Neste artigo

Limpar as orelhas é necessário?

Diversos especialistas concordam que não é necessário limpar as orelhas1. O desenvolvimento da cera é um processo completamente natural que serve diversos propósitos úteis. As glândulas da pele dentro do canal auditivo produzem cera de ouvido – também conhecida como cerúmen – para proteger as áreas das orelhas interna e média de quaisquer fragmentos ou poeira. A cera de ouvido também retém bactérias e mantém o canal auditivo lubrificado. 

Geralmente, a maioria das pessoas não tem problemas de acúmulo de cera de ouvido, já que a cera antiga é eliminada da orelha a medida que uma nova cera é produzida. Falar e mastigar facilita o processo de autolimpeza, ajudando a cera antiga a ser removida para orelha externa e cair sozinha.

Então, para a grande maioria, simplesmente não há a necessidade de fazer a limpeza manual dos ouvidos, já que eles fazem um ótimo trabalho se limpando sozinhos.

Se você tiver cera à mostra na superfície externa de sua orelha, limpe-a suavemente com um pano molhado. Resista à tentação de colocar qualquer objeto dentro do canal auditivo, como Q-tip ou cotonetes, uma vez que limpar a cera deve ser o suficiente.

Existem métodos seguros para limpeza das orelhas?

Apesar de o canal auditivo ter criado um mecanismo de autolimpeza, não significa que as coisas, às vezes, não possam dar errado. Por exemplo, algumas pessoas sofrem de produção excessiva de cera e acabam tendo acúmulo ou impactação de cera. Embora o acúmulo de cera seja mais comum entre idosos, pode acontecer em qualquer idade. 
Algumas pessoas consideram a cera de ouvido um sinal de falta de higiene e se preocupam muito em limpar suas orelhas com regularidade. Independente dos motivos, se deseja limpar suas orelhas, há formas de remover o excesso de cera com segurança. 

Como limpar suas orelhas no banho?

A hora ideal para limpar as orelhas é no banho. Não importa se você escolhe a limpeza diária ou semanal, pois o processo é bastante seguro se feito corretamente. Veja as etapas a seguir:
  1. Use apenas sabonete suave e água morna.
  2. Após lavar o cabelo, pegue um pano e limpe a orelha externa. 
  3. Limpe também a parte de trás das orelhas. 
  4. Se o canal auditivo parecer cheio, você pode deixar que a água tire toda a cera. (Observe que o canal auditivo normalmente não precisa de limpeza)
  5. Drene a água de suas orelhas após o banho para prevenir qualquer possível infecção. 

Usar Q-tips ou cotonetes para limpar as orelhas é seguro?

Em uma palavra, a resposta é não. Os profissionais de saúde auditiva concordam que colocar qualquer coisa no canal auditivo – inclusive Q-tips – é uma má ideia2. Contudo, apesar dos avisos dos especialistas, milhares de pessoas têm o hábito de usar cotonetes para limpar a orelha. 

Um dos riscos mais significativos que você enfrenta ao inserir um Q-tip na orelha é que ele acaba empurrando a cera ainda mais para dentro do canal auditivo. Embora seja provável que você veja cera no cotonete, a maior parte é empurrada no canal auditivo. 

Infelizmente, Q-tips também podem causar problemas graves. Por exemplo, se você empurrar acidentalmente o cotonete pelo canal auditivo, poderá provocar uma perfuração no tímpano, sofrer de uma perda auditiva permanente e acabar sofrendo de vertigem crônica e tonturas. Arranhar a parte interna da orelha também pode causar uma infecção no ouvido. 

Leve esses avisos a sério e abandone o hábito de usar Q-tips nas orelhas.

Quais outros métodos você pode usar para limpar as orelhas?

Você pode tentar outras formas eficazes de remover o acúmulo de cera. Por exemplo, uma mistura de 50% de água oxigenada e 50% de solução aquosa pode ajudar a aliviar orelhas tampadas e soltar o excesso de cera. Coloque algumas gotas da mistura no ouvido para amoleça a cera. 

Você pode adquirir um kit removedor de cera sem prescrição e experimentá-lo. Esses kits incluem um amolecedor de cera sem prescrição que pode ser bem útil. Verifique com sua farmácia local para encontrar um kit removedor de cera que funcione para você.

Se tiver tentado todos esses diferentes métodos e não conseguir, é melhor consultar um profissional de saúde auditiva. Esses médicos possuem ferramentas para remover a cera com segurança.

E quanto ao tratamento de cone chinês?

Você pode encontrar muitas evidências anedóticas online de que diversas pessoas obtiveram sucesso com o método do cone chinês. A maioria dos especialistas em audição, no entanto, é contra tal técnica3

O método do cone chinês é feito colocando uma vela acesa, oca e em formato de cone no canal auditivo. Os médicos alertam que, ao fazer isso, corre-se o risco de empurrar a cera ainda mais para dentro do canal auditivo, de queimar o rosto, o cabelo e até mesmo o canal auditivo. 

E quanto aos benefícios dessa técnica? As pesquisas não produziram evidências de que o método do cone chinês é eficaz3. Mantenha-se longe de tal método e, em vez disso, procure ajuda profissional. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Referências

  1. Robert H. Shmerling, MD (2020) Senior Faculty Editor, 3 reasons to leave earwax alone. Harvard Health Publishing 
  2. Eric T. Carniol, MD, MBA; Amishav Bresler, MD; Kevin Shaigany, MD (2018) Traumatic Tympanic Membrane Perforations Diagnosed in Emergency Departments. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. 2018;144(2):136-139. 
  3. S M Quigley, A W Langman (1996). Ear candles--efficacy and safety. Laryngoscope. 1996 Oct;106(10):1226-9. Other various studies can be found at this link