Fumar causa perda auditiva?

Conforme estudo efetuado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), um indivíduo que fuma cinco cigarros por dia há mais de um ano apresenta quatro vezes mais possibilidades de sofrer com zumbido de ouvido.

Os japoneses também pesquisaram e confirmaram essa verdade. Suas pesquisas revelaram que pessoas fumantes têm mais chances de ter sua audição comprometida que pessoas não fumantes, especialmente, em relação a ruídos de alta frequência. A equipe da Escola Superior de Medicina de Osaka avaliou 1.554 japoneses durante os anos de 1994 a 1999. Essas pessoas tinham entre 30 e 59 anos de idade.

A pesquisa japonesa comprovou que os riscos aumentam na proporção dos cigarros consumidos por dia ao longo do tempo. Os homens que fumavam mais de um maço diariamente apresentavam uma tendência duas vezes à perda de audição do que aqueles que não tinham o hábito de fumar.

De acordo com a pesquisa da Universidade de Manchester , no Reino Unido, os fumantes apresentam cerca de 15% mais possibilidades de perderem a audição que as pessoas que não fumam. De 2007 a 2016, a universidade observou 50 mil voluntários.

Qual a relação entre o cigarro e o ouvido?

Os pesquisadores do Japão acreditam que fumar causa perda auditiva em decorrência da redução do fluxo de sangue na cóclea, parte interna do ouvido que se responsabiliza pela transmissão do som para o cérebro.

O fato de os homens fumantes não terem uma boa saúde também foi considerado como um motivo para a perda de audição.

É válido lembrar que certas substâncias presentes no cigarro (nicotina, monóxido de carbono, amônia, formol, solventes) reduzem a oxigenação do sangue, gerando obstruções nos vasos. O ouvido interno tem um único vaso sanguíneo para fornecer oxigênio durante as 24 horas do dia.

Esse vaso é de pequeno calibre e vulnerável perante a atuação de substâncias vasoconstritoras. É por causa disso que o ouvido acaba sendo prejudicado.

Com pessoas hipertensas pode ocorrer o mesmo: nesse caso, é a pressão alta que causa danos aos vasos sanguíneos.

E os fumantes passivos?

Outra pesquisa, publicada na Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery , Estados Unidos, fez uma revelação surpreendente sobre os males causados pelo tabagismo à audição. Conforme o estudo efetuado, jovens não fumantes com idade entre 12 a 19 anos, mas que vivem expostos à fumaça do cigarro, também correm o risco de perder a audição (4% de chances a mais).

Isso significa que fumantes passivos também devem se preocupar e buscar ambientes mais saudáveis para conviver, sempre que possível. Ou podem aconselhar e orientar os fumantes a largarem seus vícios, se forem familiares próximos, apresentando os problemas que esse hábito pode causar.

Como retomar uma vida saudável?

Os médicos recomendam que o fumante largue o vício, liberte-se dele e procure levar uma vida mais saudável.

É necessário alimentar-se adequadamente, evitando gorduras e açúcares em excesso, bem como praticar exercícios físicos com regularidade. Também se deve evitar ficar exposto a sons muito altos, que também provocam danos aos ouvidos.

Fumar causa perda auditiva e a melhor coisa a fazer é deixar de lado esse vício tão nocivo à saúde como um todo!

Agora que você conhece a relação entre o hábito de fumar e a perda de audição, veja como a alimentação pode prevenir contra problemas auditivos.

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Dê o 1º passo. Agende uma Demonstração Gratuita com nossas soluções e sinta a diferença.<