As dores no ouvido e na mandíbula normalmente estão ligadas às disfunções temporomandibulares (DTM). Para entender melhor o que tais disfunções acarretam, é importante saber o que é ATM. A articulação temporomandibular é a articulação da mandíbula e normalmente é referida como ATM. O nome da articulação vem dos dois ossos que formam a articulação: a parte do osso temporal superior do crânio e a parte inferior do maxilar ou mandíbula.
De acordo com os dados publicados pelos Institutos Nacionais de Saúde,
5 a 10% da população sofre de disfunção temporomandibular (DTM), levando milhares de pessoas a enfrentarem sintomas de ATM como dores faciais e incômodo no ouvido devido à inflamação e dor. Curiosamente, não há uma definição padrão para a disfunção. Em vez disso, os médicos diagnosticam a doença avaliando certos fatores como a duração das dores faciais e nas articulações, dificuldades de mastigar e a presença de sons articulares.
Se os seus sintomas persistirem por mais de três meses, sua doença é considerada crônica. Infelizmente, às vezes os profissionais de saúde diagnosticam incorretamente os pacientes como tendo a doença, quando na verdade sofrem de algo completamente diferente, como apneia do sono ou fibromialgia.