1. Meditar

    Cada vez mais, as pessoas estão recorrendo à meditação com o objetivo de melhorar a sua saúde auditiva. O porquê disso é que relaxar e respirar fundo aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro – o que pode ajudar você a ficar mais sintonizado com os sons que, de alguma forma, podem ter escapado da sua atenção2. Apesar de ser um exercício mental e não uma atividade física de autocuidado, a meditação revela-se útil àqueles que procuram estar mais envolvidos em sua audição. 

  2. Parar de fumar

    O fumo e a perda auditiva estão inegavelmente conectados; aliás, estudos sempre são feitos para comprovar tal relação. Como o fluxo sanguíneo e o oxigênio ajudam a manter as células saudáveis na orelha interna, é compreensível que a audição possa ser afetada devido à exposição prolongada à nicotina e ao monóxido de carbono. Por isso, pare de fumar se deseja melhorar sua qualidade auditiva e de vida3

  3. Yoga

    Muitas pessoas que sofrem deficiência auditiva dizem que os exercícios de yoga, às vezes, lhes ajudam a ouvir melhor. Relaxar e se alongar em posturas como a de cachorro olhando para baixo leva o sangue arterial até a sua cabeça rapidamente, o que pode auxiliar na audição2. Não é preciso de um instrutor: basta esticar o seu tapete em qualquer lugar da casa que seja mais confortável e lembrar-se de fazer um aquecimento prévio. 

  4. Diminuir o volume

    Uma forma fácil de melhorar o seu conforto auditivo e a sua saúde é deixando o ruído o mais baixo possível. Ambientes a 85 dB ou mais são prejudiciais – e, quando possível, você deve se afastar de volumes altos4. Em alternativa, se não tiver essa opção, certifique-se de sempre usar algum tipo de protetor auricular para evitar qualquer dano auditivo grave.

  5. Verificar se tem cera de ouvido

    É possível que a sua audição seja afetada pelo acúmulo de cera de ouvido. Se a cera de ouvido estiver impactada, suas orelhas podem não estar tão receptíveis aos sons como de costume. Mas não se preocupe, pois o excesso de cera nos ouvidos é comum e facilmente tratado. A remoção de cera de ouvido realizada por um profissional pode diminuir ou possivelmente eliminar os efeitos da perda auditiva5.

  6. Fazer exercício diariamente

    Estar saudável é benéfico para o corpo inteiro, inclusive para as orelhas6. A forma mais fácil de estar em forma é por meio de exercícios constantes. Caminhar, correr ou simplesmente fazer jardinagem ou tarefas domésticas são ótimas formas de fazer o sangue e o coração circularem melhor. Mas não deixe o volume da música muito alto; exposições repetidas a ruídos fortes podem danificar os pelos insubstituíveis das orelhas, prejudicando ainda mais a audição.

  7. Focar e localizar sons

    Tentar fazer um ajuste fino para focar no ruído é uma boa ideia, já que isso pode melhorar a audição. Há vários exercícios que você pode fazer. Um dos mais populares envolve colocar música em uma sala calma e andar pela casa enquanto escuta, a fim de, então, identificar certas palavras e instrumentos. Isto ajuda a treinar o seu cérebro para localizar e entender sons com mais facilidade e sucesso7.

  8. Vitaminas

    O equilíbrio certo de vitaminas e minerais demonstra melhorar a qualidade auditiva8. Ácido fólico, vitaminas B, magnésio e zinco têm propriedades que contribuem para uma melhor audição e um corpo mais saudável em geral. Pondere tomar suplementos para obter o efeito completo dessas vitaminas, mas sempre consulte um médico primeiro, especialmente se estiver tomando outros medicamentos.

  9. Marcar um exame auditivo

    Na maioria dos casos de deficiência auditiva, será necessário um teste para entender a dimensão total do seu problema e a melhor forma de controlá-lo. Você pode encontrar um teste auditivo online que forneça informações suficientes, embora isso se aplique apenas a queixas menores relacionadas à orelha e audição. Para obter um check-up mais detalhado, marque um teste auditivo presencial.

  10. Aparelhos auditivos

    Algumas pessoas descobrem que a única forma de controlar sua perda auditiva é com aparelhos auditivos. Felizmente, "trombetas" gigantes e dispositivos perceptíveis já não existem mais. Dependendo do tipo de aparelho auditivo recomendado pelo seu médico ou profissional de saúde auditiva, você pode escolher entre uma variedade de modelos e estilos, o que significa que você terá um ótimo aspecto e ouvirá melhor ao mesmo tempo!

Como é óbvio, alguns problemas auditivos exigem uma abordagem mais direta quando se trata de resolvê-los. Consulte um profissional de saúde auditiva ou o seu médico caso tenha alguma preocupação relacionada à sua saúde auditiva e sobre a melhor forma de tratá-la.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Referências

  1. Hearing Health is More Than Hearing. Hear Well. Stay Vital. 2021
  2. G Bellissimo. The Effects of Fast and Slow Yoga Breathing on Cerebral and Central Hemodynamics. International Journal of Yoga. 2020 Sep-Dec; 13(3): 207-212.  
  3. Rafieepour, Athena PhD; Dehgahn, Somayeh Farhang PhD; Firoozi, Mahtab BS; Gorji, Rahim MSC; Ardalan, Arash MD; Vaziri, Mohammad Hossein MD. Study Highlights Impact of Smoking on Hearing Loss Among Workers Exposed to Noise. The Hearing Journal: September 2022 - Volume 75 - Issue 9 - p 24,25,26.  
  4. Lauren K Dillard, Malachi Ochieng Arunda, Lucero Lopez-Perez, Ricardo X Martinez, Lucía Jiménez, Shelly Chadha. Prevalence and global estimates of unsafe listening practices in adolescents and young adults: a systematic review and meta-analysis. BMJ Global Health. 2022.
  5. Neha Kashyap, Jordan Glicksman, MD, FRCSC, MPH. Can Ear Wax Cause Hearing Loss?  WebMD. 2021
  6. Chul Han, Dalian Ding, Maria-Cecilia Lopez, Senthilvelan Manohar, Yanping Zhang, Mi-Jung Kim, Hyo-Jin Park, Karessa White, Yong Hwan Kim,4 Paul Linser, Masaru Tanokura, Christiaan Leeuwenburgh, Henry V. Baker, Richard J. Salvi, and Shinichi Someya. Effects of Long-Term Exercise on Age-Related Hearing Loss in Mice. The Journal of Neuroscience 2016 Nov 2; 36(44): 11308–11319. 
  7. Jacqueline Reeves Scott. How Can Music Help Your Hearing? Lexie Hearing. 2022. 
  8. Josef Shargorodsky, MD, Sharon G. Curhan, MD, Roland Eavey, MD, and Gary C. Curhan, MD. A prospective study of vitamin intake and the risk of hearing loss in men. Otolaryngol Head Neck Surg. 2010 Feb; 142(2): 231–236.