Neste artigo

Como o líquido entra no ouvido?

Sempre que temos um resfriado comum ou uma sinusite, nosso nariz fica congestionado por causa do líquido produzido pelo corpo na tentativa de lidar com o invasor. Nosso corpo produz uma secreção mucosa no nariz para eliminar o patógeno. O revestimento do ouvido médio age de forma semelhante ao revestimento do nariz na medida em que quando um patógeno causa uma infecção no canal auditivo, ele produz uma secreção no ouvido para eliminar os invasores. 
Se tudo der certo, conforme a infecção desaparece, o líquido é drenado pela tuba auditiva para a parte posterior do nariz. No entanto, o líquido não será drenado se a tuba auditiva estiver inchada ou não estiver funcionando corretamente; em vez disso, o líquido ficará preso na cavidade do ouvido médio. 

Infecção do ouvido médio (otite média)

Na literatura médica, o líquido no ouvido médio é chamado de "otite média serosa". Uma das razões mais comuns para essa condição é uma infecção do ouvido médio. Se você já teve alguma infecção do ouvido médio, provavelmente sentiu uma forte dor de ouvido e possivelmente um líquido com pus no ouvido.
 
Na maioria dos casos, os sintomas da infecção do ouvido médio (otite média) se desenvolvem rapidamente e desaparecem em alguns dias. Quando a infecção tem duração curta, ela é chamada de otite média aguda. Os sintomas primários dessa condição incluem febre, dor de ouvido, sensação de falta de energia e perda auditiva leve.

Em casos mais graves, você pode sofrer uma ruptura do tímpano (perfuração da membrana timpânica). Um tímpano perfurado é um orifício ou rasgo no fino tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio. Quando o orifício se desenvolve no tímpano, é possível que saia pus pelo ouvido. 

Como os médicos diagnosticam o líquido no ouvido?

A melhor forma de diagnosticar o líquido no ouvido é examinando o ouvido com um otoscópio. Este é um procedimento muito simples que envolve puxar a orelha para trás e inserir a ponta do otoscópio no ouvido. Com a ajuda do otoscópio, o profissional de saúde consegue ver o tímpano (membrana timpânica). Infelizmente, não é fácil ver se há líquido atrás do tímpano e, muitas vezes, a única indicação da presença de líquido no ouvido pode ser uma leve retração do tímpano ou uma leve descoloração. 

Outro teste que os médicos podem usar para detectar a presença de líquido no ouvido é a timpanometria. Para este teste funcionar bem, você deve ficar parado durante o exame e evitar falar ou engolir, se possível. 

Os antibióticos são necessários para tratar as infecções do ouvido médio?

Se o seu médico suspeitar que uma bactéria está causando a sua condição, é possível que prescreva um antibiótico. Lembre-se que os antibióticos não devem ser prescritos rotineiramente para tratar infecções do ouvido médio, pois o uso excessivo pode levar à resistência ao antibiótico. Contudo, os profissionais de saúde podem ocasionalmente prescrevê-los se os sintomas durarem mais do que alguns dias ou forem muito severos. 
Se o seu médico prescrever um antibiótico, certifique-se de realizar o tratamento completo. Alguns antibióticos precisam de mais tempo para funcionar e interromper o tratamento muito cedo pode resultar em um tratamento mal-sucedido e também contribuir para o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. A boa notícia é que o líquido é normalmente drenado quando o antibiótico começa a funcionar e as bactérias morrem. Infelizmente, às vezes, o líquido pode permanecer preso no canal auditivo mesmo depois de a infecção desaparecer e a dor e o desconforto diminuírem. 

O líquido pode ser drenado por si só?

Quanto mais tempo o líquido permanece preso no ouvido médio, mais espesso ele se torna. Enquanto o líquido fino pode causar somente um grau leve de perda auditiva ou uma audição abafada, o líquido espesso pode causar perda auditiva moderada. Infelizmente, nossas chances de drenar o líquido através da tuba auditiva são muito maiores quando o líquido é fino. 

Assim, a drenagem natural do ouvido torna-se praticamente impossível à medida que o líquido fica mais espesso, levando ao desenvolvimento de "otite mucoide", que acontece quando o ouvido médio fica preenchido com um líquido de consistência semelhante à cola. 

O que devo fazer se o líquido ficar preso no meu canal auditivo?

A drenagem inadequada geralmente ocorre porque a tuba auditiva fica inchada e fechada. Para ajudar a evitar líquido no ouvido, seu médico provavelmente recomendará vários medicamentos anti-inflamatórios vendidos com ou sem prescrição médica. No entanto, se esses medicamentos não resolverem o problema, poderá ser necessário drenar o líquido cirurgicamente. 

Seu médico fará isso realizando um procedimento de miringotomia por meio da abertura de um pequeno orifício no tímpano. Embora tal cirurgia pareça bastante invasiva, ela pode ser realizada em adultos em atendimento ambulatorial, ou seja, no consultório, e é relativamente indolor com o uso de um anestésico tópico. 

Crianças pequenas, no entanto, geralmente precisam ser sedadas e, consequentemente, os procedimentos precisam ser realizados em uma sala de cirurgia. 

Por que não podemos ignorar o líquido no ouvido?

Muitas pessoas se perguntam porque não podemos simplesmente ignorar o líquido no ouvido médio. A razão é que os três ossos da audição (ossículos) dentro do ouvido médio deveriam permanecer em um ambiente cheio de ar. Quando o tímpano vibra por causa das vibrações sonoras, os ossos da audição também vibram. Com o líquido, os ossos da audição não conseguem vibrar corretamente, levando à perda auditiva. 

Resumindo, quanto mais tempo o líquido permanecer no ouvido médio, mais difícil será a autodrenagem, levando a uma perda auditiva constante. No caso de crianças pequenas, em particular, sofrer de perda auditiva por muitos meses pode prejudicar o desenvolvimento da fala, do equilíbrio e até mesmo do comportamento. Além disso, a permanência do líquido no ouvido médio pode causar danos permanentes nos ossos da audição. 

Quais outras causas podem estar por trás de um ouvido obstruído?

Cerúmen impactado no ouvido
Uma quantidade excessiva de cerúmen pode fazer com que você sinta seus ouvidos obstruídos. Se você achar que tem cerúmen impactado no ouvido, pode tentar usar gotas otológicas vendidas sem prescrição médica. No entanto, procure atendimento médico se o cerúmen estiver alojado no fundo do seu canal auditivo e não sair em dois dias. Além disso, não use cotonetes nem tente remover o cerúmen. Ao colocar um cotonete em seu ouvido, você pode empurrar a cera ainda mais fundo no canal.
Disfunção da tuba auditiva
A tuba auditiva conecta o ouvido médio à parte posterior da garganta. Quando a tuba não funciona como deveria, ela não abre nem fecha corretamente, resultando em uma sensação de entupimento. Se a tuba auditiva estiver obstruída devido a um inchaço ou líquido, ela não conseguirá equalizar a pressão entre o ouvido médio e a atmosfera exterior. 

Um exemplo excelente de problemas de equalização de pressão é quando sentimos os ouvidos entupidos em um avião. Vírus respiratórios, sinusite e até mesmo alergias podem causar essa disfunção incômoda. A obstrução nos ouvidos tende a reagir bem com medicamentos vendidos sem prescrição médica, pois muitos deles podem ajudar a reduzir o acúmulo de líquido e o inchaço. 
COVID-19
As infecções do trato respiratório superior, como a COVID-19, muitas vezes levam ao acúmulo de líquido nos ouvidos. Se você suspeita que pode ter contraído COVID-19, faça um teste para descartar essa hipótese. 
Perda auditiva
Algumas pessoas que sofrem de perda auditiva sentem como se seus ouvidos estivessem entupidos. Se você está sofrendo de perda auditiva sem uma causa aparente, é melhor realizar um teste de audição com um profissional de saúde auditiva experiente. 

Procure logo a ajuda de um profissional de saúde auditiva porque a sua perda auditiva inexplicada pode ter muitas causas. Seja uma perda auditiva relacionada à idade ou induzida por ruído ou algum tipo de transtorno, é essencial obter um diagnóstico correto. 

Resumindo, sempre que sentir líquido no ouvido, certifique-se de procurar ajuda profissional para remover o líquido do seu ouvido com segurança. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.