Resumo

Sintomas de neuroma acústico

Um neuroma acústico cresce no nervo responsável pela audição e pelo equilíbrio. Os sintomas mais comuns incluem: 

  • perda auditiva que piora com o tempo (90% dos pacientes sofrem de perda auditiva unilateral como primeiro sintoma)
  • zumbido 
  • orelha tampada
  • instabilidade e desequilíbrio 
  • tontura/vertigem
  • dormência no rosto, fraqueza, formigamento e dor
Os sintomas menos comuns incluem:
  • dor de cabeça frequente
  • dor no ouvido
  • problemas visuais 
  • fatiga e falta de energia

Causas do neuroma acústico

A causa do neuroma acústico é desconhecida, a doença é rara e geralmente afeta apenas uma pequena parte da população. Assim como os outros tumores cerebrais, há vários fatores de risco – como idade, histórico familiar e lesões na cabeça – que podem aumentar a possibilidade de um tumor se desenvolver.

Cerca de 7% dos casos são causados por um distúrbio genético raro conhecido como neurofibromatose tipo 2 (NF-2). Esta doença normalmente causa neuromas acústicos que afetam as duas orelhas ao mesmo tempo.

Diagnóstico de neuroma acústico

Diagnosticar um neuroma acústico pode ser difícil, já que muitos sintomas imitam uma variedade de doenças. Do mesmo modo, o primeiro sinal é geralmente a perda auditiva, um neuroma acústico é frequentemente diagnosticado incorretamente e é reduzido a este sintoma em particular. 
Os neuromas acústicos são geralmente diagnosticados com:
  • Um exame físico: um médico irá examinar o corpo e a orelha interna do paciente para procurar quaisquer outros problemas subjacentes.
  • Um teste auditivo (audiograma): geralmente o primeiro teste usado para diagnosticar um neuroma acústico, um audiograma determina o quão bem os pacientes conseguem ouvir sons e falar.
  • Teste de equilíbrio (eletronistagmografia ou ENG): um ENG grava atividade elétrica e é usado para medir a resposta do cérebro, olhos e orelha interna ao equilíbrio e posicionamento.
  • Imagem (normalmente uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada): usada para determinar o tamanho e local do tumor e a melhor medida a ser tomada

Tratamento de neuroma acústico

Existem três opções de tratamento para pacientes com um neuroma acústico. Eles dependem de fatores como o tamanho do turno, se está ou não crescendo, qualquer problema de saúde subjacente, a idade do paciente e a gravidade dos sintomas.
 
As opções de tratamento incluem:
  • Observação do tumor: os neuromas acústicos não são geralmente perigosos; se o tumor não aparentar estar crescendo, o tratamento mediato e invasivo nem sempre é necessário. Nestes casos, os médicos normalmente observarão o tumor por meio de exames de ressonância magnética regulares e tratarão qualquer sintoma que for aparecendo.
  • Cirurgia cerebral: um neurocirurgião ou cirurgião otorrino irão operar se o tumor for grande ou se estiver crescendo e causando uma variedade de sintomas. Dependendo do tamanho do tumor, será removido todo ou parte dele. Embora a cirurgia não possa reverter a perda auditiva, o objetivo de remover o tumor é manter a função dos nervos do rosto e preservar a audição existente.
  • Radiocirurgia estereotáxica: um procedimento não invasivo que visa diretamente o tumor sem danificar o tecido ao redor. O objetivo da cirurgia estereotáxica é diminuir o crescimento do tumor em vez de removê-lo.

Perguntas frequentes

O neuroma acústico é hereditário?

Pacientes com neurofibromatose tipo 2 (NF2) podem herdar a predisposição genética de desenvolver neuromas acústicos.

É possível viver com um neuroma acústico?

Embora um neuroma acústico raramente encolha sozinho, em alguns casos pode não crescer ou causar qualquer sintoma. Como o tumor é geralmente benigno (não cancerígeno), é seguro viver com ele. Isto contanto que os sintomas não piorem e os pacientes compareçam aos check-ups e aos exames de ressonância magnética. Se o tumor crescer e não for tratado, ele pode causar um acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro que pode levar à hidrocefalia que, por sua vez, pode causar problemas respiratórios e de visão.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.