Neste artigo

O que é cera de ouvido?

Primeiro, é importante reconhecer que a cera de ouvido (cerúmen) é uma substância natural que desempenha funções essenciais dentro do canal auditivo. A cera de ouvido é um limpador natural e faz parte do mecanismo de autolimpeza da orelha. Uma de suas funções é coletar células mortas da pele, sujeira e pelos conforme se movem para fora do interior do canal auditivo. O cerúmen também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas contra infecções no ouvido. Como você pode ver, a quantidade certa de cera de ouvido é muito benéfica, enquanto não ter o suficiente dela pode deixá-lo com coceira e desconforto nas orelhas. 

Por que tenho excesso de cera de ouvido?

Muita coisa boa pode realmente ser problemática às vezes, especialmente quando se trata de cera de ouvido. Cerúmen em excesso pode criar acúmulo de cera no canal auditivo, causando infecções, dor nas orelhas e perda auditiva. Diversos fatores explicam porque algumas pessoas estão mais suscetíveis a produzir cera de ouvido em excesso. Por exemplo, quando o cerúmen acumula muita sujeira e fragmentos ou permanece no canal auditivo por um tempo prolongado, ele pode ficar seco e duro, fazendo com que seja mais provável a formação de um bloqueio.

Além disso, o eczema e a pele seca e descamada também podem contribuir, resultando em cera dura. Muitos outros problemas de saúde também podem aumentar a probabilidade de desenvolver uma impactação. Por fim, algumas pessoas têm problemas ao longo da vida com o excesso de cera pois seus corpos são suscetíveis a produzir cera seca sem nenhuma razão aparente. 

Qual é a melhor maneira de remover a cera de ouvido persistente em casa?

Você pode buscar a ajuda de um profissional de saúde para remover com segurança o acúmulo do seu canal auditivo. Em alternativa, pode tentar uma abordagem DIY (faça você mesmo) e experimentar remédios caseiros eficazes. Mas antes de fornecermos as etapas a ser seguidas para a remoção segura da cera persistente em casa, vamos nos certificar de que você está esclarecido sobre o que nunca deve fazer. 

Você NUNCA deve colocar um Q-tip dentro do ouvido ou usar um cotonete para ajudar a remover a cera. Colocar qualquer objeto dentro do canal auditivo é uma má ideia, já que pode empurrar a cera ainda mais fundo, causar uma ruptura do tímpano ou uma infecção de ouvido

Em vez disso, eis um método de remoção de cera de ouvido e as etapas a serem seguidas para remover o acúmulo com segurança. 

Etapa 1

Molhe uma bola de algodão com algumas gotas de água normal e morna, soro fisiológico ou água oxigenada. 

Etapa 2

Pingue algumas gotas do líquido na orelha. Certifique-se de que mantém a cabeça inclinada para que a orelha afetada esteja para cima. 

Etapa 3

Mantenha a cabeça na posição inclinada por aproximadamente 60 segundos para permitir que a gravidade atue e puxe o fluido para baixo, alcançando a cera. 

Etapa 4

Após 60 segundos, incline a cabeça para o outro lado, com a orelha afetada para baixo e deixe a mistura de fluido e cera escorrer. 

Dicas adicionais

Você pode usar uma seringa de borracha para limpar seus ouvidos, se preferir, mas apenas se o seu tímpano estiver intacto. Deixar cair água na orelha média é perigoso pois pode causar uma infecção grave no ouvido.

Se tiver somente uma pequena impactação de cera, gotas otológicas sem prescrição também podem ser úteis. Em geral, há dois tipos de gotas otológicas: à base de água e à base de óleo. As gotas otológicas à base de água geralmente contêm água oxigenada ou ácido acético. Por outro lado, as gotas otológicas à base de óleo tendem a funcionar lubrificando e amolecendo a cera de ouvido. 

Veja como usar gotas para limpar as orelhas:

Etapa 1

Deite-se de lado com a orelha afetada para cima. 

Etapa 2 

Pingue algumas gotas do limpador de orelha de acordo com as orientações.  

Etapa 3 

Deixe que as gotas ajam por aproximadamente cinco minutos.

Após cinco minutos, sente-se para que o líquido saia da orelha junto com a cera. Use um tecido para limpar a mistura. 

E quanto ao excesso de cera de ouvido e a perda auditiva?

Se você sofre de perda auditiva e usa aparelhos auditivos para ampliar sua audição, saiba que os aparelhos auditivos bloqueiam o padrão natural de migração do cerúmen. Além disso, os aparelhos auditivos podem estimular certas glândulas a secretarem mais da substância1.

Os aparelhos auditivos podem ser particularmente problemáticos pois retêm cera de ouvido nas ventilações e nos receptores2. Se você usa aparelhos auditivos e de repente notar uma queda na capacidade de ouvir com o seu dispositivo, faça uma avaliação e verificação de acúmulo de cera em seus aparelhos auditivos.

Qual é a conclusão?

Remover a cera persistente em casa não é uma tarefa exageradamente complicada. No entanto, cada pessoa é diferente e você deve ter a certeza de que seus tímpanos não estejam prejudicados. Novamente, colocar qualquer líquido (azeite, óleo mineral, gotas otológicas, água etc) na orelha média é extremamente perigoso e pode causar uma infecção. 

Se tentar retirar o acúmulo e não conseguir, talvez seja melhor procurar ajuda profissional. Os profissionais de saúde usam métodos semelhantes aos remédios caseiros, exceto pelo fato de terem melhores ferramentas e experiência. Um dispositivo em particular que os médicos normalmente usam é uma cureta fina em formato de colher que cabe dentro do canal auditivo. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.

Referências

  1. Vinaya Manchaiah, Jonathan Arthur, Huw Williams. Does Hearing Aid Use Increase the Likelihood of Cerumen Impaction? Journal of Audiology & Otology 2015;19(3):168-171.
  2. Kyle Kirkland, Jordan Glicksman. Hearing Aid Wax Guards: Why You Want Them and How They Work. WebMD. 2021