Como é o funcionamento do ouvido?

Diferentemente do que se pensa, o ouvido não é uma coisa só — sendo dividido em várias áreas diferentes. A parte externa é a responsável pela captação de som e seu interior conta com glândulas que produzem o cerume (popularmente, “cera de ouvido”), atuando como bactericida.

A parte média conecta a orelha externa e interna, formada pela membrana do tímpano e por uma parte óssea. Já a parte interna transmite os estímulos sonoros para o cérebro. Esse arranjo não só nos permite ouvir, como é o responsável por nosso equilíbrio.

As ondas sonoras que os humanos escutam contam com uma faixa de frequência muito específica — de 20 a 20 mil hertz. Abaixo dessa faixa é onde os infrassons atuam, enquanto os ultrassons excedem. Nenhum dos dois tipos é perceptível por seres humanos.

Quais são as soluções para a perda auditiva?

A perda auditiva pode ser gradual ou acontecer de forma mais brusca. Existem vários tipos de ajuda — medicamentosa, tecnológica, terapêutica e por aí vai. O importante é buscar soluções assim que notar as primeiras dificuldades na hora de ouvir.

Consulte um fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo cumpre muitos papéis e lida com problemas distintos. A abordagem não serve apenas para problemas de audição, podendo ajudar em questões de linguagem, voz, deglutição e mastigação.

Considere o uso de aparelhos

O aparelho auditivo pode até não restaurar a audição, mas existem muitos benefícios em usá-lo. O mais perceptível é a possibilidade de ouvir melhor, melhorando as conversas e a comunicação com familiares e amigos. 

Use protetor auricular

Se você já trabalhou em um ambiente com muitos ruídos, certamente reparou como a experiência sem protetor auricular pode ser desagradável, não é? O que muitos não sabem é que os altos sons provocam problemas a longo prazo, aumentando a chance da “PAIR” (Perda Auditiva Induzida por Ruído).

Quais são os sintomas de perda auditiva?

Os sintomas de perda auditiva estão relacionados a como a pessoa tem ouvido os sons recentemente. Existem algumas coisas que precisam ser observadas na audição, como dificuldade para entender falas, incapacidade de ouvir sons suaves, necessidade de aumentar o volume da televisão e por aí vai.

A perda de audição pode prejudicar a comunicação em várias áreas da vida e é importante buscar tratamento mais cedo possível. Fique de olho nos sintomas e não deixe de alertar seus familiares assim que observar os sinais surgindo. Não se esqueça de que a perda pode acontecer em vários níveis diferentes, até nos mais sutis. Nesse caso, você vai precisar de ainda mais atenção para perceber o problema e antecipar a solução.

Para saber ainda mais sobre o assunto, confira o post sobre os níveis de perda auditiva! Você ou sei familiar possui alguma dificuldade auditiva? Entre em contato conosco, ligue 0800 011 1000 e agende uma visita.