Visão geral

Os sintomas característicos de bloqueio de ouvido são:


Se você já sofreu de acúmulo de cera, sabe como esses sintomas podem fazer com que se sinta miserável. Não admira que muitos tentem toda sorte de remédios, como conoterapia, cotonetes ou soluções otológicas de venda livre para resolver o problema. Mas como limpar os ouvidos adequadamente? Pode-se utilizar um cotonete para remover a cera? Cotonetes podem danificar o canal auditivo? A conoterapia ou remoção com vela é perigosa? Todas essas são boas perguntas. Continue lendo para aprender tudo o que precisa saber sobre limpeza dos ouvidos.

Qual a função da cera de ouvido?

Antes de mergulhar mais fundo no tópico da remoção segura do excesso de cera, é importante entender o que é a cera de ouvido. A cera de ouvido, chamada cerume, é mais útil do que você possa pensar. Produzi-la é natural e totalmente saudável para seu corpo possa desempenhar diversas funções essenciais. Essa substância pegajosa e cerosa leva pouco crédito por todo bem que realiza.
Por exemplo, ela prende pequenas partículas de sujeira, células mortas de pele, poeira, e os remove do tímpano e ouvido interno. Essa função protetora é chamada de mecanismo autolimpante. A cera de ouvido também lubrifica seus canais auditivos, evitando que fiquem secos e comecem a coçar.

Como fazer a limpeza dos ouvidos em casa?

Para alguns, não é incomum experimentar ocasionalmente excesso de cerume no ouvido. Se o seu canal auditivo estiver totalmente bloqueado, você não deve procurar remover a cera sozinho. Nesse caso, sua melhor aposta é consultar um otorrinolaringologista. Se o bloqueio for apenas parcial e a cavidade auricular estiver apenas um pouco suja, você pode utilizar o seguinte método:

1º passo
Faça correr água morna ou solução salina dentro de seu canal auditivo. Para isso, você pode utilizar um kit de irrigação auricular. Só faça isso se seus tímpanos estiverem intactos e não houver sinais de perfuração, como dor de ouvido, secreção purulenta ou sanguinolenta. Após alguns minutos, a água morna amolecerá a cera, de modo que ela será escoada pelo ouvido externo. Uma forma simples de fazer isso é deixar um pouco de água morna entrar em seu canal auditivo durante o banho.

2º passo
Passe gentilmente um pano limpo na entrada do ouvido para remover um pouco do líquido. Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna.

Outra dica: Você pode fazer com que a cera velha se mova para fora do canal auditivo, mascando e movendo sua mandíbula. Depois de a cera chegar à abertura da orelha, ela pode secar e cair. Você também pode retirá-la do pavilhão da orelha com um pano ou bola de algodão.

Se seus canais auditivos forem muito estreitos ou se houver grande quantidade de cera, consultar um otorrinolaringologista pode ser a melhor resposta. Um especialista pode remover o tampão de cerume com segurança, sem afetar sua audição. Não desconsidere os sinais de bloqueio, permitindo que o cerume se acumule no canal auditivo. Isso pode levar à perda de audição no longo prazo.

Se possível, procure sempre a ajuda de um médico e peça a um profissional para fazer a remoção do cerume. A estrutura do ouvido é incrivelmente delicada, e o excesso de cera pode danificar seus tímpanos. Mesmo que não haja rompimento, recomendamos que visite seu otorrinolaringologista, já que em alguns casos uma intervenção médica pode ser necessária. Quem usa aparelho auditivo ou nada regularmente também pode precisar ter um maior cuidado com o canal auditivo para evitar infecções.

O que eu não devo fazer ao limpar meus ouvidos?

A respeito da limpeza dos ouvidos, circulam alguns equívocos. Nem todos os métodos são soluções seguras ou confiáveis para cerume impactado.

Cotonetes

Apesar de muitas pessoas utilizarem cotonetes, isso não os torna seguros. Enfiar objetos dentro de seu canal auditivo nunca é uma boa ideia. Seja muito cuidadoso, especialmente se já sofreu cirurgia do ouvido no passado, tem um tímpano perfurado ou tem dor ou secreção no ouvido.

Abstenha-se completamente de usar cotonetes. Imagine um cano estreito que você quer limpar por dentro com uma vara longa. A vara que você usa é apenas um pouco mais estreita, mas muito mais curta que o cano. Você percebe como essa não é uma boa estratégia? Da mesma forma, quando você espeta o seu canal auditivo com um cotonete, você acaba empurrando o tampão ainda mais para dentro. Você não apenas pode bloquear inteiramente a entrada, mas também machucar o tímpano. Outra complicação possível é se a cera endurecer bem no tímpano, o que leva a uma perda auditiva severa.

Conoterapia

Conoterapia ou remoção com vela é outro método popular de limpeza de ouvido do tipo “faça você mesmo”. Embora muitos apregoem sua eficiência, não o recomendamos. No momento há uma mania de limpeza de ouvido com velas Hopi. Infelizmente, o risco de ferimento por cera quente é muito alto, o que pode levar a dano permanente no canal auditivo.

Resumo

Em resumo, aqui vão instruções gerais para que a limpeza do ouvido seja tão segura e efetiva quanto possível:
  1. Sempre que possível, peça a seu médico para remover a cera para você.
  2. Irrigue o canal auditivo com água morna (não quente).
  3. Limpe suavemente as bordas externas do seu ouvido com um pano úmido.
  4. Certifique-se de não inserir um cotonete dentro do canal auditivo.

Seus ouvidos estão limpos, mas ainda o estão incomodando?

Verifique sua audição em apenas 30 minutos com um teste de audição gratuito em um de nossos estabelecimentos especializadas próximo de você.