Visão geral

O que é a otoplastia?

A otoplastia é um tipo de cirurgia de correção das orelhas que visa corrigir algumas irregularidades ou melhorar a aparência das orelhas. Em 2018, os cirurgiões realizaram cerca de 23.000 procedimentos de otoplastia nos Estados Unidos. A otoplastia não visa melhorar sua audição; em vez disso, envolve a parte visível do ouvido externo, conhecida como pavilhão (orelha). 

Em algumas pessoas, as orelhas não se desenvolvem corretamente, ficando muito pequenas, muito grandes, com formato incorreto ou mal posicionadas. Ainda que o ouvido externo desempenhe apenas um papel pequeno na audição, ele é parte integrante de nossa aparência física. É compreensível que algumas pessoas possam sentir-se envergonhadas por terem orelhas muito proeminentes.

Com o tempo, o constrangimento pode transformar-se em vergonha, diminuir a autoestima e até destruir a autoconfiança. A insatisfação com a aparência estética do ouvido externo é um dos principais motivos pelo qual as pessoas optam pela otoplastia. 

Em geral, os médicos esperam até os cinco anos de idade para realizarem a otoplastia. Esse limite de idade ocorre porque as orelhas atingem seu tamanho máximo por volta dessa época. Naturalmente, é melhor esperar até que as orelhas tenham terminado seu desenvolvimento para realizar uma cirurgia de correção das orelhas. No entanto, não é incomum que os pais submetam seus filhos ao procedimento antes de entrarem na escola. 

Quais são os tipos mais comuns de otoplastia?

Os três tipos principais de otoplastia realizados com mais frequência são a pinagem, o aumento e a redução das orelhas. 

A otoplastia tradicional ou pinagem das orelhas envolve aproximar as orelhas da cabeça. Se suas orelhas ficam salientes ao lado da cabeça, você poderá optar por esse procedimento. Durante a cirurgia de pinagem das orelhas, os médicos fazem pequenos cortes atrás de cada cartilagem das orelhas para remodelá-las, dobrá-las ou remover partes delas a fim de dar às suas orelhas um formato que lhe agrade. 

O aumento das orelhas é para quem tem orelhas pequenas ou que não se desenvolveram totalmente. Ainda que não seja possível aumentar o tamanho das orelhas sem cirurgia, um cirurgião plástico pode realizar uma otoplastia para aumentar o tamanho de seu ouvido externo.

A redução das orelhas é um tipo de otoplastia usada pelos cirurgiões para resolver a macrotia – aumento anormal do pavilhão. Quando suas orelhas são maiores do que o normal, este é o tipo de otoplastia que você pode escolher para reduzir o tamanho delas.

Sou um bom candidato para otoplastia?

Se deseja ter suas orelhas rentes à cabeça, remodeladas, aumentadas ou reduzidas, você provavelmente estará pensando em fazer uma otoplastia. Também é possível que você já tenha feito o procedimento, mas suas orelhas ainda estejam salientes. Se você não estiver satisfeito com os resultados de sua otoplastia, poderá optar por fazer outra. 

Você é um bom candidato à cirurgia de reconstrução das orelhas se tiver mais de cinco anos de idade, estiver em boas condições de saúde e não fumar. Ser fumante é especialmente problemático, porque retarda o processo de cicatrização ao reduzir o fluxo sanguíneo na área.

O que posso esperar antes, durante e após a otoplastia?

Antes da otoplastia
Independentemente do quão ansioso você esteja para deixar suas orelhas rentes à cabeça ou remodelá-las, é fundamental pesquisar sobre o procedimento e encontrar o cirurgião plástico certo para você. Você não vai querer se precipitar, tomar decisões erradas e, eventualmente, enfrentar consequências negativas. 

Quando estiver pronto para prosseguir com a cirurgia plástica das orelhas, comece procurando em sua região por um cirurgião plástico especialista em otoplastia. O título de especialista dá a você uma garantia razoável de que seu médico é altamente capacitado na área de correções das orelhas. Após fazer sua escolha, ligue para o consultório e agende uma consulta com o cirurgião plástico. 

Durante sua consulta, o médico fará uma avaliação completa de seu histórico clínico e coletará todas as informações necessárias. Não deixe de compartilhar todas as informações relevantes, incluindo tipos e datas de cirurgias anteriores, medicamentos que está tomando e problemas de saúde atuais ou anteriores. 

O cirurgião também examinará suas orelhas, discutirá os riscos e benefícios do procedimento e compartilhará com você o custo da cirurgia das orelhas. Recomendamos que faça muitas perguntas. Uma boa ideia seria fazer uma lista com todas as suas dúvidas a fim de se preparar para a consulta. Dessa forma, você garante que não esquecerá nada e terá todas as suas dúvidas respondidas. 

Ao final da consulta, seu médico pode determinar se você é um bom candidato para a cirurgia de reconstrução das orelhas e você deve se sentir mais preparado para dar o passo seguinte. 
Durante a otoplastia
Embora a otoplastia seja geralmente um procedimento ambulatorial, também chamado de cirurgia sem internação ou de consultório, ela pode durar de sessenta minutos a mais de três horas. O tempo necessário para que o cirurgião realize com sucesso a reconstrução das orelhas dependerá do seu caso e da complexidade do procedimento.

Como parte da cirurgia, seu médico lhe dará algum tipo de anestesia ou medicamento para evitar que você sinta dor durante o procedimento. A maioria dos pacientes recebe anestesia local com uma injeção única para anestesiar a área. No entanto, não é incomum receber uma anestesia geral, o que faz com que você fique inconsciente durante o procedimento. 

Dependendo do tipo de otoplastia que você precisa, o cirurgião plástico utilizará diferentes técnicas cirúrgicas. No entanto, na maioria dos procedimentos de otoplastia, os médicos fazem uma pequena incisão atrás da orelha ou dentro das dobras dela, dobram e moldam a cartilagem e fecham a incisão com pontos.

Se estiver apreensivo com as incisões, a otoplastia sem cicatriz – otoplastia sem incisão ou fechada – poderá ser a melhor opção para você. Esse método utiliza suturas que o médico coloca discretamente atrás da orelha, a fim de manipular a cartilagem para uma posição diferente. Infelizmente, as técnicas de otoplastia fechada não são apropriadas para ajustes maiores. Elas são normalmente usadas para crianças e adolescentes que precisam de alterações pequenas. 

Após a otoplastia: recuperação

Embora a recuperação de uma otoplastia seja geralmente mais rápida do que a de outros procedimentos cirúrgicos plásticos, há algumas coisas a serem observadas para garantir que sua recuperação ocorra sem problemas. 

Embora seja tentador mostrar suas orelhas para o mundo imediatamente após a cirurgia, você terá que ser paciente e esperar algumas semanas. Seu médico colocará um curativo no local da cirurgia logo após o procedimento, o qual você deverá manter por vários dias. 

Depois que o curativo cirúrgico for removido, você receberá um curativo mais leve com uma faixa elástica para cabeça, que precisará ser usado por cerca de quatro a seis semanas. Não deixe de seguir as instruções fornecidas pelo seu médico e evite esfregar ou tocar suas orelhas. 

Ainda que os cuidados após a otoplastia não sejam excessivamente complicados, existem algumas etapas adicionais que você deve seguir para garantir uma recuperação rápida. 
  • Não fume e evite se aproximar de fumantes por pelo menos duas semanas após a cirurgia. O hábito de fumar pode causar uma cura deficiente e uma recuperação lenta. 
  • Se notar uma secreção saindo das orelhas nos primeiros dias após a cirurgia, fique calmo. Não é incomum que as orelhas drenem uma pequena quantidade de líquido. Se notar isso acontecendo, aplique água oxigenada com um cotonete e limpe a parte externa das orelhas.
  • Para minimizar o inchaço, mantenha a cabeça elevada à noite enquanto dorme. 
  • Com o passar dos dias, as incisões podem coçar. A coceira é uma parte normal da cura, faça o possível para evitar coçá-las. 
Não se assuste se sentir alguns efeitos colaterais após a cirurgia. Muitas pessoas notam vermelhidão, inchaço, hematomas e dormência ao redor do local da cirurgia, todos considerados normais no processo de recuperação da cirurgia de otoplastia

Quanto custa a cirurgia plástica das orelhas?

De acordo com dados de 2019, disponibilizados pela American Society of Plastic Surgeons, o custo médio da otoplastia gira em torno de US$ 3.220, sem incluir taxas de anestesia, sala de cirurgia e outras despesas. Os planos de saúde geralmente não cobrem a otoplastia, pois é considerada um procedimento estético. 

No entanto, não tire conclusões antes de entrar em contato com seu plano de saúde e discutir seu caso específico. É possível que a otoplastia esteja na lista de serviços cobertos quando for necessária para atenuar um problema de saúde. Se descobrir que precisa pagar do próprio bolso, será bom saber se o seu cirurgião plástico oferece um plano de pagamento. 
Marque uma consulta com um especialista em audição hoje mesmo para saber mais sobre a otoplastia.