Neste artigo

O que é a mastoidite?

Logo atrás e abaixo da orelha se encontra o osso duro e proeminente conhecido como processo mastoide. Possui uma estrutura em forma de favo de mel que contém espaços aéreos chamados de células da mastoide. Se as células da mastoide forem infectadas ou inflamadas, geralmente devido a uma infecção persistente do ouvido médio (otite média), poderá ocorrer a quebra do osso, causando dor e provavelmente problemas de saúde mais graves.
mastoiditis

O que causa a mastoidite?


A principal causa da mastoidite é uma infecção do ouvido médio que simplesmente não desaparece, se espalhando por fim para a parte posterior do ouvido e pelo osso temporal. Se a estrutura em favo de mel do seu osso mastoide infeccionar e inflamar, ocorrerá inevitavelmente uma mastoidite.

Também é importante lembrar que, apesar de ser bem menos comum, a mastoidite também pode ser causada por um colesteatoma, quando um crescimento de células da pele atrás do tímpano impede que o ouvido drene corretamente.
 

Sintomas da mastoidite


Os sintomas da mastoidite variam de uma doença assintomática a uma mastoidite progressiva com complicações potencialmente fatais. Portanto, é importante procurar atendimento médico de imediato.

Os sintomas visíveis mais comuns da mastoidite incluem:
  • Dor, sensibilidade ou inchaço ao redor/atrás da orelha
  • Vermelhidão atrás da orelha
  • Secreção no ouvido
  • Inchaço atrás dos olhos
  • Dores de cabeça

   
  • Perda auditiva no ouvido afetado
  • Cansaço e irritabilidade
  • Febre
Se tiver algum dos sinais acima, não entre em pânico. Você sabe que precisa consultar um profissional médico qualificado para confirmar o diagnóstico de mastoidite.

Tratamento da mastoidite

O tratamento da mastoidite geralmente consiste em uso de antibióticos. Seja por comprimidos durante alguns dias ou por via intravenosa no hospital sob a supervisão de especialistas, esta é a forma mais comum de tratá-la.
Como alternativa, pode ser necessária uma cirurgia. O tipo de procedimento pode variar e inclui uma miringotomia, que drena o líquido do ouvido médio, ou, em casos graves, uma mastoidectomia, que remove parte do osso mastoide infectado.
Infelizmente, a mastoidite pode desenvolver-se a ponto de causar implicações significativas para o paciente. Portanto, a importância do diagnóstico e tratamento precoces é inegável. Estas incluem:
  • Perda auditiva permanente
  • Coágulos sanguíneos
  • Abcesso cerebral
mastoiditis ​treatment
Os antibióticos devem tratar a mastoidite rapidamente. Em alguns casos, o alívio dos sintomas pode ser observado em poucos dias. Mesmo assim, é importante terminar todo o tratamento, mesmo que se sinta melhor.

Caso tenha passado por uma cirurgia de mastoidite, você provavelmente precisará tirar uma ou duas semanas de folga do trabalho, que é o tempo médio de recuperação. Durante a recuperação, você deve evitar molhar os ouvidos e tomar os analgésicos necessários.

Prevenção da mastoidite

Na maioria das vezes, para prevenir a mastoidite, basta tratar de forma eficaz as infecções do ouvido médio. Não deixe de consultar o seu médico com antecedência e receber o tratamento adequado: Se a infecção do ouvido desaparecer quanto antes, haverá menos chance de se espalhar e evoluir para uma mastoidite.

Perguntas frequentes

A mastoidite pode causar dores de cabeça?

Sim, pode. Um dos principais sinais de alerta da mastoidite é a dor de cabeça. Assim, consulte o médico se a dor também for acompanhada de sintomas relacionados ao ouvido.

A mastoidite é grave?

Ao ser tratada imediatamente, a mastoidite pode ser facilmente solucionada. No entanto, o atraso no tratamento aumenta o risco de a infecção se tornar muito mais grave, com consequências que podem alterar o seu estilo de vida.
Dado o possível impacto da mastoidite na sua audição e na sua saúde geral, é essencial que um médico ou profissional de saúde auditiva qualificado averigue quaisquer sintomas suspeitos.
 
Como se confirma o diagnóstico da mastoidite?

Depois de examinar primeiro o interior do ouvido, o médico geralmente consegue determinar se você tem mastoidite ou outra condição. Se houver suspeita de mastoidite, você provavelmente será encaminhado para um otorrinolaringologista (ONG) para fazer um exame mais minucioso. A confirmação de um diagnóstico pode incluir um ou mais procedimentos médicos, como um exame de sangue e/ou a verificação de qualquer secreção de infecção. Uma visão mais detalhada do crânio, que costuma ser necessária nos pacientes que são crianças, também pode justificar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.