Neste artigo

O que é cera de ouvido?

De forma simplificada, a cera de ouvido (cerúmen) é a substância laranja ou amarela no nosso canal auditivo. Cientificamente, ela resulta das secreções das glândulas sebáceas e ceruminosas combinadas com epitélio escamoso. A substância desagradável cumpre funções essenciais, incluindo a formação de uma camada protetora por conter propriedades antibacterianas e lubrificar o canal auditivo. Em suma, a cera de ouvido é o veículo que a orelha usa para se limpar sozinha, retendo sujeira e outros fragmentos. 

O que é lavagem de ouvido?

A lavagem de ouvido não é um novo método de remover cerúmen; pelo contrário, é um método de remoção de cera que perdeu a sua popularidade há algum tempo. As pessoas realizavam essa técnica antiquada com a ajuda de uma seringa de metal que jorrava água no canal auditivo. "Por que jorrar água na orelha?", você se pergunta. Porque a ideia da lavagem era usar a corrente de água para desalojar a certa retida. Atualmente, essas seringas pesadas e de metal não são mais utilizadas; em vez disso, os profissionais de saúde auditiva usam seringas de plástico. 

Mesmo quando essa técnica era muito mais popular, não era a primeira coisa que as pessoas faziam quando a cera de ouvido bloqueava o canal auditivo. Em vez disso, ficavam reservadas para os casos em que as gotas otológicas não ajudassem na remoção da cera acumulada. 

Gradualmente, o método ultrapassado foi substituído pela irrigação dos ouvidos, que utiliza um irrigador de orelha para remover a cera. 

Como é feita a lavagem de ouvido?

Embora, no passado, uma enfermeira ou um médico realizassem a lavagem de ouvido, atualmente, este não é mais o caso. As pessoas podem facilmente aplicar sozinhas tal método de lavagem de ouvido. O que você precisa fazer é adquirir um kit de lavagem de ouvido. Estes kits são únicos pois contêm uma seringa de plástico do tipo cônico ou bulbo especificamente criada para esguichar água em ângulos diferentes. 

O motivo pelo qual é importante borrifar a corrente de água em ângulos é para evitar lesões no tímpano. O objetivo do método é jorrar água para trás do canal auditivo, atrás da cera e expelir esta cera para fora do ouvido. A lavagem de ouvido não dura muito tempo: leva 15 a 30 minutos em média. Os três fatores que podem prolongar o tempo necessário para limpar sua orelha corretamente usando este método são: 
  • uma grande quantidade de cera de ouvido
  • a cera está muito funda no canal auditivo
  • as duas orelhas precisam ser limpas
Muitas pessoas não sabem, mas antes de se precipitar e começar a lavagem, é bom preparar o ouvido para a limpeza. Como se prepara os ouvidos? Deve-se amolecer a cera com gotas otológicas ou óleo alguns dias antes.  

Assim que estiver pronto para começar, certifique-se de que está sentado direito e com a cabeça inclinada de forma que sua orelha afetada esteja para cima. Fazer isto ajuda a água a se deslocar quando você borrifar no canal auditivo. À medida que a água retorna, segure uma bacia por baixo da orelha para pegar a cera expelida. 

Quais são os benefícios da lavagem de ouvido?

Se fizer do jeito certo, é muito provável que fique satisfeito com os resultados, pois o método é eficaz na remoção de cera – contanto que sua orelha não esteja completamente bloqueada. A aquisição do kit também é relativamente fácil e barata. A outra vantagem é que você pode fazer a lavagem do ouvido sozinho, economizando tempo e dinheiro ao invés de procurar um médico para isso. 

Quais são os riscos do método de remoção de cera?

Embora o método seja razoavelmente simples, você deve estar ciente de algumas coisas. Primeiro, se você tiver tímpano perfurado, fenda palatal, objeto dentro do canal auditivo ou cavidade mastóidea, não deve fazer lavagem de ouvido. Além disso, se teve uma infecção na orelha média ou na orelha externa nas últimas seis semanas, não deve limpar a orelha usando tal método. 

Mesmo que atualmente não tenha o tímpano perfurado, mas seu tímpano for fraco, deve buscar outro método. Do mesmo modo, se teve uma perfuração nos últimos 12 meses e seus tímpanos acabaram de cicatrizar, também não deve prosseguir. Por fim, a lavagem de ouvido não é o método adequado de remoção de cera para quem realizou uma cirurgia na orelha nos últimos 18 meses. 

Se costuma usar gotas otológicas para amolecer a cera, leve em consideração que elas geralmente expandem a cera e pioram alguns dos sintomas. Raramente, essas gotas podem até causar irritação e infecção no canal auditivo. 

Quais são os efeitos colaterais mais comuns da lavagem de ouvido?

Assim como qualquer outro método, é possível haver efeitos colaterais e complicações. Tal complicação é quando a cera é empurrada mais para dentro do canal auditivo e fica congestionada. Outro problema que pode ocorrer é o tímpano ou o canal auditivo sofrer lesões ou traumatismos devido à corrente de água. Algumas pessoas sofrem de perda auditiva temporária ou permanente e zumbido (tinido nos ouvidos) após a lavagem. Fraquezas e tonturas são muito raras; geralmente acontecem quando a água está muito quente ou muito fria (por ex., não está na temperatura ambiente) e não duram muito tempo. 

A otite externa (infecção na orelha externa) é outra complicação possível e normalmente afeta as pessoas com um histórico de infecções de ouvido. A mastoidite (infecção do osso pneumático ao redor da orelha) é outro efeito colateral raro. 

Como usar seringas de ouvido com segurança?

Veja nossas dicas para realizar esse método de remoção de cerúmen com segurança e diminuir as possíveis complicações:
  • Faça exame nos ouvidos
  • Use água esterilizada ou salina em vez de água da torneira para reduzir o risco de possíveis infecções.

Qual é a conclusão? 

A lavagem de ouvido não é nem de longe a única forma de remover o excesso de cera do canal auditivo. Apesar de tal método ser eficaz, ele traz uma lista de possíveis efeitos colaterais e complicações. Portanto, é melhor realizar um exame de ouvido com um profissional de saúde auditiva e obter uma avaliação profissional do problema. 
As informações contidas neste artigo se destinam somente para fins educacionais e informativos. Você não deverá usar as informações como alternativa ou substituto ao conselho médico profissional. Em caso de dúvidas sobre a sua saúde, sempre consulte um médico ou outro profissional de saúde auditiva.