Neste artigo

O que causa espinhas na orelha?

Várias condições diferentes podem contribuir para o desenvolvimento de espinhas na orelha. Um exemplo é o acúmulo de bactérias na superfície do seu ouvido. Um folículo piloso inflamado ou uma glândula sebácea excessivamente ativa podem criar um ambiente que favorece a formação de acne. O desequilíbrio hormonal, a falta de higiene adequada, os medicamentos, tais como anticoncepcionais, imunossupressores e esteroides, também são possíveis fatores causais. As espinhas na orelha não são, em essência, diferentes dos outros tipos de acne que você pode ter em outras partes do corpo.

Independentemente de o problema ser causado por folículo piloso, glândula sebácea ou problemas hormonais, quando fragmentos, sujeira ou células epidérmicas mortas se acumulam, as bactérias (por exemplo, Staphylococcus aureus) podem rapidamente começar a se desenvolver e gerar um ou mais inchaços cheios de pus. Em resposta ao crescimento bacteriano, o corpo tenta lidar com o ataque desencadeando uma resposta imunológica, criando uma inflamação. 

Quais são os tipos de espinha mais comuns?

O termo médico para espinha é "acne vulgaris". Existem muitos tipos diferentes de acne que podem aparecer em seu ouvido. Dependendo do tipo com o qual você está lidando, o tratamento também pode ser diferente. 


Comedões

Os comedões são uma das formas mais prevalentes de acne. Um comedão fechado também é conhecido como cravo branco. Um comedão aberto é chamado de cravo preto. 


Acne inflamatória

Se você tiver um cravo branco ou preto que não cicatriza, é possível que ele se torne uma acne inflamatória. A acne inflamatória, às vezes chamada de "espinha", normalmente é vermelha e sensível ao toque. 

Uma pápula é um tipo de acne inflamatória. Ela é uma mancha inflamada que parece um inchaço vermelho na pele. As pápulas ocasionalmente se formam no folículo piloso devido ao acúmulo de pele morta e óleo. Quando os poros ficam obstruídos com pus, sebo e fragmentos de células, as pápulas muitas vezes se desenvolvem e viram manchas salientes da pele (pústulas). 


Acne cística

Se as suas espinhas não cicatrizarem e continuarem a piorar, elas podem virar um nódulo maior e cada vez mais macio. Essas manchas grandes, profundas e dolorosas são chamadas de acne nodulocística.

A acne cística é o tipo mais grave de acne e inclui nódulos macios cheios de líquido sob a superfície da pele, muitas vezes deixando uma cicatriz. 

É uma boa ideia estourar a espinha no meu ouvido?

Embora as opiniões possam variar, em geral, a maioria dos especialistas concorda que nunca é uma boa ideia colocar nada – inclusive seus dedos – no canal auditivo. Embora seja tentador pegar um cotonete na tentativa desesperada de estourar a espinha, fazer isso pode causar danos ao seu ouvido e romper o seu tímpano. 

Levando em consideração os espaços apertados dentro do seu canal auditivo, usar seus dedos para espremer o pus para fora também pode não funcionar. Em vez disso, você pode acabar prejudicando mais ao empurrar o pus mais fundo dentro do canal auditivo, causando inflamação e uma dor mais intensa. 

Com base nisso, recomendamos usar outros métodos, tais como remédios caseiros suaves para acelerar o processo de cicatrização. 

Quais são os melhores remédios caseiros para espinhas na orelha?

Em vez de estourar a espinha, leve em consideração um ou mais dos seguintes métodos. Mas antes de usar uma pomada ou um creme vendido sem prescrição médica em seu ouvido, certifique-se de testar o produto em uma pequena área da sua pele para descartar uma possível reação alérgica. 

Usar uma compressa quente

Uma das melhores formas de reduzir a inflamação dolorosa associada à espinha na orelha é usar uma compressa quente. Veja as etapas a seguir:
  1. Comece limpando a espinha com álcool. 
  2. Depois, molhe um pano com água quente.  
  3. Torça-o para retirar o excesso de água. 
  4. Dobre o pano no meio e coloque-o em cima da mancha. 
  5. Deixe a compressa por dez a quinze minutos. 
  6. Faça isso de três a quatro vezes por dia.

Usar peróxido de benzoíla

Muitos medicamentos antiacne contêm peróxido de benzoíla em várias concentrações. Ao usar um produto com tal princípio ativo, use a dose mais baixa para observar como sua pele reage. Esse composto tem o objetivo de ajudar a matar as bactérias na superfície da pele e romper os comedões.

Usar antibióticos tópicos

Caso decida consultar com um dermatologista, você pode receber uma prescrição para um antibiótico tópico. A eritromicina e a clindamicina são dois dos antibióticos mais utilizados. No entanto, tenha cuidado especial para não usar esses preparos em excesso, pois você pode acidentalmente criar uma resistência bacteriana. 

Explorar o óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é um dos óleos essenciais mais pesquisados para tratar a acne de forma eficaz. Graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, vale a pena experimentar o óleo de melaleuca, que deveria estar presente no armário de remédios naturais de todas as pessoas. Aplique uma ou duas gotas de óleo de melaleuca na acne do ouvido. Certifique-se de diluir com um óleo transportador (por exemplo, óleo de amêndoa doce).

Usar creme retinoide

Guarde esta opção para usar como último recurso. Graças às suas propriedades queratolíticas, o creme retinoide, ou vitamina A, ajuda a afinar a pele ao redor da espinha. Porém, os cremes retinoides podem ter efeitos colaterais graves e nem todas as pessoas toleram seu uso. Por exemplo, devido ao seu efeito de afinar a pele, você pode ficar mais sensível à luz solar e a sua pele pode começar a secar e escamar. Se a espinha estiver localizada em uma área do ouvido que é exposta ao sol (por exemplo, lóbulo da orelha), você precisará passar protetor solar. 

Se você não tolerar o creme retinoide, poderá usar um creme contendo ácido salicílico. 

Qual é a conclusão?

Sim, as espinhas na orelha podem ser dolorosas e pode ser tentador estourá-las. Mas, apesar da tentação, é melhor resistir e não estourá-las. Em vez disso, recomendamos usar métodos mais seguros, como a aplicação de compressa quente para diminuir a inflamação e acelerar a cicatrização. Você também pode experimentar pomadas e cremes tópicos vendidos sem prescrição médica. Se nenhum desses métodos funcionar, seu profissional de saúde pode resolver o problema removendo a imperfeição. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.