Neste artigo

O que causa inchaço nos lóbulos das orelhas?

Como mencionado acima, não há uma causa única para inchaço nos lóbulos das orelhas. Na verdade, os possíveis motivos podem ser numerosos. Veja a seguir as causas mais comuns: 
Furo na orelha
Fazer um furo na orelha é de longe o motivo mais comum pelo qual suas orelhas podem ficar inchadas, quentes e vermelhas. Sentir um pouco de dor e inchaço após fazer o furo é esperado e considerado normal. No entanto, lembre-se que o inchaço após a perfuração deve desaparecer em alguns dias. Se a dor aumentar e persistir, você pode estar lidando com uma infecção ou rejeição ao brinco e é hora de consultar um médico. É necessário seguir estritamente as instruções de limpeza após fazer o furo para minimizar o potencial de infecções
Lesão ou trauma
É fácil ver como uma lesão ou trauma nos lóbulos pode criar inchaço. O trauma não precisa nem ser muito grande, pois um brinco apertado pode ser o suficiente para provocar sintomas desconfortáveis de inchaço, dor, sensibilidade e irritação no lóbulo da orelha. 
Otohematoma
Um exemplo específico de lesão na orelha é o otohematoma. Esta condição também é chamada de "orelha de couve-flor". Esportes de contato, como boxe, luta livre e artes marciais são fatores de risco. A orelha de couve-flor ocorre quando o sangue se acumula na orelha externa devido a um trauma na orelha. Inchaço, dor e machucados normalmente estão associados ao otohematoma. 
Alergia ao níquel
O níquel é a causa mais comum de alergia de contato em todo o mundo. Então, como você sabe se é afetado? A maioria das pessoas descobre quando fura suas orelhas e desenvolve sinais de reação alérgica. Se você for sensível ou alérgico, é possível que surja coceira, vermelhidão e erupções cutâneas no local em que o níquel tocou sua pele.

Embora os sinais de dermatite alérgica ao níquel possam aparecer somente no local de exposição ao níquel na maioria das pessoas, algumas podem sentir sintomas mais generalizados ou desenvolver eczema nas mãos. Infelizmente não há cura para a dermatite alérgica de contato e as pessoas que a tem não toleram joias ou roupas com nenhuma quantidade de níquel.
Mastoidite
A mastoidite é uma possível complicação da otite média aguda (infecção do ouvido médio). O seu nome deriva da inflamação característica de uma parte do osso temporal chamada "células aéreas mastóideas". Graças à ampla disponibilidade de antibióticos, o tratamento dessa condição geralmente ocorre com sucesso. 

Lembre-se que reconhecer os sintomas é essencial porque a mastoidite, se não for tratada, pode levar a complicações fatais, incluindo meningite, abcessos intracranianos e trombose do seio venoso. Então, a quais sintomas devo estar atento? Perda auditiva, dor, febre e secreção drenada do ouvido são sinais característicos da mastoidite.
Picada de inseto
Embora na maioria das vezes as picadas de insetos sejam inofensivas e desapareçam por si só em um dia ou dois, uma picada no lóbulo às vezes pode provocar inchaço e coceira. Dependendo do tipo de inseto, o tratamento pode variar. No entanto, pomadas vendidas sem prescrição médica para redução da coceira e da inflamação são geralmente usadas. 
Abcesso
Um abcesso é uma saliência contendo uma bolsa de pus e é geralmente o resultado de uma infecção bacteriana. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive nos lóbulos, quando uma área fica infectada. Como ele se forma? Em resposta à infecção, nosso sistema imunológico envia glóbulos brancos para o local da infecção. Esses glóbulos brancos se acumulam dentro do tecido danificado e criam uma inflamação. 

Infelizmente, durante tal processo, é possível que se forme pus de uma mistura de glóbulos brancos vivos e mortos, germes e tecido morto. Não tratar essa condição é uma má ideia. É quase uma forma segura de garantir que seus lóbulos das orelhas continuarão a inchar. Além de pus e inchaço, você também pode sentir febre, calafrios, náusea, lesões e inflamação. 
Celulite
A celulite é uma infecção bacteriana da pele potencialmente grave. Quando você desenvolve esta condição comum, uma área da sua pele incha, fica vermelha, dolorosa e quente ao tocar. Embora a celulite geralmente ocorra na parte inferior das pernas, não é raro vê-la no rosto, braços ou outras partes do corpo, incluindo suas orelhas. 

A pele rachada pode permitir que bactérias entrem na pele e, se não for tratada, a infecção pode rapidamente se espalhar para os linfonodos. Quando a infecção atinge a corrente sanguínea, a situação pode tornar-se potencialmente fatal. Portanto, caso suspeite de celulite, certifique-se de entrar em contato com seu médico imediatamente. 
Infecção do ouvido externo
A otite externa ou "ouvido de nadador" é mais comum em crianças entre sete e 12 anos de idade e naquelas que nadam com frequência. A condição afeta o canal auditivo externo, o tubo entre o ouvido externo e o tímpano. Os principais sintomas da otite externa são inchaço, dor de ouvido e coceira no canal auditivo. 

Como tratar o inchaço no lóbulo da orelha?

Assim como não há uma única causa para o inchaço do lóbulo, os tratamentos também variam. No entanto, na maioria dos casos, provavelmente é uma boa estratégia tentar diminuir o inchaço com uma compressa fria. Se achar que um cisto pode ser o motivo do inchaço do seu lóbulo, uma compressa quente pode ser mais apropriada. 

Se estiver com muita dor, talvez você queira tentar usar um analgésico vendido sem receita médica. Contudo, as infecções bacterianas requerem tratamentos com antibióticos, motivo pelo qual recomendamos fortemente que você procure um profissional de saúde para avaliar sua orelha. Seu médico prescreverá um antibiótico tópico ou oral.  

Cremes anti-histamínicos e de hidrocortisona funcionam excepcionalmente bem para picadas de insetos. 

Como você pode ver, na grande maioria dos casos, é possível tratar do inchaço dos lóbulos de forma eficaz em casa. Porém, em casos mais graves – especialmente quando você também tiver febre e suspeitar de infecção bacteriana – não demore para procurar atendimento médico. O escorrimento de um líquido amarelo ou verde é um sinal claro para procurar a ajuda de um médico. Também pode ser necessário drenar cirurgicamente abcessos ou cistos.

Dicas de prevenção

As precauções de bom senso ajudam muito a evitar que suas orelhas inchem. 
  • Evite lesões e traumas em suas orelhas. 
  • Siga as instruções de limpeza após a perfuração se tiver acabado de furar suas orelhas. 
  • Use equipamento de proteção durante esportes de contato.
  • Evite brincos com níquel caso seja alérgico. 
  • Mantenha as picadas de inseto limpas. 
  • Observe sinais e sintomas de infecções bacterianas. 
  • Mantenha suas orelhas limpas usando um pano limpo e úmido somente na parte de fora da orelha. 

Quando devo procurar atendimento médico?

Não demore em procurar atendimento médico se a dor no seu lóbulo não desaparecer após alguns dias de tratamento caseiro ou se seus sintomas piorarem gradualmente. Caso suspeite que tem celulite, abcesso ou mastoidite, consulte um médico imediatamente. Um profissional de saúde pode avaliar a gravidade do seu problema de saúde e recomendar a solução mais apropriada para você.

Qual é a conclusão?

Pode haver várias causas para o inchaço nos lóbulos das orelhas. Algumas causas comuns são piercings na orelha, picadas de insetos, lesões, alergia ao níquel, mastoidite, abcessos e celulite. A melhor forma de tratamento depende da causa principal do problema. Embora as pomadas vendidas sem prescrição médica possam ser suficientes, em alguns casos, às vezes podem ser necessários antibióticos orais e tópicos. Um médico licenciado pode ajudar a diagnosticar o seu problema específico e determinar se é necessário prescrever um antibiótico. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.