As orelhas e a mandíbula são duas partes distintas do corpo localizadas próximas uma da outra. Quando a dor se apresenta nas duas áreas simultaneamente, isto indica um problema que afeta diretamente os dois locais, ou pode ser uma dor que irradia para a zona da orelha e da mandíbula, mas que tem origem em outro local. 

Veja algumas das causas subjacentes mais comuns de dores no ouvido e na mandíbula:

Causas mais comuns de dores no ouvido e na mandíbula

1) Disfunções da ATM
As dores no ouvido e na mandíbula normalmente estão ligadas às disfunções temporomandibulares (DTM). Para entender melhor o que tais disfunções acarretam, é importante saber o que é ATM. A articulação temporomandibular é a articulação da mandíbula e normalmente é referida como ATM. O nome da articulação vem dos dois ossos que formam a articulação: a parte do osso temporal superior do crânio e a parte inferior do maxilar ou mandíbula. 

De acordo com os dados publicados pelos Institutos Nacionais de Saúde, 5 a 10% da população sofre de disfunção temporomandibular (DTM), levando milhares de pessoas a enfrentarem sintomas de ATM como dores faciais e incômodo no ouvido devido à inflamação e dor. Curiosamente, não há uma definição padrão para a disfunção. Em vez disso, os médicos diagnosticam a doença avaliando certos fatores como a duração das dores faciais e nas articulações, dificuldades de mastigar e a presença de sons articulares. 

Se os seus sintomas persistirem por mais de três meses, sua doença é considerada crônica. Infelizmente, às vezes os profissionais de saúde diagnosticam incorretamente os pacientes como tendo a doença, quando na verdade sofrem de algo completamente diferente, como apneia do sono ou fibromialgia. 
2) Ouvido de nadador
O "ouvido de nadador" é frequentemente envolvido e responsabilizado pelos sintomas simultâneos de dores no ouvido e na mandíbula. O ouvido de nadador – ou otite externa – é uma infecção bacteriana normalmente causada pela água que fica no canal auditivo externo por um período prolongado, fornecendo um ambiente úmido para que a bactéria se desenvolva. Embora qualquer pessoa possa sofrer de ouvido de nadador, isto é mais comum em crianças.

É recomendado buscar ajuda de um profissional de saúde porque não tratar a doença pode causar graves consequências e até mesmo dores de ouvido e mandíbula. 
3) Ranger os dentes
O ranger dos dentes, também conhecido como "bruxismo", é outra possível causa do desenvolvimento da DTM. Bruxismo é uma condição quando se range ou trinca os dentes. Se sofre de bruxismo, poderá inconscientemente trincar os dentes quando está acordado ou trincá-los e rangê-los enquanto dorme.

Embora ranger os dentes não pareça ser extremamente grave, pode causar DTM, dor de ouvido e desconforto na mandíbula. O ranger crônico dos dentes também pode ter um impacto nocivo nos seus dentes, causando desalinhamento dos dentes, corrosão e afetando negativamente os músculos ao redor das mandíbulas.
4) Artrite
Se sofre de artrite, uma ou mais de suas articulações estão inflamadas ou inchadas. O termo artrite abrange mais de cem doenças diferente que afetam as articulações, os tecidos conjuntivos e outros tecidos ao redor das articulações. Os sintomas podem variar dependendo do tipo de artrite que tiver, mas dores e rigidez nas articulações são geralmente os sintomas característicos. 

A osteoartrite é uma das causas mais comuns de disfunções de articulação temporomandibulares causada pelo desgaste da cartilagem ao redor das articulações.

A artrite reumatoide ou psoriática, por outro lado, é considerada autoimune, o que significa que seu sistema imunológico é ensinado a atacar suas articulações. Estes dois tipos de artrite causam dores significativas pelo corpo, podendo incluir a ATM. 
5) Sinusite
A sinusite também pode ser a responsável pelas dores no ouvido e na mandíbula. Qualquer coisa que possa fazer com que as cavidades nasais se encham de muco, tais como o resfriado comum, alergias ou disfunção da tuba auditiva, pode possivelmente causar sinusite e inflamar as passagens nasais. 
6) Problemas odontológicos
A má higiene oral causa vários problemas odontológicos, como cárie, gengivite e doença periodontal. Sem o tratamento adequado, todas essas doenças podem causar o acúmulo de bactérias e resultar em complicações graves. As dores no ouvido e na mandíbula são um dos sinais indicativos de graves problemas odontológicos. 
Como você pode observar, as dores no ouvido e na mandíbula podem originar de diferentes problemas de saúde. Apesar de ser difícil identificar a causa subjacente, procurar por outros sinais e sintomas pode ajudar você e o seu profissional de saúde a apontarem o problema. 

Por exemplo, a DTM possui vários sintomas diferentes além de dores no ouvido e na mandíbula. Não é incomum para aqueles que sofrem de doenças na ATM ou de DTM sofrerem de zumbido, perda auditiva, dor de cabeça, dor facial ou mandíbula travando e estalando. 

 
O ouvido de nadador é frequentemente acompanhado de febre e escorrimento da orelha afetada, enquanto uma sinusite vem normalmente acompanhada de uma irritante congestão nasal e perda do olfato ou do paladar. 

Como os médicos diagnosticam as dores no ouvido e na mandíbula?

Para chegar à origem da dor de ouvido e na mandíbula, o seu profissional de saúde provavelmente irá realizar um exame físico e lhe fazer perguntas relevantes para entender melhor o seu histórico de saúde. Se estas etapas não forem o suficiente, seu médico poderá recomendar um raio X ou uma ressonância magnética. 

Quais opções de tratamento para dores no ouvido e na mandíbula estão disponíveis?

Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode variar de pessoa para pessoa. A grande maioria dos casos de ATM se resolvem sozinhos sem qualquer tratamento. Contudo, se a dor persistir por um longo período ou se estiver sentindo muito desconforto, não deve adiar a busca por acompanhamento médico. 
Algumas pessoas ficam aliviadas relaxando a mandíbula ou aplicando uma compressa de água morna ou fria na área afetada ao longo do dia. Realizar exercícios de alongamento da mandíbula também pode ser bastante útil. Naturalmente, é muito importante estar atento à sua saúde oral praticando uma boa higiene oral de modo a reduzir as bactérias na boca. É igualmente vantajoso reduzir o estresse e incluir alimentos mais macios em sua dieta. 

Quais são as principais conclusões?

Vários motivos podem ser responsáveis pela dor nas áreas da orelha e da mandíbula. Embora ambas as regiões possam estar afetadas, também é possível que a origem da dor esteja em outro lugar e o que você sente é na verdade uma dor referida. De qualquer modo, é fundamental falar com o seu médico e descobrir a causa principal do seu problema de saúde. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.