você tem esquizofrenia, poderá sentir que perdeu o contato com a realidade. Ouvir vozes é um dos sintomas característicos dos transtornos psicóticos e da esquizofrenia. As vozes podem se originar de dentro ou fora de sua cabeça. Algumas vozes podem ser argumentativas, outras simplesmente dizem a você o que fazer. As alucinações também podem ocorrer com outras doenças mentais, como transtorno bipolar, transtorno depressivo maior, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de personalidade limítrofe e muitas outras. 
Demência e doença de Alzheimer
As pessoas que sofrem de demência ou delírio apresentam, frequentemente, alucinações auditivas ou visuais. Se você ou algum familiar tem Alzheimer, é mais provável que as alucinações ocorram nos estágios posteriores. Algumas pessoas até respondem às vozes que ouvem porque parecem muito reais. Na demência com corpos de Lewy, as alucinações visuais são muito mais prevalentes. 
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo com sintomas motores e não motores que caracterizam a doença. A psicose é uma característica comum da doença de Parkinson. A psicose da doença de Parkinson (PDP) inclui várias alucinações – visuais e não visuais – e delírios. Qualquer pessoa que sofra de PDP pode testemunhar o quão prejudicial ela pode ser para a qualidade de vida. Embora as alucinações visuais sejam mais comuns entre quem sofre de PDP, a audição de vozes também pode ocorrer.
Álcool
A alucinose alcoólica é uma complicação rara do abuso crônico de álcool. Um período de consumo excessivo de álcool geralmente desencadeia esses episódios, que são predominantemente de natureza auditiva. Se você bebeu muito por muitos anos, poderá ver ou ouvir coisas que não existem, mesmo depois de parar.
Drogas alucinógenas ilegais
Assim como o ecstasy e o LSD, certas drogas ilícitas podem fazer com que você veja e ouça coisas que não são reais. Essas falsas percepções – sejam visuais, auditivas ou outras – podem acontecer não apenas durante o uso das drogas, mas mesmo após abandoná-las. O LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é uma substância química potente que altera o humor e é conhecido por criar percepções sensoriais incorretas. O PCP (fenciclidina) – desenvolvido na década de 1950 – é outro exemplo de droga alucinógena. O PCP foi inicialmente usado como um anestésico intravenoso; desde então, foi descontinuado devido a efeitos adversos graves. O uso dessas drogas ou outras semelhantes pode resultar em alucinações, ver coisas ou ouvir vozes.
Sono
A alucinação relacionada ao sono é chamada de parassonia. Embora os eventos de parassonia sejam principalmente visuais, eles também podem envolver outros sentidos, incluindo a audição. Os episódios de parassonia geralmente acontecem quando você está prestes a adormecer ou ao acordar. A privação e uma falta crônica de sono também podem estar na raiz das alucinações induzidas pelo sono.
Medicamentos prescritos
Além de problemas de saúde mental, drogas ilícitas e sono, certos medicamentos também podem estar associados a alucinações. Embora todos os medicamentos tenham efeitos colaterais, alguns têm efeitos adversos mais graves, incluindo os medicamentos antipsicóticos. Os medicamentos prescritos para psicose, epilepsia e depressão são bem conhecidos por causar alucinações. 
Enxaquecas
Quem sofre de enxaquecas costuma reclamar de ver coisas ou ouvir sons e vozes. Estudos mostraram que os pacientes com alucinações também sofrem de depressão, além de enxaquecas. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que as taxas de alucinação aumentam entre os que sofrem de enxaqueca e depressão.
Doenças da tireoide
Existem muitos distúrbios diferentes da tireoide, mas apenas um, em particular, foi associado a ouvir vozes. O mixedema é uma doença rara em que os níveis de hormônio da tireoide ficam perigosamente baixos e fazem você ouvir coisas.
Zumbido
Em termos práticos, o zumbido são badaladas nos ouvidos. Embora isso insinue um som de campainha, o que você ouve pode ser semelhante a um assobio, rugido, clique ou zunido. O som pode ser forte ou suave, baixo ou estridente. O zumbido pode afetar apenas um ou ambos os ouvidos. O zumbido é mais comum do que você possa imaginar. De acordo com as estimativas, cerca de 10 por cento dos adultos nos Estados Unidos apresentam zumbido a cada ano. 

Embora o ruído no ouvido não seja considerado uma alucinação, sofrer de zumbido pode aumentar o seu risco de ouvir vozes. Além disso, se você também sofre de depressão, suas chances de ter alucinações serão ainda maiores.
Alucinação musical (AM)
Alucinação musical ou zumbido musical é ouvir uma música que ninguém mais consegue ouvir. Zumbido – um som de campainha no ouvido – é bastante comum e geralmente envolve um som simples, como um zunido ou badalada. No entanto, essas percepções podem ser muito mais complexas para algumas pessoas, pois podem ouvir música que não está sendo tocada. Embora qualquer pessoa possa ter esse tipo de alucinação, é muito mais comum entre mulheres do que homens e entre pessoas com mais de 60 anos. Se você mora sozinho ou tem perda auditiva, terá mais chances de apresentar isso.
Perda auditiva
Se você sofre de perda auditiva, poderá ouvir sons, músicas ou vozes que não existem de fato. Estudos mostram que as alucinações auditivas são prevalentes entre pacientes com deficiência auditiva. Quanto mais severa for a sua perda auditiva, piores serão as alucinações. Embora os pesquisadores não entendam totalmente todos os fatores que potencialmente contribuam para esse fenômeno, seu médico deve avaliar seus sintomas, pois eles podem ser tratáveis.
Epilepsia
A epilepsia é um distúrbio com o sintoma característico de convulsões recorrentes não provocadas por nenhum estímulo. Quando os ataques repetidos de epilepsia afetam a parte do cérebro que processa a audição, você poderá começar a ouvir zumbidos ou vozes. As convulsões recorrentes também podem distorcer a forma como você ouve as coisas, tornando os sons menos fortes ou claros.
Infecções e febres
Algumas infecções podem desencadear alucinações auditivas e fazer com que você ouça coisas. Um exemplo dessas infecções é a meningite. As febres muito altas podem ter efeitos semelhantes, causando desorientação e alucinações. Ainda que ter alucinações enquanto tenha febre não seja perigoso, certamente pode ser assustador. 

Aqueles que experimentam alucinações induzidas por febre geralmente relatam ver imagens ou ouvir sons que não são reais. Tratar a causa da doença provavelmente resolverá as alucinações. 

Como diagnosticar alucinações auditivas?

A forma como o seu médico tratará as alucinações auditivas dependerá da causa dos seus sintomas específicos. Para descobrir o motivo das vozes que você ouve, seu médico avaliará seu histórico de saúde e fará muitas perguntas para entender melhor o seu caso. Ele vai querer saber o tipo de sons e vozes que você ouve, quando seus sintomas começaram e a lista de medicamentos e outras substâncias que você usa.

Seu médico pode encaminhá-lo a um psicólogo para descartar ou confirmar qualquer doença mental ou solicitar outros exames para identificar o motivo das alucinações. Os exames auditivos provavelmente serão um dos primeiros testes solicitados para verificar se ouvir vozes é consequência de uma deficiência auditiva. Outro teste potencial é um eletroencefalograma (EEG) para procurar epilepsia.

Como tratar as alucinações auditivas?

Como você pode ver, existem vários motivos possíveis que podem causar suas alucinações. O diagnóstico e o tratamento podem, portanto, ser bastante complicados. Isso não significa que não há esperança. Os médicos muitas vezes conseguem identificar a causa com sucesso e elaborar um plano de tratamento que ajude os episódios de audição de voz a desaparecerem totalmente ou acontecerem com menos frequência.

Às vezes, é muito simples resolver suas alucinações auditivas. Se as vozes forem causadas por medicamentos antipsicóticos, poderá ser útil alterar a dose do medicamento. Se, no entanto, o culpado pelo que você sente é um transtorno psicótico, poderá ser necessária uma combinação de medicação e terapia.