Descrição Geral:

O que é a cera nos ouvidos?

O cerúmen, ou cera nos ouvidos, é uma substância gordurosa e cerosa que ocorre naturalmente nos ouvidos. Tem duas finalidades: proteção contra objetos estranhos e lubrificação do canal auditivo

A cera nos ouvidos capta partículas minúsculas de resíduos, pó e células de pele morta, e impede que estas cheguem ao tímpano ou causem lesões. Na verdade, a cera nos ouvidos protege o canal auditivo e lubrifica a pele para evitar uma irritação que causa pele seca e comichão. Às vezes, a cera nos ouvidos em excesso pode endurecer e causar obstruções ou acumulações que podem afetar a audição.

Como é que reconhece que há acumulação de cera nos ouvidos?

A acumulação de cera nos ouvidos ou a obstrução pode causar vários graus de desconforto, e pode variar em função da quantidade de cera acumulada ou da duração do período de acumulação. Eis alguns dos sintomas mais prevalecentes que acompanham um problema de cera nos ouvidos:

  • Dor de ouvidos ou dor no ouvido e no pescoço
  • Sensação de preenchimento no canal auditivo
  • Acufenos ou zumbidos no ouvido
  • Perda de audição ou ouvir os sons como os ouviria se estivesse debaixo de água
  • Em crianças muito pequenas, pode fazer com que elas metam um dedo ou um objeto no ouvido devido à frustração ou agitação. É melhor que esta situação seja tratada por um médico para evitar causar ferimentos no ouvido delicado de uma criança.
  • Em pessoas de idade, a acumulação de cera nos ouvidos e as obstruções são a única causa mais importante de perda de audição condutiva e podem piorar com a utilização de aparelhos auditivos, que impedem a capacidade de o ouvido fazer a sua autolimpeza.
Se estiver a sentir uma dor intensa, a largar líquido do ouvido ou sentir um cheiro desagradável vindo do ouvido, é importante consultar imediatamente um médico. Poderá ter uma infeção no ouvido e terá de ser tratado por um médico para evitar outas infeções ou perda de audição permanente.

Os auscultadores e os auriculares são extremamente populares hoje em dia. Se utilizar auscultadores com frequência, deverá ter alguma cautela.

É de salientar que a presença de cera no canal auditivo por si só não causa infeções no ouvido. Mas as complicações resultantes de técnicas inapropriadas de remoção de cera em casa podem causá-las.

A acumulação de cera nos ouvidos pode ser tratada em casa?

A única parte do ouvido que deve ser limpa em casa é o pavilhão auricular. O ouvido limpa-se a si próprio, e ter cerúmen é saudável/necessário. Portanto, no caso de acumulação de cera nos ouvidos, é no melhor interesse da pessoa consultar um especialista em cuidados otológicos - geralmente, as pessoas médio não possuem um otoscópio que lhes permita aceder à obstrução (seja parcial ou completa).
O especialista em cuidados otológicos avaliará se a remoção da cera é necessária ou não. Se, por qualquer motivo, a consistência for demasiado dura e não for possível retirar o cerúmen, o doente deve ser aconselhado a utilizar algumas gotas de óleo mineral diariamente durante uma semana antes de o médico poder retirá-lo em segurança.

Em que situações é necessário consultar um médico?

Uma vez mais, se sentir dor ou perda de audição significativas, poderá ter uma infeção ou algo mais sério que requeira a intervenção de um profissional (p. ex., medicamentos, cirurgia). Neste caso, terá de consultar um profissional de saúde para resolver o problema por completo. 

Como posso evitar o excesso de cera nos ouvidos no futuro?

Embora algumas pessoas simplesmente produzam mais cera nos ouvidos ou cerúmen do que é necessário, para a maioria de nós, há algumas coisas simples que podemos fazer:
  • Peça ajuda ao médico no seu check-up anual; uma vez por ano deverá ser o suficiente para vigiar o excesso de cera nos ouvidos. 
  • Tenha em atenção que a única parte do ouvido que deve ser limpa em casa é o pavilhão auricular.
  • Tenha cuidado ao utilizar auriculares ou utilize-os com menos frequência para permitir a ocorrência da autolimpeza natural. 
  • Se tiver aparelhos auditivos, certifique-se de limpar regularmente os seus ouvidos para prevenir a acumulação de cera ou obstruções por ela causadas. Esta ação deverá ser realizada pelo seu otorrinolaringologista.

A sua saúde auditiva é importante e remover o excesso de cera dos ouvidos pode proporcionar melhorias na sua audição, bem como na sua saúde e bem-estar gerais. Contacte-nos se tiver quaisquer dúvidas sobre como manter ou melhorar a sua saúde auditiva ou a de alguém na sua família.