Neste artigo

As gotas otológicas ajudam nas infecções de ouvido?

Em geral, sim, os médicos muitas vezes prescrevem gotas otológicas com antibiótico para infecções. Existem várias razões para a popularidade das gotas otológicas. Uma delas é que você pode aplicá-las diretamente dentro do canal auditivo graças à sua formulação. Vários estudos demonstraram que é mais eficaz usar gotas otológicas com antibiótico do que usar antibióticos orais para tratar infecções de ouvido. Por exemplo, um estudo envolvendo 80 crianças com tubos auditivos mostrou que as gotas otológicas tiveram um desempenho muito melhor do que os antibióticos (em pílula ou líquido) ao tratar de infecções do ouvido médio
Outro motivo para a popularidade é que as crianças toleram melhor os antibióticos tópicos para infecções do ouvido médio. Naturalmente, se as crianças têm mais facilidade em tolerar o tratamento, isso é uma grande vantagem porque elas conseguem consentir e concluir o tratamento. Além disso, as gotas causam menos problemas gastrointestinais e outros efeitos colaterais se comparadas com antibióticos orais. 

Para quais outras condições posso usar as gotas otológicas?

As infecções do ouvido médio (otite média) com certeza não são os únicos problemas de ouvido que você pode tratar com gotas otológicas. Outras condições são: ouvido de nadador, zumbido, acúmulo de cerúmen em excesso e dor de ouvido. 
Ouvido de nadador
O ouvido de nadador é uma infecção do ouvido externo relacionada à umidade (otite externa). Geralmente ocorre quando a água permanece no canal auditivo após a natação ou outro tipo de atividade aquática. Quando a umidade fica presa no ouvido, podem crescer bactérias e gerar uma infecção de ouvido.

Quando a água permanece no ouvido (por exemplo, após a natação), ela pode criar um ambiente úmido que favorece o crescimento de bactérias. As gotas otológicas vendidas com prescrição médica são o método mais comum usado pelos médicos para aliviar os sintomas e interromper o crescimento das bactérias. Algumas dessas gotas são uma combinação de antibiótico ou ácido acético e um corticosteroide. Às vezes a infecção não é causada por bactérias mas por um fungo. Neste caso, as gotas com antibiótico não seriam apropriadas. Em vez delas, seu profissional de saúde auditiva provavelmente prescreverá gotas otológicas antifúngicas. 

É importante usar as gotas otológicas conforme prescrito. Normalmente, os médicos recomendam que os pacientes usem de três a quatro vezes por dia durante cinco a sete dias. Felizmente, você não precisa esperar concluir o tratamento todo para começar a sentir alívio. Seus sintomas melhoram em alguns dias. 
Remoção de cerúmen
Embora a cera (cerúmen) tenha várias funções essenciais, ela pode criar uma obstrução desconfortável no canal auditivo quando o corpo a produz em excesso. Outro motivo comum para que ocorra um acúmulo é quando as pessoas usam cotonetes para limpar seus ouvidos. Nunca é uma boa ideia colocar cotonetes em seu ouvido, pois você pode acidentalmente criar uma obstrução por cerúmen (impactação de cerúmen) ao empurrar o cerúmen mais fundo no canal auditivo. 

Você pode usar vários métodos para remover o cerúmen do seu ouvido. Uma dessas formas é usar gotas otológicas vendidas sem prescrição médica formuladas especificamente para amolecer o cerúmen. Essas soluções à base de água ou óleo são bastante eficazes para ajudá-lo a remover a impactação. 
Zumbido
Você já sentiu um tinido no ouvido (zumbido)? Se sim, você sabe como os sons de zunido, sibilo ou apito podem ser irritantes. Embora não haja cura para o zumbido, as gotas otológicas podem ajudar a aliviar seus sintomas dependendo da razão médica subjacente. Por exemplo, se o zumbido for resultado de uma infecção de ouvido, as gotas com antibiótico funcionarão bem. No entanto, se o zumbido for causado por impactação de cerúmen, as gotas otológicas à base de água ou óleo serão a escolha correta. 

Como usar as gotas otológicas corretamente?

Embora possa ser um pouco complicado colocar as gotas em seu ouvido, a autoaplicação é definitivamente possível. Siga esses passos simples para usar gotas otológicas com segurança e corretamente. 
  1. Lave as suas mãos com água e sabonete.
  2. Certifique-se de que suas gotas otológicas não estejam geladas. Elas devem estar à temperatura ambiente para evitar qualquer possível desconforto de colocar gotas geladas dentro do seu canal auditivo. Se o frasco de gotas otológicas estiver frio ao toque, segure-o na palma da sua mão por dois minutos. 
  3. Remova a tampa e certifique-se de que o conta-gotas esteja limpo. 
  4. Incline sua cabeça para o lado para deixar o ouvido afetado voltado para cima. 
  5. Coloque o número correto de gotas dentro de seu ouvido puxando ao mesmo tempo a parte superior da sua orelha para cima e para trás. 
  6. Puxe a orelha gentilmente para cima e para baixo algumas vezes para permitir que o líquido entre no ouvido. Mantenha sua cabeça inclinada durante três a cinco minutos. 
  7. Limpe qualquer gota extra com um lenço ou pano limpo. 
  8. Coloque a tampa de volta no frasco e guarde-o conforme indicado. As instruções de armazenamento corretas geralmente estão indicadas na embalagem ou na folha de informações da prescrição. 

O que não fazer ao usar gotas otológicas?

  1. Nunca aqueça o frasco em água quente. Isso pode superaquecer as gotas e causar danos dentro do canal auditivo. 
  2. Verifique novamente e certifique-se de que o conta-gotas esteja limpo e sem danos (sem lascas, rachaduras ou quebrado). Não use o produto se o conta-gotas tiver quaisquer sinais de danos.
  3. Não coloque o conta-gotas dentro do canal auditivo. Em vez disso, mantenha-o levemente afastado do ouvido ao aplicar as gotas. 
  4. Ainda que compartilhar suas gotas otológicas com outras pessoas da sua família possa ser tentador, resista à tentação, pois compartilhar o frasco pode espalhar bactérias e infecção. 
  5. Verifique a data de validade no frasco. Depois de expirado, não use o produto. Descarte-o e compre um novo, se necessário. 
Referências: 
ScienceDaily.com

As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.