Basicamente, o nervo auditivo é responsável por enviar vibrações (sinais sonoros) para o cérebro. Lembre-se: o nervo auditivo não é, nem de longe, a única parte da orelha que nos permite ouvir sons. Várias outras partes da orelha também executam uma função. Todas elas trabalham em conjunto para facilitar este complexo processo auditivo e enviar as vibrações ao cérebro para serem processadas. 

O que é o sistema auditivo?

O sistema auditivo – um dos principais sistemas do corpo – é responsável pelo sentido auditivo. O sistema auditivo é composto por várias partes e seções diferentes. Para uma audição bem sucedida, todos estes componentes devem funcionar corretamente.

Veja os componentes do sistema auditivo: 

Sistema auditivo periférico

Orelha externa – pavilhão auricular, canal auditivo
O pavilhão auricular, a única parte visível da orelha, possui uma forma espiral única. Esta é a primeira parte da anatomia da orelha externa que reage ao som. A função do pavilhão auricular é agir como um funil e direcionar o som mais profundamente na orelha. Conforme as vibrações sonoras entram pelo pavilhão auricular, a abertura ligada ao canal auditivo os amplifica, tornando o som mais fácil de ouvir. 
Orelha média – tímpano, martelo, bigorna e estribo
Ao que tudo indica, o tímpano tem pouco a ver com a audição, na verdade, ele participa do processo auditivo. Embora a função primária do tímpano seja agir como um escudo – para proteger a orelha média e a orelha interna – ele também serve como uma placa de som dentro do canal auditivo. Sempre que a vibração alcança o tímpano, os três pequenos ossos que estão atrás dele vibram. Estes pequenos ossos são muitas vezes chamados martelo, bigorna e estribo. Sempre que o som entra na orelha interna, estes ossos vibram um após o outro. 
Orelha interna – cóclea, órgão de corti, nervo auditivo
(mais informações sobre a orelha interna abaixo)

Sistema auditivo central

Os nervos auditivos vão do núcleo coclear até o núcleo do tronco cerebral. A partir dali, os impulsos nervosos avançam para o lobo temporal, onde está localizado o córtex primário auditivo.

Como funciona o nervo auditivo?

O nervo auditivo, localizado na orelha interna, atrás da cóclea, liga os canais semicirculares ao aparelho vestibular. A cóclea é uma pequena estrutura óssea em formato de caracol na orelha interna que, em conjunto com outros componentes, constitui 50% do sistema que controla a audição. 

A cóclea é onde a transformação da informação sensorial ocorre a partir da forma de onda para a forma neural. O ducto coclear contém o órgão de Corti. Quando você escuta um som, a cóclea (uma bolsa de fluidos) começa a vibrar.
A seguir, a parte da membrana basal da cóclea passa a vibração ao nervo auditivo através do órgão de Corti. Este órgão é um grupo de células denominadas ciliadas. As células ciliadas internas do órgão de Corti são células sensoriais especializadas que transmitem informações sobre sons através do sistema nervoso para o cérebro e transformam as vibrações em sinais neurais elétricos. 

Atrás do vestíbulo, há três semicirculares, canais ósseos dentro da orelha interna. Curiosamente, cada canal faz um ângulo de 90 graus com o outro canal. Dentro de cada canal semicircular estão os ductos semicirculares do labirinto membranoso. 

Como pode observar, o nervo auditivo não é a única parte da orelha que nos auxilia a ouvir. O processo auditivo nos permite ouvir, diferenciar sons de alta e baixa frequência, determinar o volume do som e a direção de onde o som está vindo. 

Danos no nervo auditivo

Se o seu nervo auditivo for lesionado, poderá sofrer graves consequências, incluindo a perda auditiva permanente. O termo "perda auditiva neural" refere-se à perda auditiva provocada por uma lesão no nervo auditivo e tanto a doença quanto os problemas de saúdes podem causar isto. 
Para se precaver contra a perda auditiva devido às doenças, a chave está na identificação precoce. Felizmente, sua audição pode provavelmente ser restaurada – completamente ou parcialmente – dependendo do grau da lesão no nervo. 

Como os médicos diagnosticam a disfunção do nervo auditivo?

Se tiver sofrido de perda auditiva, é crucial que seus ouvidos sejam examinados por um profissional de saúde auditiva. Embora a perda auditiva possa ter múltiplas causas, seu médico pode fazer alguns testes para verificar se a lesão do nervo auditivo é a raiz dos seus sintomas. 
A neuropatia auditiva (NA) ou o transtorno do espectro da neuropatia (ANSD) descrevem uma doença que consiste em um grupo claro de irregularidades auditivas. O seu diagnóstico pode ser neuropatia auditiva se tiver um funcionamento normal da cóclea, mas não tiver uma resposta do sistema cerebral auditivo. Este é normalmente o caso quando a orelha interna detecta som com sucesso, mas tem dificuldade em enviar o som da orelha para o cérebro. Para diagnosticar essa doença, os médicos geralmente encontram um nervo vestibulococlear anormalmente funcional com células ciliadas externas normalmente funcionais. 
A NA pode afetar pessoas de todas as idades. Embora seja desconhecido quantas pessoas são afetadas com essa doença, especialistas acreditam que ela tem desempenha um papel importante em muitos casos de surdez e deficiência auditiva.  

O nervo vestibulococlear, ou o oitavo nervo craniano, é composto pelo nervo vestibular e pelo nervo coclear. Além da perda auditiva, pessoas que sofrem de neuropatia auditiva também podem demonstrar neuropatia vestibular.

O que causa a neuropatia auditiva?

Diversos fatores podem causar a neuropatia auditiva. Uma destas causas é a lesão das células ciliadas internas. Outra possível causa é a lesão dos neurônios auditivos que transmitem a informação sonora até o cérebro. Outros fatores contribuintes podem ser mutações genéticas ou danos ao sistema auditivo. 

Por fim, algumas pessoas com neuropatia auditiva têm doenças neurológicas que causam problemas fora do sistema auditivo. Exemplos de tais doenças são a doença de Charcot-Marie-Tooth e a ataxia de Friedreich.
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.