Costuma ouvir música muito alta nos fones do celular? Trabalha em algum ambiente aonde o barulho alto é constante? É possível que você precise rever os seus hábitos e cuidar um pouco mais dos seus ouvidos!

Leia o post para descobrir mais sobre o assunto e entender o que pode ser feito para evitar a perda de sua audição:

Por que o excesso de barulho causa a perda auditiva?

A exposição contínua a ruídos pode acarretar sérios danos às principais responsáveis pela audição sensorial ― as células ciliadas da cóclea. E isso não depende da idade, mas sim da sua predisposição genética e do contato constante com a poluição sonora.

Essas lesões podem ser consideradas irreversíveis. Quanto maior for o ruído, mais o órgão poderá ser lesionado. O tempo de exposição também é diretamente proporcional à natureza da perda auditiva.

O estrago precoce da audição devido ao excesso de ruídos é um dos eventos encontrados em nosso centro auditivo.

Exposição à poluição sonora

Quem trabalha em casas noturnas (DJs e barmen, por exemplo), no meio musical ou em construções está mais sujeito à perda auditiva. Muitas vezes, essas pessoas sequer percebem os sintomas. Mas as ameaças à audição não estão restritas a elas, fones de ouvidos com alto volume, jogos de videogame e até mesmo o barulho intenso do trânsito (como o ronco do motor das motos) podem causar grande impacto e levar a lesões com o passar dos anos.

Como evitar a perda auditiva progressiva?

Como o problema está surgindo cada vez mais cedo é fundamental tomar alguns cuidados visando prevenir seu aparecimento ou, pelo menos, adiá-lo.

Confira algumas dicas importantes:

Protetores de ouvido

Para os profissionais que se encontram em ambientes de barulho constante os protetores auriculares ajudam a reduzir os riscos. Eles podem ser moldados à orelha do usuário e abafam os sons externos.

Os protetores podem ser de silicone, espuma ou polímero e precisam de limpeza constante, conforme orientações fonoaudiológicas.

Volume ideal

O limite de som contínuo seguro para os ouvidos é em torno dos 80 decibéis. Isso significa mais ou menos a metade da barra de volume. Um bom teste é colocar a música para tocar e tirar os fones dos ouvidos. Se você estiver escutando sem usá-los, é sinal de que o volume está alto demais.

Dormir com os fones também não é indicado. Se você não ouve absolutamente nada do que está à sua volta quando está com eles, também é um indicativo para que diminua o volume.

Limpeza contra infecções

Otites são consideradas comuns, mas pedem cuidados. Essas inflamações podem levar à perda auditiva. Não deixe que líquidos e outros fluidos fiquem acumulados no seu ouvido quando estiver gripado ou mergulhar na piscina, por exemplo.

Não é necessário o uso de hastes flexíveis para limpar a área, pois elas podem ser prejudiciais ao tímpano ― especialmente se forem introduzidas profundamente no canal auditivo. Faça a higienização com a toalha e o seu dedo indicador. Não use qualquer tipo de sabão, isso altera o PH da orelha podendo causar alergias.

Milhões de pessoas são afetadas pela perda auditiva progressiva. A falta de informação e também o preconceito podem fazer com que você adie os cuidados com os seus ouvidos. Caso identifique dificuldades em ouvir ou compreender o que é dito, busque um médico especialista rapidamente, certo? O que achou dessas dicas? Deixe aqui o seu comentário!