O que causa a perda auditiva?

Não é raro que pessoas com dificuldades auditivas se afastem de amigos e familiares e se isolem. A perda da audição significa que você não é mais capaz de participar de conversas e de interagir com as pessoas que estima do mesmo modo que no passado, o que pode ser extremamente frustrante.

As causas mais comuns são:
  • Envelhecimento
  • Exposição prolongada a ruídos altos
  • Doenças como a meningite
  • Fatores hereditários
  • Alguns medicamentos

Graus de perda auditiva

A expressão “graus de perda auditiva” diz respeito aos vários níveis dos danos à audição. Sua perda auditiva pode ser completamente diferente da de outra pessoa e se enquadra em uma de quatro categorias: 
  • Leve 
  • Moderada
  • Severa
  • Profunda

Fonoaudiólogos medem a intensidade de um som e o grau da perda auditiva em decibéis (dB). Isso significa que, se você tem uma perda auditiva de 40 dB, não é capaz de ouvir sons abaixo de 40 dB.

Quando determinada medição margeia duas categorias distintas, ela é considerada como uma combinação das duas. Sua audição é considerada normal se puder detectar sons entre 20 e 25 decibéis. Se você pode ouvir apenas acima dessa faixa, considera-se que sofre de perda auditiva.
Infográfico - Graus de perda auditiva
Perda auditiva leve
Se você sofre de perda auditiva leve, pode ter problemas para escutar sons abaixo de 40 decibéis. Você não pode detectar palavras em tom baixo, o ruído do motor da geladeira ou o tique-taque do relógio. Se sua perda auditiva se enquadra nesse tipo, você não tem ainda dificuldades com sons de vogais altos ou mais intensos. Todavia você provavelmente não perceberá alguns sons consoantes mais suaves. Se você se apanhar ocasionalmente pedindo às pessoas para falarem alto porque não as consegue ouvir, deve fazer um teste de audição feito por um fonoaudiólogo. A melhor maneira de se ter uma ideia dessa condição é colocar os dedos nos ouvidos e tentar ouvir alguém falar.
Perda auditiva moderada
Uma perda auditiva moderada situa-se em um nível acima na escala de severidade. Com esse nível de deficiência auditiva, você terá dificuldades em ouvir sons abaixo de 40 e 70 decibéis. Nesse nível, você não apenas não perceberá sons consonantais suaves, mas terá também dificuldade de compreender os sons das vogais. Com uma perda moderada na capacidade auditiva, você observará que mesmo sendo capaz de ouvir sem seu aparelho auditivo, com frequência não será capaz de entender o que ouve. Tipicamente nessa fase a maior parte das pessoas já ultrapassou o estágio da negação e reconhece que sofre de um problema auditivo severo.
Perda auditiva moderada a severa
Nesta fase, se não estiver com seu aparelho auditivo colocado, você não será capaz de ouvir o que se fala. Você pode se sentir extremamente frustrado pelo fato de, mesmo portando aparelho auditivo, não ser capaz de entender tudo o que se diz. Aumentar o som também não resolve o problema.
Perda auditiva severa
Se você sofre de perda auditiva severa, não será capaz de ouvir sons abaixo de 70 ou 90 decibéis. Mesmo o som de um telefone tocando pode ser completamente inaudível. Para garantir uma melhor qualidade de vida, um aparelho auditivo ou um implante coclear é imprescindível. Se você ainda não tem um, é fundamental marcar uma consulta com um profissional de saúde auditiva para ser adequadamente avaliado.
Perda auditiva profunda
Nessa fase, você será capaz de perceber apenas acima de 90 decibéis. Mesmo um ruído muito alto, como o de um motor de avião, não poderá ser ouvido. A perda auditiva profunda é uma condição muito séria, e aqueles que a enfrentam fazem uso de leitura labial para tentar se comunicar. Nesse ponto, o aparelho auditivo irá oferecer apenas uma solução parcial, ajudando-o a ouvir os sons à sua volta e até a ser capaz de alguma comunicação oral.
Se você ou alguém que você conhece mostra sinais de deficiência auditiva, não deixe de procurar um fonoaudiólogo e realizar um teste de audição. Apenas um profissional de saúde auditiva pode fazer uma avaliação, interpretar os resultados de seu teste de audição e recomendar o melhor tratamento.