Qual a função da cera do ouvido?

O cerúmen é um mix de substâncias produzido pelas mais de 2.000 glândulas sebáceas e sudoríparas que ficam no canal auditivo externo (meato acústico externo). Sua função é proteger os ouvidos contra a entrada de água, poeira, areia e microrganismos causadores de infecções, o que é possível devido ao seu pH naturalmente ácido.

Além disso, em sua composição também podem estar pelos, pele morta e outras secreções corporais que, juntos, formam um verdadeiro escudo contra partículas e substâncias estranhas que causam danos ao ouvido.

Uma curiosidade interessante sobre a cera é que ela apresenta alguns subtipos, os quais são determinados geneticamente e variam de acordo com a etnia de cada pessoa. O tipo úmido é o mais comum de todos e costuma estar presente em pessoas descendentes de caucasianos e africanos.

Enquanto isso, os asiáticos e seus descendentes, como japoneses e chineses, apresentam uma variação de cerúmen mais seco.

O que alterações na cera podem indicar?

Além de proteger os seus ouvidos, alterações na coloração, na textura ou no odor da cera de ouvido são grandes aliados na hora de identificar problemas no organismo antes que os primeiros sintomas se manifestem. Confira!

Cera cinza

Caso a cera apresente coloração acinzentada, isso significa que você ficou exposto a grandes quantidades de poluição, com destaque para a fumaça liberada por fábricas, carros e queimadas.

Cera vermelha

Quando o cerúmen tem coloração avermelhada ou apresenta manchas de sangue, isso é sinal de que o seu tímpano está perfurado, o que pode causar infecções e até comprometimento da audição. Procure um médico otorrinolaringologista para evitar complicações.

Cera marrom escuro

Cera de ouvido no tom de café é sinal de que o organismo foi submetido a situações estressantes com frequência. Se esse é seu caso, tente relaxar.

Cera preta

Apresentar secreções muito escuras com frequência, principalmente quando associado a outros sintomas, como coceira e dor, pode ser sinal de proliferação de fungos na cavidade auditiva. Nesse caso, também é preciso procurar um médico para fazer um tratamento.

Cera branca

Quando a cera torna-se esbranquiçada isso significa que o organismo está com deficiência de vitaminas, como ferro e cobre. Invista em uma alimentação mais equilibrada, com frutas, verduras, legumes, carnes e grãos, como feijão, aveia, ervilha e fígado, para recuperar um bom estado nutricional.

Cera com odor desagradável

O odor fétido da cera é um sinal clássico de infecção, que costuma ser acompanhado por alterações na coloração além de sensação de ruídos e ouvidos tampados. Consulte um otorrinolaringologista para fazer o tratamento adequado.

Cera líquida

Quando as secreções do ouvido tornam-se tão fluidas a ponto de escorrer pelos ouvidos isso é indício de lesão auditiva ou de início de processo inflamatório. Nesse caso, é importante procurar o médico para ter um diagnóstico.

Cera seca

Cerúmen muito seco é sintoma de dermatite e doenças de pele. Identificar e tratar o problema é necessário para que a cera volte a ter uma textura normal.

Por que não devemos remover a cera?

O primeiro motivo para não tentar retirar toda a cera do ouvido é que ela é muito importante para a proteção dos ouvidos. Além disso, o cerúmen tem característica “autolimpante”, ou seja, depois que a secreção seca, um simples movimento do maxilar, seja ao mastigar um alimento ou falar, ajuda a levar o material velho para fora, pela abertura da orelha.

Segundo os médicos, é apenas essa cera que fica na parte externa da orelha que deve ser removida, cuidadosamente. Fazendo o movimento inverso (empurrando-a para dentro com um cotonete, por exemplo), além de acumular excesso de cerúmen, você pode causar danos graves no ouvido, como a ruptura do tímpano ou até perda auditiva.

Quais os 3 principais erros na hora de tirar cera do ouvido?

Quanto mais se retira a cera, mais quantidade da substância é produzida pelas glândulas sebáceas, gerando um círculo vicioso e o perigo de acúmulo. Além disso, a falta desse material biológico deixa a pele do ouvido muito seca, sendo um grande risco para otites.

Veja, abaixo, os erros mais comuns e evite mais problemas.

1. Utilizar bastonetes flexíveis

Devido à facilidade, os cotonetes são amplamente utilizados para remoção da cera dos ouvidos. Porém, na verdade, eles estão entre os grandes vilões dessa história, pois acabam empurrando ainda mais a secreção para dentro da orelha.

Não resiste às hastes flexíveis? Então, utilize-as apenas para limpeza das bordas e parte externa do ouvido — nunca para remover a cera do seu interior.

2. Usar unhas ou dedos

Outro erro é usar as unhas ou as pontas dos dedos para limpar os ouvidos. Além de arranhar a pele delicada da parte interna da orelha, essa ação também acaba empurrando mais cera para dentro do canal auditivo — e ainda pode levar bactérias contidas nas unhas para dentro do ouvido.

3. Não remover o excesso de cera

Há, ainda, uma crença de que não é preciso fazer nada para remover qualquer cera do ouvido, pois ela sairia sozinha. Isso também é um erro, pois quando produzida de forma excessiva ela tende a formar a chamada “rolha de cera”.

Esse aglomerado de cerúmen bloqueia o conduto auditivo e causa diversos incômodos, como zumbidos, coceira e a perda parcial da audição, e precisa ser removido por meio do uso de soluções otológicas ou procedimentos médicos.

Como remover cera do ouvido sem causar danos?

A primeira e melhor recomendação é utilizar apenas uma toalha para secar a região após o banho. Todavia, em alguns casos, você pode precisar de uma mãozinha para remover o excesso de cera acumulado na cavidade interna do ouvido. Veja as formas mais indicadas para retirá-la.

Uso de medicamento

Existem medicamentos indicados pelo otorrino para amolecer a cera que está localizada mais profundamente no ouvido. Procure um especialista para fazer o melhor tratamento. Afinal, algumas opções de soluções otológicas são contraindicados em caso de infecção.

Remoção profissional

Outra opção eficiente para retirar o acúmulo de cera com eficiência é por meio da remoção mecânica. Realizada por um médico otorrinolaringologista, esse profissional sabe exatamente como tirar a cera sem causar danos e utiliza os equipamentos necessários para visualizar o interior do canal auditivo. Assim, além de garantir a limpeza dos seus ouvidos, ele também examina como anda a sua saúde auditiva.

E aí, gostou do artigo? Quer saber mais sobre como a cera age beneficamente no nosso ouvido? Aprofunde o assunto aqui!

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva? Dê o 1º passo – Agende uma Demonstração sem compromisso com nossas soluções. Ouvir Melhor é Viver melhor – 0800 011 1000 – www.audiumbrasil.com.br/agende