Alimentação saudável previne perda auditiva de 30% nas mulheres

A relação entre o que ingerimos e a saúde auditiva é tão forte que um estudo divulgado pelo periódico americano Journal of Nutrition mostrou que mulheres que fazem uso de uma alimentação balanceada têm 30% menos riscos de sofrer com perda auditiva.

Os especialistas analisaram alguns tipos de dieta e um deles, chamado AHEI-2010 (traduzida como “Alimentação Saudável Alternativa”) é capaz de elevar ainda mais o nível de proteção contra a surdez. O AHEI-2010 tem um cardápio composto pelos alimentos citados a seguir e fundamentais para manter a saúde auditiva.

Principais dicas na alimentação para prevenir a perda auditiva

Manter uma alimentação saudável é fundamental para ter um sistema imunológico forte e evitar problemas de saúde que podem desencadear otites, gripes, resfriados e alergias. A seguir, listamos as principais dicas para prevenir a perda auditiva.

Invista na ingestão de água

O consumo abundante de água ajuda a manter as células do ouvido interno nutridas e o fluxo sanguíneo adequado no local. Por isso, evite jejuns e longos períodos (mais de três horas) sem ingestão de líquidos.

Evite cigarro, álcool e cafeína

O álcool, a cafeína e o tabaco são substâncias vasoconstritoras, ou seja, que obstruem os vasos sanguíneos, de modo a dificultar a irrigação do ouvido.

Com isso, quem fuma ou ingere bebidas alcoólicas e café em excesso tem grande propensão a desenvolver problemas graves como zumbido e tontura, além de surdez precoce.

Retire o excesso de açúcar

Uma dieta com restrição de açúcar é recomendada para evitar a perda auditiva. A glicose em excesso acarreta aumento da insulina, afetando a regulação dos íons presentes no ouvido interno, elementos fundamentais no processo de audição.

Abuse de alimentos ricos em vitaminas C, D e E

Segundo especialistas, a perda auditiva causada por níveis extremos de ruídos é resultado de danos ao ouvido interno, devido ao excesso de radicais livres. Contudo, com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C e E, há um equilíbrio no local, o que auxilia na restauração da audição.

Por isso, mantenha em seu cardápio diário fontes de vitamina A, como cenouras, batata-doce, abóbora e gema de novo; de vitamina C, como laranja, maçã, morango e goiaba; e de vitamina E, tais como nozes, azeitona, óleo de girassol, brócolis e amêndoas.

Inclua fontes de potássio e ômega 3

O potássio também é um nutriente que precisa estar presente no seu cardápio! Ele tem a função de ajudar na transmissão dos impulsos nervosos, sendo grande aliado da audição. Você encontra essa substância em bananas, abacates, espinafres, melões e no leite.

Por conter ômega 3, os peixes, sementes de chia e as nozes devem ser incluídas na sua dieta. Ele melhora a circulação sanguínea na cóclea, um componente do sistema auditivo responsável por transformar os sinais acústicos em neurais.

Por conta disso, é imprescindível manter uma dieta balanceada antes que a destruição das células sensoriais se torne um processo permanente e irreversível.

Se uma alimentação saudável previne perda auditiva e outros problemas graves, basta fazer com que os alimentos mencionados encontrem o caminho natural (e rápido) até a sua mesa!

Gostou do artigo? Ajude outras pessoas a manterem a saúde auditiva, compartilhando o post nas suas redes sociais.

Você, ou seu familiar, possui alguma dificuldade auditiva. Dê o 1o passo. Agende uma demonstração e sinta a diferença - 0800 011 1000