Resumo

O que causa a perda auditiva?

Para tentar prevenir a perda auditiva, é importante entender o que a causa! Afinal, evitar possíveis riscos auditivos pode ser difícil se não tiver a certeza do que são.

Algumas causas mais comuns de perda auditiva incluem:
  • Exposição a ruídos altos
  • Danos físicos
  • Idade
  • Doença grave
  • Genética
woman hand on her ear
Muitas pessoas vivenciam algum tipo de perda auditiva durante a sua vida. No entanto, pessoas que frequentam concertos barulhentos ou já tiveram uma lesão física no tímpano podem perder a audição mais cedo que outras.

Além disso, algumas doenças podem contribuir na perda auditiva. Existem também medicamentos ototóxicos como a aspirina que podem causar graus variados de perda auditiva, dependendo da sua ingestão.

Ainda assim, consumir alimentos saudáveis para a audição pode ajudá-lo a prevenir grandes perdas auditivas. Naturalmente, você irá desejar combinar uma dieta saudável com hábitos de estilo de vida saudáveis, como evitar ambientes ruidosos o máximo possível. 

Qual é a melhor dieta para prevenir a perda auditiva?

O provérbio "você é o que você come" é surpreendentemente preciso. Nosso corpo quebra os alimentos que consumimos e utiliza seus diversos componentes para ajudar a manter nossas células e nossos órgãos em boas condições. 

Por isso é que os fisiculturistas tendem a comer bastante proteína. Se eles não o fizessem, seus corpos não teriam proteínas suficientes para desenvolver músculos mais fortes.

Portanto, é possível melhorar a saúde auditiva se alimentando. Para fazer isto, você precisará conhecer as vitaminas e os minerais cruciais para a sua saúde auditiva.
Talvez os três mais fundamentais sejam:
  1. Magnésio
  2. Potássio
  3. Zinco
Obviamente, estes são apenas alguns exemplos. Há certos tipos de vitaminas, como vitamina C e E, que também podem ajudar a prevenir a perda auditiva. Sendo assim, você deverá escolher alimentos ricos em todos os tipos de vitaminas e minerais.

Além disso, focar em alimentos que contêm magnésio, zinco e potássio pode ser uma ótima forma de melhorar a audição minimizando possíveis danos à orelha interna. 

Melhores alimentos para prevenir a perda auditiva

Como mencionado antes, alimentos saudáveis ricos em vitaminas e minerais são a melhor opção para se prevenir contra a perda auditiva. Alimentos que possuem muito magnésio, zinco e potássio podem ser especialmente úteis.
Como tal, alguns dos melhores alimentos para prevenir a perda auditiva incluem:
  • Bananas
  • Espinafres
  • Batatas-doces
  • Amêndoas
  • Feijão preto
  • Abacates
  • Beterrabas
Vamos explorar estes alimentos para descobrir como eles podem ajudar na sua audição. Quanto mais você souber sobre como se alimentar para ter uma audição saudável, mais felizes suas orelhas (e barriga) ficarão!
a bowl of almond
Bananas
Bananas são muito fáceis de comer devido à sua consistência mole. Elas também são relativamente baratas e acessíveis, tornando-se então uma ótima escolha para aqueles que estão com um orçamento apertado. 

Mas uma das melhores coisas sobre as bananas é que elas são repletas de potássio. Esta vitamina em específico interage com o sódio de algumas formas interessantes. Um dos efeitos colaterais dessa interação é a pressão baixa.

A pressão alta pode causar o chiado nas orelhas e levar ao zumbido. Portanto, comer bananas e permanecer calmo pode ser uma forma simples de melhorar a sua saúde auditiva!
Espinafres
Um certo marinheiro uma vez consumiu espinafre diretamente da lata e você pode seguir o exemplo. Isto é porque o espinafre é uma das melhores verduras que você pode saborear.

Além do ferro, o espinafre possui uma quantidade significante de vitaminas A e C. Ele também é repleto de folato. Estas vitaminas e minerais são essenciais para a sua saúde auditiva.

A vitamina C, em particular, pode ajudá-lo a enfrentar infecções de ouvido que contribuem na perda auditiva. 
Batatas-doces
Se você não gosta do sabor ou da textura das bananas, talvez queira dar uma chance para as batatas-doces. Esses vegetais são recheados de potássio, o que os torna uma alternativa válida às bananas.

Além disso, você pode preparar batata-doce frita, batata-doce assada e cerca de uma dúzia de refeições. Esta característica faz com que as batatas-doces sejam uma das opções mais versáteis para a saúde auditiva.
Amêndoas
Nozes e amêndoas talvez sejam os frutos mais conhecidos do mundo. Não estamos levando os amendoins em conta, já que tecnicamente são legumes.

Apesar de os amendoins serem repletos de gorduras e as nozes de fibras, as amêndoas são ricas em magnésio. Está comprovado que o magnésio ajuda a prevenir a perda auditiva relacionada ao ruído. Ele também ajuda a prevenir a perda auditiva relacionada à idade.

Portanto, a amêndoa é um dos aperitivos mais simples, saborosos e saudáveis para as orelhas.
Feijão preto
O feijão preto cozido é uma ótima fonte de zinco. Um dos benefícios principais do zinco é a redução de inflamações. Esta pode ser uma dádiva para aqueles que desejam melhorar sua saúde auditiva e se prevenir contra a perda auditiva.

Quando a orelha interna está inflamada, os tecidos podem pressionar contra o tímpano, causando dor, agitação e perda auditiva. Reduzir essa inflamação interna pode ser complicado, a não ser que seu corpo esteja repleto de zinco.
Abacates
Este fruto verde pode não ser muito doce, mas com certeza seus benefícios para a saúde são! Os abacates são ricos em gorduras saudáveis que podem ajudar a melhorar a sua saúde cardíaca. Como pode adivinhar, sua circulação é crucial para sua audição.

Por isso, espalhar abacate em sua torrada ou colocar algumas fatias em sua guacamole caseira de sexta-feira pode ser um jeito saboroso de se prevenir contra uma futura perda auditiva.
Beterrabas
As beterrabas são cheias de vitaminas e minerais fundamentais. Elas também são ricas em folato, um dos diversos minerais relacionados à melhoria da saúde auditiva.

Notavelmente, o folato é crucial na manutenção do sistema circulatório. Um sistema circulatório saudável muitas vezes significa menos pressão no canal auditivo e no tímpano. Ele também ajuda a garantir que o sistema imunológico funcione de forma rápida e eficaz.

Assim, comer beterrabas pode ser uma ótima forma de prevenir a perda auditiva, manter o seu coração saudável e evitar doenças. O que pode superar isso?

Melhore hoje a sua saúde auditiva

Prevenir-se contra a perda auditiva pode não ser tão difícil quanto acha. Para começar, você deverá praticar hábitos inteligentes de estilo de vida, como evitar músicas ou sons altos. Mas você também deverá adotar uma dieta saudável para a audição.

Alimentos ricos em magnésio, potássio e zinco podem ser úteis na prevenção da perda auditiva. Espinafres, abacates, bananas e amêndoas são ótimos alimentos para petiscar se você espera melhorar ou manter a sua audição.

Preparado para melhorar a sua saúde auditiva? Então procure já um consultório Audium próximo a você!
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.